Fundos Imobiliários

Postei minha carteira um pouco mais acima…

1 curtida

Dá uma olhada no histórico de rendimentos…
Em abr/20 caiu muito porque não teve quase nada de ganho de capital.

Acho legal ter novidades na “indústria” de FIIs, mas esse não me vejo investindo… por enquanto pelo menos.
Pouca previsibilidade de rendimentos e pode ficar com o DY baixo se o mercado ficar um bom tempo “de lado” ou em queda.

1 curtida

Acho desonesto cobrarem performance sobre CDI para lidar com FIIs de papel e ações

Também não gosto. Estou vendo o relatório gerencial e é um fii que está variando muito no valor patrimonial. Não dá para saber o preço médio das cotas adquiridas e tem muitas ações que eu não arriscaria. Se tivesse o preço médio de compra deles valeria a pena aportar. Sem isso, o risco é muito grande. Obrigado pelas respostas @resonance e @ravenx.

1 curtida

Alguém vai participar da oferta pública do BCIA11? Pelo que andei lendo o rateio vai ser linear.

Estava olhando alguns relatórios gerenciais do BCIA11 e avaliando as posições atuais do fundo, pode-se notar que o BRCO11 se foi comprado na oferta pública o fii deve ter pago no máximo 115, estando com lucro em relação a cota de hoje, o BRCR11 faz tempo que o fundo está com ele e deve ter um preço médio bom, XPLG11 o fii comprou na oferta pública a 113,08 e a cota está atualmente a 126,87, o HGRU11 o fii comprou na oferta pública de outubro de 2019 a 107,03 e aumentou um pouco a posição, possivelmente, nesta nova subscrição e deve estar com um preço médio menor que o valor da cota atualmente, KNIP11 parece que o fii tem a bastante tempo. Caso o fii não faça movimentações grandes nestes principais fiis, parece que o fundo tem bastante ganho de capital a distribuir se vender essas posições.

1 curtida

@ravenx, @templar, @aafm e @rolissosls muito obrigado pelos ótimos comentários!

de fato cometi alguns erros de digitação rs… então abaixo vão algumas correções na minha carteira planejada, e também alguns comentários a respeito de fundos sugeridos pelos colegas, e meus critérios para não investir nos mesmos. Agradeço os colegas para réplicas, caso minhas análises estejam muito desconectadas, visto que sou iniciante.

também imagino que possam ser fundos demais para acompanhar… 16 fundos… inicialmente havia pensando de 8-10 mas talvez seja melhor iniciar com mais enquanto vou aprendendo?

fundos de logística: ~ 25% carteira

1. XPLG11 (8%), DY esperado 5-6%
  2. VILG11 (8%), DY esperado 5-6%
  3. LVBI11 (4%), DY esperado 5-6%
  4. BTLG11 (4%), DY esperado 5-6%

HGLG11 - estudei este fundo, mas não gostei da concentração de 50% em dois ativos, Volskwagen e Americanas, sendo que um deles é uma indústria que penso só tender a cair em longo prazo (automobilistica). Dos quatro fundos que pensei em compor minha carteira e citei acima apenas o BTLG11 possui posição concentrada de mais de 30% em uma única empresa, mas esta empresa é a BRF, que acredito ser perene e em indústria também perene.

HGRU11 - parece ser bom fundo, porém é muito concentrado em educação e este é um setor que já invisto muito em ações (YDUQ3, COGN3, SEER3). Além disso creio que em longo prazo é um setor de risco significativo, devido ao futuro EaD.

Corporativo (incluindo híbridos) ~ 15% da carteira
5) KNRI11 - 5%, DY esperado 5-6%
6) JSRE11 - 5%, DY esperado 5-6%
7) BRCR11 - 5%, DY esperado 5-6%

RECT11 - olhei este fundo, porém me parece que a Vivo representa quase 30% do mesmo e com contratos a vencer em 2021, parece-me um ótimo fundo mas talvez de risco bem elevado visto que contratos vencem logo (?).

RBRP11 - acredito que seja necessário ser um investidor qualificado para comprar este fundo.

Fundos de papel ~ 35% carteira

1. RBRR11 - 10%, DY esperado 6-7%
  2. KNCR11 - 8%, DY esperado 5-6%
  3. UBSR11 - 7%, DY esperado 7-8%
  4. IRDM11 - 5%, DY esperado 7-8%
  5. HCTR11 - 3%, DY esperado 8-9%
  6. HABT11 - 3%, DY esperado 8-9%

Fundos de fundos ~ 25% carteira
14) RVBI11 8%, DY esperado 5-6%
15) CPFF11 8%, DY esperado 5-6%
16) HGFF11 8%, DY esperado 5-6%

obrigado mais uma vez!

4 curtidas

não precisa não…

RECT11 - olhei este fundo, porém me parece que a Vivo representa quase 30% do mesmo e com contratos a vencer em 2021, parece-me um ótimo fundo mas talvez de risco bem elevado visto que contratos vencem logo (?)

concordo… é um fundo pra investir sabendo e concordando com esse risco…

não conheço o JSRE11, nunca analisei… dos demais, só não gosto muito do BRCR11 e do BTLG11 por causa de alguns problemas do passado…

E o KNCR11 só vale a pena se você acha que a selic vai subir… hoje a carteira dele é 84% cdi com uma taxa média de + 1,52%

Se você tem dúvida se vai conseguir acompanhar todos esses, comece pouco a pouco indo adicionando fundos e lendo os relatórios e veja qual o seu limite… com o tempo você vai acabar conhecendo melhor os fundos e acabando gastanto menos tempo lendo os relatórios…

e você que é iniciante, aconselho o livro abaixo…é bem completo, queria ter lido uns anos antes…

.

2 curtidas

Maior % da renda vem dos supermercados:
https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=110698

É pra investidor geral.

2 curtidas

Complementando os comentários acima, o hglg acabou de sair de uma emissão, se o problema for concentração deve ser diluído agora. Além disso, a Volkswagen muito dificilmente vai deixar de existir, ainda mais no Brasil, onde o transporte público não é muito eficiente. Não tenho hglg porque é um fii Premium que paga baixo rendimento, prefiro alguns um pouco mais arriscados também de logística.

4 curtidas

Vou dar um pitaco sobre fiis e quem pretende entrar visando uma renda passiva.

O mais importante em fii acredito ser o gestor, gestão faz diferença em muitos momentos, gestão e tudo!!!

Btlg, bcff, brcr nenhum desses vai pra frente (opinião pessoal) podem falar e argumentar qualquer coisa, se pegar brcr e olhar o histórico, o cotista tá perdendo grana (cotação cai, gestão faz movimentos ruins) btg não consegue administrar imóveis, é um grande banco que sabe ganhar dinheiro mas não faz uma gestão em fiis decente! Sei que rendimento passado não garante nada no futuro mas me sinto mais seguro pegando hglg a 180 do que btlg a 100 (não pego hglg a 180 pois acredito que o preço seja importante é espero alguns momentos para comprar) fii e pra dar segurança e tranquilidade, ganho de patrimônio e quebrar a cabeça vou para ações. Olhem o histórico de cotação do hgre e do brcr

Trx só fez cagada no passado, não tem perigo de dormir o mínimo tranquilo com cotas de um fundo deles, então nem olho tbm… se por acaso eles fizerem um trabalho descente aí sim espero uma oportunidade, sempre tem.

Fiis de cri (tem que pegar fiis pulverizados e saber que a gestão vai ter que acompanhar, cpf não consegue acompanhar o risco diário de um cri então devemos confiar que a gestão vai fazer a diferença)

Por isso não consigo ver oportunidades em muitos fiis que a galera gosta, fii e algo tranquilo é o fácil que a gente complica de mais procurando a oportunidade única.

Vrta tem uma estimativa de queda nos rendimentos até janeiro, mas é um ótimo fundo que quem compra agora pode dormir tranquilo e saber que em janeiro as coisas tendem a melhorar

6 curtidas

Concordo. BTG na administração é um risco grande e tem que se levar em consideração. BRCR11 é um exemplo de péssima gestão.

obrigado mais uma vez aos colegas pelas informações. Conseguiram me convencer em relação ao RBRP11. Sigo montando minha carteira, e as informações que aqui obtive estão sendo muito úteis. Obrigado! Pretendo investir em 1 ou 2 fundos do BTG, mas ficarei com um pé e meio atrás, após feedback de vocês.

Duas perguntas:

1. o que acham da Rio Bravo? Vale a pena ter um fundo da mesma na carteira?

2. qual seria a recomendação de vocês em termos de Fundo de Fundos? Em minhas análises cheguei no CPFF e no RVBI, mas estes são dois fundos bem novos. Pensei em trocar um deles por um Fundo de Fundos mais “consagrado”, seria este o HFOF? Noto que o preço deste fundo bem caindo, talvez seja um bom ponto de entrada.

Logístico
XPLG
VILG
LVBI
BTLG

Corporativo/Híbrido
BRCR11
JSRE11
RBRP11

Papeis
HABT11
HCTR11
IRDM11
RBRR11
UBSR11

Fundo de Fundos
CPFF11
RVBI11

2 curtidas

No corporativo, eu tiraria o BRCR e iria de HGRE, que está com um preço interessante e é gerida pela Credit Suisse (acho que é considerada a melhor gestora de fiis).

Nos FoF’s eu gosto bastante de MGFF e RBRF (tem bastante live desses gestores na internet).

Sobre a Rio Bravo, estou com um pouco de pé atrás por conta de SDIL. Ocorreram alguns problemas na alocação da última captação, mas sigo acompanhando para ver o desenrolar. Mas no geral ainda gosto da gestora.

1 curtida

Rio bravo andou dando umas vaciladas em vários fiis sdil (demoraram pra alocar) rbva(compraram imóveis bem caros) e o rbff (tinham acabado uma subscrição estavam com a grana na época das quedas e não compraram nada) achava a gestora promissora mas tenho pé atrás com ela nessa parte de logística os que eu gosto são hglg, vilg, xplg e tenho gostado do andar do lvbi mas tenho receio por ele ter Cris tbm (a gestão tem que acompanhar)

2 curtidas

Já foi boa.
Hoje só ouço comentários negativos.

1 curtida

Ninguém comentou sobre a queda recente de RBVA? Com a informação de não renovação do Santander a cota caiu bastante, não acham que chegou em um patamar interessante? A gestão terá mais de 2 anos para achar novos inquilinos e as agências parecem bem localizadas. De certo que os aluguéis devem cair um pouco, mas a queda não deu uma margem para continuar atrativo?

1 curtida

Como vc avalia a gestão da VISC, XP e Credit Suisse comparando-as

Na minha opinião ainda não…

Da uma olhada em FIIB e XPIN também.