Fundos Imobiliários

Pessoal, não invisto e nem nunca investi no MFII11, embora já houvesse dado uma olhada no fundo.

O grande problema que sempre existiu nele (que faz com que “pareça” uma pirâmide financeira, como disse a CVM) é que a distribuição de rendimentos aos acionistas derivavam quase que exclusivamente das taxas de ingresso pagas por ingressantes.

Isso não é sustentável a longo prazo e no final alguém pagaria essa conta, mas o grande problema é que não existe nenhuma vedação nas normas da CVM, até onde sei. Devem criar algo nesse sentido agora.

O diferencial que vejo com relação à renda mensal garantida é que esta é paga por terceiros, e não pelos adquirentes do fundo, o que excluiria a semelhança com o esquema de pirâmide.

De qualquer forma, a gestão do fundo ficava no limiar entre o inovador e o temerário (mais para este do que para aquele), em especial porque as demonstrações financeiras eram obscuras e nunca davam um retrato real das operações do fundo. Injusto, porém, os cotistas pagarem o pato, ainda que tenham errado na escolha.

Fica aqui a lição do Warren Buffet (em tradução livre): nunca invista em algo que você não entende

2 curtidas

Na plataforma temos o grafico com o histórico do lucro liquido + dividendos distribuídos.
Exemplo TAEE11

Screenshot_20180721-195431_1

2 curtidas

Sim, legal esse grafico e ja tinha visto mas ele é anual ou trimestral no maximo. Queria algo mensal se fosse possivel claro.

@ugozanchi, os resultados das empresas são divulgados trimestralmente. Não tem como fazer acompanhamento mês a mês. Quanto aos dividendos/jcp, são raríssimas as empresas que os pagam mensalmente. A única que eu conheço é o Itaú (ITUB4/3).
Obs.: Peço desculpas por meter o bedelho em conversa alheia :sweat_smile:

Que isso, pode meter o bedelho, tranquilo.

Os resultados saem trimestralmente de fato, mas nao queria saber os resultados e sim os proventos (se der para separar em cores distindas, Dividendo e JCP, melhor ainda).

Sei que tem o dividendosbr que divulga isso, e essa informacao tem na propria bovespa tb, se for entrar nos relatorios / informes tudo e possivel conseguir com algum tempo de busca.

Agora queria uma coisa mais pratica q fosse possivel acessar de forma mais automatica, assim como o pense rico faz com diversas outras informacoes (afinal tudo q e divulgado aqui nao e sigiloso, foi retirado de algum lugar publico, mas convenhamos que encontrar as informacoes de todas as empresas em um so lugar e de forma padronizada é MUITO melhor )

Enfim eu importei as informacoes da base do fundamentus que disponibiliza isso e fiz meu proprio grafico “automatizado” , so mudar o ticker e ele puxa as informacoes do novo ticker do fundamentus e assim gera o grafico automatico.

Com isso fica facil ver (e rapido) que meses normalmente as acoes pagam seus proventos (nao sao todas as empresas que tem essa peridiocidade tao evidente assim) , coloquei BBSE obviamente pq é um caso que evidencia o que eu quero.

Com esse grafico rapidamente vc percebe que ela paga sempre (pelo menos no passado tem sido assim) em fevereiro e agosto.
E que a distribuicao é razoavelmente homogena. Ou seja nao tem de pagar 80% dos proventos em um mes, e 10% em outro e mais 10% em um terceiro mes.

Para montar uma carteira que te paga rendimento mensal (distribuindo em varias acoes que pagam seus proventos distribuidos pelo ano) ajudaria muito.

Obviamente que vc nao vai escolher uma acao so pq ela paga ou nao paga provento em determinado mes, mas é mais uma informacao que eu gostaria de ter pelo menos.

2 curtidas

Mensalmente não tem como. Pegamos os dados dos balanços trimestrais e anuais, então só temos os valores distribuídos no trimestre em nosso sistema.

2 curtidas

@cadu, uma sugestão (sem querer abusar, mas já abusando): na planilha de FIIs uma informação que seria interessante e facilitaria bastante o início do processo de decisão seria colocar um campo na com a taxa de vacância nos fundos de tijolos.

2 curtidas

2 curtidas

Só este item D que eles continuam insistindo no erro. Não existe uma regra determinando que uma taxa de ingresso não possa passar de um valor X. Eles simplesmente estão pedindo que pratiquem uma média do mercado. Eu acho isso um absurdo. A CVM agora pode criar regras do nada sobre o que não acha compatível com o mercado, e impor isso pras empresas?

5 curtidas

Concordo contigo Cadu é a CVM colocando a carroça na frente dos cavalos ai quebra tudo.

Cadu, vou dar uma opinião um pouco divergente. O item D acaba refletindo no item A, isto é, supondo que estejam usando a taxa de ingresso para fazer caixa e o caixa para distribuir resultado. Isso não tem como dar certo.
Até concordo que a CVM não deveria interferir na taxa de ingresso, mas me parece que eles estão usando esta exigência para forçar o fundo a distribuir resultados pelo resultado real. Certo, errado, ético, moral? Sei lá. Mas me parece que estão buscando garantir a solidez do mercado.
Eu também acho que sem o item D a comunicação teria ficado melhor. Mas vejo a relação.

2 curtidas

Amortização de MFII11:

https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=29935

Estava mais pessimista, mas com essa amortização a coisa começou a melhorar

1 curtida

Mudando um pouco de assunto, estava estudando um pouco a GRLV11, e houve uma assembleia com seguinte aprovação:

“a aprovação da possibilidade de aquisição pelo Fundo de determinados ativos financeiros e valores
mobiliários emitidos pela Administradora ou pessoas a ela ligadas, ou por fundos de investimento geridos
e/ou administrados pela Administradora ou pessoas a ela ligadas, nos termos do artigo 34 c/c artigo 20,
§§1º e 2º, da Instrução CVM nº 472/2008, nos termos abaixo:
a. cotas de fundos de renda fixa geridos e/ou administrados pela Administradora ou pessoas a ela
ligadas, respeitado o limite máximo e total de 20% (vinte por cento) do patrimônio líquido do Fundo.”

Achei um movimento um pouco suspeito, por conter fundos “administrados pela administradora ou pessoas a ela ligadas” somente. O que você acha, Cadu?

1 curtida

Este tipo de movimento sempre gera suspeita mesmo, pois pode acabar em conflito de interesses. Mas cabe analisar cada caso isoladamente. O diferencial aqui é a gestao do CS, que é muito boa. Então a princípio isso pode ser interessante pro fundo, que tem pouca diversificação. Cabe lembrar que recentemente reduziram a taxa de gestão dele, melhorando a rentabilidade. Até agora a CS tem dado bons sinais de gestão, e entregando bons resultados, por isso daria um voto de confiança.

1 curtida

@cadu ! Bom dia!

Já tem aquela planilha de FIIs atualizada? Abraço

2 curtidas

Na quarta feira agendei para atualizar.

3 curtidas

Cadu, boa tarde!
E você está comprando algum Fii?
Como está o seu percentual Ações, FII`s e Reserva?

1 curtida

Boa tarde, Cadu que vc me diz de mbrf11, sptw11,aefi11 e Xpcm? Qual em sua opinião representa maior risco ?
Muito obrigado .

1 curtida

Estou comprando FFCI11, RNGO11 e GGRC11.
Estou com 2/3 da carteira em FIIs, e 1/3 em ações. O dinheiro p/ reservas está todo em OUJP11.

1 curtida