Fundos Imobiliários

Obrigado Cadu

1 curtida

JSRE11 disparando. Consegui comprar bastante abaixo de 100,00, e hoje, ao lado de BCFF11, são os dois maiores ativos com pesos disparados na minha carteira. JSRE chegou a subir 7% hj, batendo em 109,00! Pena que só vi agora.

1 curtida

Cadu,

se vc tivesse visto você teria vendido sua posição?
Você faz “trade” com fundos?

Obrigado, só tentando entender.

2 curtidas

Eu costumo aumentar e diminuir a posição. Neste caso específico, se tivesse visto uma forte alta, muito atípica p/ o ativo, eu teria vendido 1/3 da posição. E esperaria um recuo p/ recomprar este parcela vendida.
As vezes não recua e vai embora, como está sendo com ABCB4, mas continuo com uma boa posição comprada usufruindo dos ganhos.

3 curtidas

Bom dia, cadu o que acha do fundo OUJP11?

1 curtida

Não acompanho @shefinho

1 curtida

Oi Cadu e demais participantes,

Estou começando a montar uma carteira de FIIs. Tenho apenas BCFF11. Estou de olho em uma nova compra para o fim de janeiro. (Como farei aportes mensais, estou planejando comprar apenas uma por vez).
Quem acompanha ha mais tempo pode comentar, por favor, o que acham do preço das seguintes:
KNCR11
XPCM11
BBPO11
KNRI11
AEFI11

Vou investir cerca de 4mil reais. E farei uma única compra agora. Tenho que escolher apenas UM desses papéis.
Sugestões, comentários, indicaçoes?

abraço a todos

1 curtida

Dentro desta lista, eu pensaria em AEFI11.
Mas minha estratégia p/ 2018 está mais voltada p/ FIIs de papéis, que ainda apresentam algum desconto, e devem se beneficiar com melhores precificações no futuro, com a retomada da economia.

Vou fazer no decorrer da próxima semana uma tabela comparativa dos FIIs de papéis, e postar aqui uma análise sobre eles, p/ ver quais seriam os mais atrativos do pto de vista risco x retorno p/ se investir.

1 curtida

Para investidores iniciantes, começar investindo em abcp11 e mxrf11 é uma boa?

1 curtida

São sim, dois bons FIIs.
ABCP tem um dos maiores DY do setor, mas cabe lembrar que mesmo assim, comparado com a média de todos os FIIs, o setor de shopping possui um DY inferior, pois a pegada está mais em crescimento.
Já MXRF é um FII misto, tem praticamente de tudo nele. Em 2018 a rentabilidade não deve crescer, visto que teve alguns problemas com CRIs de sua carteira, mas o fundo vem fazendo bons investimentos em SPEs, que tendem a gerar um bom caixa próxima da entrega dos imóveis. Por conta disso, só lá p/ meados de 2019 que estes novos investimentos do fundo devem começar a gerar um bom rendimento.

1 curtida

Valeu obrigado pela ajuda. Tô iniciando agora os estudos em FII e são tantas opções que estou realmente me sentindo perdido rs sem saber por qual fundo começar rs valeu pelo apoio

1 curtida

hehe isso faz parte @montival
Eu que já invisto em FIIs desde 2009 estou com dificuldades p/ achar boas oportunidades de compra, imagina quem está começando agora.

O problema é que a bolsa está em alta faz um tempo, com isso novos investimentos tem de ser muito bem escolhidos, p/ te gerar bons frutos no LP. Mesmo quando os FIIs já tinham subindo muito, há poucos meses, atrás eu chamei atenção aqui no forum p/ alguns FIIs que ainda estavam com bons preços (XPCM, HTMX, BCFF, JSRE,…), mas agora todos eles também já subiram bem.

Já quando o mercado está um bom tempo em baixa fica fácil comprar, pois praticamente todos os FIIs estão baratos, aí é mais uma questão de escolher qual deles consegue se recuperar mais rápido.

Mas neste semana eu vou fazer um novo levantamento dos FIIs, p/ ver se acho alguma boa oportunidade ainda, e posto aqui os resultados.

4 curtidas

Legal, Cadu.

Eu estou começando no FIIS praticamente esse ano, estou conhecendo-os ainda. Ja vi horas e horas de videos no youtube , ou seja, tudo o que se fala e explica sobre eles.

Sobre FIIS X Ações, podemos dizer que a diferença crucial é o risco e volatilidade? Ou seja, os FIIS são uma empresa pagadora de dividendos com menos risco? Se pudesse falar um pouco dessa diferença entre FIIS X Açoes, e FIIS x empresas pagadoras de dividendos, agradeço.

Pelo que vejo e entendo o FIIS é gerador de renda, enquanto ações é mais para crescimento de patrimonio. Eu na verdade sempre gostei mais de ações que propiciam crescimento da carteira, do que aquelas pagadoras de dividendos, Hoje, por exemplo eu estaria mais “feliz” posicionado em WIZS, ABCB, EZTC, IRBR, do que em TIET, EGIE, etc…mas claro que o ideal seria ter uma carteira com um pouco de tudo isso, aproveitando os dois mundos e tendo papéis mais defensivos.

No FIIS o que me agrada é a possibilidade de ganhar um crescimento anual e mais o CDI no rendimetno, então penso que se um FIIS der ai ao menos ¨3% de rentabilidade em termos de preço do papel, mais a renda mensal perto do CDI já estaria muito bom(e sei qeu alguns vem dando e podem dar mais que esses 3%)

Em suma, eu vejo mais o FIIS como uma opção à renda fixa mais turbinada e com mais risco, é claro, ou seja, tirando parte do dinheiro em renda fixa e investindo em FIIS,para dar uma turbinada nos ganhos.

Algo do tipo ter uma Carteira com 50% em ações, 30% em FIIS e 20% em renda fixa…coisa do tipo.

Ah…é possível alguma especulação no FIIS? Digo, compra hoje, para ganhar uns 5% em dois tres meses, ganhando assim tambem os rendimentos, vender, partir para outro e tal…Por exemplo, não sei se conhece, no blog do Teztner tem uma coisa que vc assina la que é o radar do FIIS que todo dia é atualizado com os preços, P/VPA, etc…essa ferramenta poderia servir para algum tipo de especulação no FIIS, ou não seria o caso?(eu não conheço a ferramente, só li sobre, como disse, pesquisei tudo sobre FIIS em tudo o que é lugar, esse lance da especulação, vem da minha veia AT/robô…rsrsrs)

1 curtida

Com certeza irá ajudar muito

1 curtida

A ideia é esta mesma. FIIs tem menor volatilidade, e servem p/ diversificar melhor sua carteira. Eu estou já há alguns anos remanejando o capital entre FIIs x Ações x RF. Mas ano passado liquidei tudo de RF, e estou só com FIIs e Ações. Antes da Dilma cair, estava com quase 2/3 do patrimonio em FIIs. Ano passado fiquei meio a meio em FIIs e ações, e agora estou tendendo a diminuir aos poucos os dois, e ir investindo lá fora na Drive Wealth. Como é um ano de muita volatilidade, acho que vou montar a alocação com 60% FIIs, 30% Ações e 10% EUA. Acho uma boa composição, pois vc fica menos exposto a volatilidade, porém ainda consegue pegar uma boa alta em caso de disparada do IBOV com as eleições.

É possível especular com FIIs, assim como em ações. Como a volatilidade tende a ser menor, o risco tb é inferior. Conheço o blog do Tetzner, mas não participo e nem frequento.

Isso ái , Cadu.

Como falei , estou começando agora no FIIS. Já pensei em fazer algum curso, aquele da Infomoney, ou do próprio Clube FII(esse ultimo inclusive, é bem mais barato). Mas sinceramente, não sei se vale a pena, ações nunca fiz curso, mas aprendi através de alguns 8/10 livros que li, e muito no fóruns da vida, com pessoas eficientes no assunto, como o caso desse fórum. Hoje tenho um bom entendimento(nada perto do seu, com certeza), mas um bom entendimento. Já FIIS, to começando do zero mesmo.

Acha que vale a pena fazer esses cursos? Ou melhor enfiar a cara nos relatórios e mandar pau? Por exempolo, posso começar estudando esses FIIS do Express, paralelamente com um do mesmo ramo não dito por vocês, assim penso que chegarei a umas boas conclusões e entederei as questões, que acha?

Para eu começar os estudos, se puder , rapidamente falar aqui o que deve ser estudado em cada caso. Já vi que tem os lances do DY, Vacancia , P/VPa, etc…mas talvez vc tenha algo simples a acrescentar, como sempre.

Ah, em que plataforma vc acompanha os dados dos FIIs? Digo plataforma mesmo , como ttemos a Express para as ações. Sei que tem o próprio Clube FII, mas tem umas gratuitas tambem, acho que a FII . com. br, que me parece ser muito boa…Que me indica?

Falando nisso, vcs pensam em colocar FIIS na plataforma? Aliás, deviam cobrar pelo serviço…kkkk…sério mesmo, puta serviço de qualidade, merece ser pago. Já basta o ensinamento e tudo o mais que vc presta gratuitamente aqui no fórum.

Por último, dá uma dica ai, de como podemos fazer “trades especulativos” com os FIIS…rsrsrs…

Abs.

1 curtida

Não acho que vale a pena fazer cursos. Eu no começo fiz diversos p/ ações, e só serviu p/ jogar dinheiro fora. Aprendi muito mais no antigo forum do Infomoney, e em segundo plano, com alguns livros. No caso de uma indicação, eu nunca li, mas já me falaram bem do livro do nosso colega do ex-forum do infomoney, o CPF - https://www.amazon.com.br/Introdução-aos-Fundos-Investimento-Imobiliário-ebook/dp/B00JGZOLOG

Mas p/ quem já entende de fundamentos de ações, acredito que nem precise, pois o acompanhamento de FIIs é mais simples. Os relatórios e números são mais fáceis de se analisar, e tem menos variáveis afetando estes. Não uso nenhuma plataforma p/ acompanhar, somente uma planilha que a própria XP fornece deles (uma das poucas coisas boas que esta corretora oferece). E fora isso monitora as cotações na plataforma da investcharts.

No futuro vamos adicionar sim os FIis na plataforma, não nesta próxima versão que está vindo, mas na sequinte.

P/ especulação, vc nem precisa se esforçar muito. A dica seria a mesma p/ comprar bons ativos. Como os FIis tem uma liquidez menor, é comum quando um grande fundo entra, ou um investidor de maior porte, a cotação fazer uma alta muito forte. Uma dica talvez seria colocar OVs até cancelar com o preço bem acima do mercado. Um exemplo recente, que inclusive chamei a atenção aqui, foi JSRE11, que ficou um bom tempo na casa dos 96,00, onde comprei bastante, e do nada começou a subir, sendo um dia bateu em 109, com alta de 7% no pregão. Infelizmente só vi no final do dia, senão teria vendido uma parte, e recomprado a um preço inferior depois. Mas agora ja joguei uma OV com um preço alto nele.

2 curtidas

Como prometido ,segue uma análise dos FIIs do setor de recebíveis (papel).

P/ tal setor, um dos principais indicadores p/ saber se o FII está barato é o P/VP. Neste caso temos 4 FIIs abaixo do valor patrimonial: RNDP11, PLRI11, MXRF11, PORD11. O mais barato disparado é o RNDP, com um valor de 87,6% sobre o patrimonio, então vou começar olhando ele.

Olhando o DY, temos um bom valor nos últimos 12 meses, de 10,4%. Porém, olhando somente o último pagamento, e anualizando este valor, teríamos um DY de 6,7%. Fica evidente que o FII apresentou uma queda significava neste último mês. Resta saber agora se a queda foi algum evento pontual, ou se o FII está com algum problema maior impactando a rentabilidade, o que explicaria o seu maior desconto frente aos demais.

É um FII com prazo de duração determinado, ou seja, vai se encerrar daqui a alguns anos. Isso já tira muito da atratividade p/ quem quer investir a LP, por isso vou cortar da lista. Mas p/ quem quiser operar no CP, a este preço acredito que o FII ainda não esteja atrativo, por conta da queda no rendimento. Por sinal, esta queda se deve ao fato de seus CRIs serem atrelados ao CDI e a inflação. Se nos próximos meses a cotação cair p/ em torno de 850,00, aí já ficaria interessante.

Continua na sequência.

2 curtidas

PLRI11 é um FII que já conheço. Ele tem alguns riscos já conhecidos, como problemas de inadimplência em alguns de seus CRIs, e o fato das preferência no pagamento dos rendimentos p/ as cota seniors. Ou seja, as cotas subordinadas só recebem se sobrar pagamento depois das cotas seniors. Por conta destes riscos, não vejo uma entrada no ativo atrativa p/ LP, só se a cotação caísse mais. Some a isso que o FIi tb tem uma data de duração p/ terminar, embora não tenham decidido quando.

PORD é um irmão de PLRI, só que com uma peculiaridade, só paga proventos semestralmente. Por isso o valor pago do ultimo provento anualizado está tão elevado. Neste caso, esquece este indicador, o que vale é somente o DY dos ultimos 12 meses, que está em 9,1%. Está um pouco abaixo da média do setor, e o próximo provento só será em junho (o outro foi agora em dezembro). Com isso, pode ser que o FII sofra uma queda nos próximas meses, e se chegar próximo dos 92 seria uma boa oportunidade de compra.

Continua na sequência.

2 curtidas

MXRF11 é um bom FII, já tenho ele há alguns anos, ao preço médio de 8,29. Em 2018 a rentabilidade não deve crescer, visto que teve alguns problemas com CRIs de sua carteira, mas o fundo vem fazendo bons investimentos em SPEs, que tendem a gerar um bom caixa próxima da entrega dos imóveis. Por conta disso, só lá p/ meados de 2019 que estes novos investimentos do fundo devem começar a gerar um bom rendimento. P/ LP continuo achando um bom FII p/ se ter em uma carteira diversificada. P/ quem está de fora, esperaria p/ comprar se desse um recuo p/ a casa dos 9,25/9,35.

Olhando outros dois FIIs que estão praticamente no preço do seu valor patrimonial:

CPTS11 é outro bom FII, está com um bom rendimento anual. Porém, tem uma carteira de CRIs não muito diversificada, e apresenta alguns riscos neles, como CRIs da PDG e da Urbplan. Mas estes se encontram em valores menores, em torno de 5% do total. Está bem distribuído entre CDI e inflação. Se a cotação recuar p/ a casa dos 96, seria uma excelente compra.

KNCR11 seria o que temos mais próximo de renda fixa em FIIs. É bem atrelado ao CDI, e é um bom fundo, com uma boa gestão. Com a taxa selic se estabilizando a cotação deu um salto recentemente, já precificando uma melhora no resultado no médio prazo. Eu só pensaria em compra na casa dos 100.

2 curtidas