Fundos Imobiliários

Resumo do setor de recebíveis dos FIIs: não vejo hoje nenhuma grande oportunidade nestes preços atuais. O que chega mais próximo de compra hoje seria o MXRF11, e em seguida o CPTS11.

RNDP e PLRI, são fundos com um pouco mais de risco, com isso só pensaria em compra caso a cotação caísse com mais força, e seria um investimento mais pensando em uma recuperação no médio prazo p/ venda.

PORD é um FII com uma característica peculiar, talvez se a cotação em maio estiver em um bom patamar, vale a pena comprar p/ vender em julho, pós dividendos. Mas é uma operação mais especulativa.

KNCR vejo como aquele FII p/ se investir se vc está com um dinheiro parado na conta. Serve como um bom caixa reserva, pois tem pouca volatilidade e baixo risco. A recente alta dele, subindo de 100 p/ 105, tirou um pouco da atratividade deste. É um bom FII p/ se ficar de olho em caso de recuo, ou caso queira deixar um dinheiro em “caixa”, recebendo uma remuneração, p/ compras futuras alguma boa oportunidade que surgir.

2 curtidas

Valeu, Cadu!!!

Brilhante!!

Para mim que estou começando nos FIIS e ainda com bem pouco entendimento, foi uma mão mas quatro rodas.

Agora inclusive já tenho mais bala na agulha, mais dados para acompanhar as “empresas”. Vou checar os proximos relatórios e as cotações para fazer um acompanhamento. Relatórios mensais, certo?

Valeu, se vier mais dessas analises setorizadas, com certeza , vou acompanhar…

Mas vai na boa…dois , tres Fiis por semana já seria incrivel…até mesmo um…

Grande Abraço

1 curtida

Valeu @pelicano
Exatamente, relatórios mensais e o movimento da cotação.
Vou postar outras análises de FIIs aqui, até pq eu estou querendo achar alguma oportunidade de compra boa nos preços atuais, mas está difícil.

1 curtida

Continuando as análises, expandi p/ todos os setores de FIIs, e usei o mesmo esquema da plataforma, de ranking classificatório, maximizando o P/VP e o DY. Este é um bom esquema p/ fazer uma pré filtragem, e ver quais FIIs aparecerem p/ análise. Feito isso destaquei alguns que acho mais interessantes a relação risco x retorno, eles estão listados em ordem decrescente (primeiros 20):

fiis

Lembrando que PORD11 distorce um pouco o ranking, pois o último resultado foi o pagamento semestral, conforme detalhei anteriormente.

Além disso nos 12 ativos da lista que aparecem na sequência destes tinham alguns FIis interessantes, então tb resolvi estender um pouco mais o ranking. Mas nestes o preço precisaria cair um pouco mais p/ valer uma entrada:

fiis2

2 curtidas

Fantástico, Cadu!!

Pode ter certeza que vou usar essa tabela de parâmetro para minhas compras|!!

Dei uma olhada rápida e realmente os FIIs praticamente não cairam hoje, o que mostra realmente que a volatilidade deles é bem baixa. Só o PORD11 acho que tomou uma cacetada.

Qual a liquidez minima que vc pensa para entrar num FII? qual seria a media de negociaçao minima diaria? Da para usar graficos no FII, ou pela baixa liquidez é perda de tempo?

Ah…Por que alguns estão “pintados” de amarelo?

1 curtida

Os ativos grifados em amarelo são os que acho mais interessantes p/ acompanhar.

Sobre os gráficos, sim eu acompanho igual em ações. Eles por sinal são muito mais fáceis de se capturar a tendência, pela menor volatilidade.

Liquidez mínima depende muito do capital que vc pretende investir. Em ações, eu penso que uma boa margem de segurança é aplicar no máximo 10% da média diária de volume negociado no ativo. Já nos FIIs por terem um menor risco, creio que este máximo pode subir p/ 20%.

Certo,

Mas no caso dos FIIS, para voce entrar, quantas operações em média um FII deve ter diariamente?

1 curtida

Nem olho isso. Na verdade nem a liquidez me preocupa muito. Vejo ativos com baixa liquidez como uma vantagem p/ nós investidores PF, pois estes ativos sempre apresentam um maior desconto.

1 curtida

Fala, Cadu.

E essa IPO do HFOF11? Tem algum parecer ou melhor esperar mesmo?

1 curtida

Ainda não analisei.

Ola Cadu bom dia, esse FIIS AEFI11 seria promissor no longo prazo ? vi na tabela acima e me pareceu bom.

1 curtida

AEFI é um otimo FII sim, já tenho na carteira há anos. Mas tem um risco, a sua grande dependência com a Kroton, e um rolo com obras no terreno. Veja mais sobre isso aqui: RBED11 - Rio Bravo Renda Educacional (ex-AEFI11) - #20 por cadu

1 curtida

Cadu, estive dando uma olhada no FLMA11, notei que ele tem um bom desempenho em termos do preço do papel, mas paga pouco dividendo. Não consegui encontrar informação sobre vacância. Você conhece o fundo? Por que será que paga pouco dividendo, seria por conta da vacãncia ou há outro problema?

1 curtida

FLMA está naquela categoria de FIIs onde os empreendimentos são muito bons, e está bem localizados, sendo assim possuem menos riscos, e por consequência, menor DY. Na mesma linha de TBOF e VLOL. Neste esquema, eu escolheria RNGO p/ investir (e por sinal já tenho na carteira há tempos).

Sim, estive vendo e o RNGO está com um P/VP bom, certo?

E quanto ao BBPO, que me parece um ótimo FII, essa queda “acentuada” abre uma brecha para entrada, mesmo estando com o P/VP ainda alto? Esse é tipo de papel que me parece que não voltará a ter um P/VP baixo(um tipo de ITUB, ABEV?)…a não ser que aconteça uma “desgraça”. Se vc tivesse começando hoje sua carteira de FIIS, pensaria nele, ou está realmente caro?

1 curtida

Caramba, uma coisas que estou há tempo para perguntar e sempre esqueço.

O valor dos dividendos geralmente é o valor da cota no ultimo dia, certo?

Isso quer dizer que a pessoa que , por exemplo, comprou BBPO em janeiro de 2016 a R$ 80,00, ganhou nesse último mes também o valor de R$ 1,25 equivalente ao ,0869% dos 1,44 que era a cotação do dia de “fechamento”., ganhando assim 1,25% de rendimento DY, sobre o valor da sua compra, enquanto que alguem que entrou comprado no dia do fechamento ganhou os 0,869? Se for isso mesmo, esse negócio de FII é realmente muito bom, com o passar dos anos, além de poder ganhar com o ganho do papel , ainda passa a receber un DY monstruoso.

1 curtida

BBPO teve um fato relevante negativo que surgiu recentemente, e ainda não consigo ao certo calcular o impacto negativo no fundo: Fundos Imobiliários - #34 por cadu
Por enquanto eu aguardaria p/ ver se cai mais.

RNGO ainda está em um bom pto p/ compra visando o LP sim.

Não consegui entender muito bem o exemplo com BBPO. Mas assim como em ações, os FIIs pagam dividendos. A única diferença é a frequência, pois a maioria dos FIIs pagam mensalmente, ou seja, lá no final do mês (a maioria) fica ex dividendos, e lá p/ o meio do mês seguinte faz o pagamento. A vantagem é o poder de reinvestir os dividendos, isso no LP, aliado a alta da cotação, faz uma alavancagem muito grande na rentabilidade.

Tentar explicar melhor

A questão foi?

Pessoa comprou BBPO , uma unica compra em janeiro de 2016 a R$ 80,00

Outra pessoa comprou no dia do fechamento , ex dividendo de dezembro , pagou 144,00

As duas ganharam os 1,25 reais distribuido por cota?

Pois assim, a pessoa que comprou naquele dia, ganhou o equivamente a 0,869% por cota comprada, e a pessoa que comprou a R$ 80,00 em janeiro de 2016 ganhou 1,25%…se for isso é um puta dividendo monstruoso, com CDI a 0,58 mensal , a pessoa ganhar 1,25 é isso mesmo?

1 curtida

Ah sim, é isso mesmo. É que eu não faço a conta do DY em cima do PM de compra. Só uso o DY em cima da cotação atual, até p/ saber como o ativo está pagando com base na cotação de hoje. Senão seria igual o ativo dobrar o lucro em 1 ano, e vc ainda calcular o P/L dele mas com base no P do seu PM de compra.