Pessoal,
Alguém aqui faz uso de fiis para reserva de emergência? Existem fundos com características para esse tipo de estratégia?
Pessoal,
Alguém aqui faz uso de fiis para reserva de emergência? Existem fundos com características para esse tipo de estratégia?
não aconselho… mesmo os fiis mais comportados caíram com vontade durante a crise…
Se vc estivesse totalmente fora da renda variável. Onde aportaria até surgir oportunidades de entrada? Qual produto?
eu deixo em cdb atrelado a cdi com liquidez diaria, o sofisa por exemplo paga 110% do cdi, me atende super bem, uma vez que compro na corretora com a margem e transfiro da sofisa pra la
Eu deixo a maior parte da reserva de emergência na poupança… como a maior parte dos meus gastos é no cartão de crédito, é o mais prático… não tento rentabilizar a reserva de emergência…
O resto em geral compro tesouro selic ou Fixa11
Reserva de emergência eu acho mais prudente deixar na poupança ou na conta corrente em alguma conta de investimento em renda fixa e de banco grande. Agora reserva para comprar ações ou outros produtos financeiros, acho que vale a pena ver algum fii. Normalmente, quando as ações estão caindo muito, os fiis caem menos, principalmente os de papel, mas é bom acompanhar, porque se ocorrer algum default aí o prejuízo pode ser grande.
rbrr11 o que acham senhores?
Olá, Dudu
Agradeço pelo “feedback”, mas não entendo que bancos de menor expressão (ex: Sofisa) valham o risco. Exceto que os fundamentos sejam muito bons, mas ainda assim, desconfio.
JBlack
Olá, Rolissosls
Fez os cálculos atuais? Apesar do risco (deságio) iria de tesouro selic ou poupança de bancão?
Pelas minhas contas t.Selic rendendo 0,12% a.m. Um pouco mais que a poupança, mas pior, visto o risco de deságio.
Hje ñ faço mais, pq vendi 60% da minha carteira (90% eram fiis)no começo deste ano, mas costumava deixar a grana aplicada em cpts11 cujo valor da cota se mantinha estável por varios meses e de quebra ainda me rendia 0,7 a 0,75% por mês
Eu tinha um amigo que fazia isso com KNCR11… mas o meu ponto é que a reserva de emergência você nunca tem certeza de quando vai utilizar. Pode ser justamente depois de uma queda grande… Sem falar que na corretora as vezes você só consegue sacar o dinheiro uns dias depois.

eu tenho os dois… mais da metade está em poupança por praticidade… o que tenho em selic é mais ou menos 1/4 do montante total, e é mais porque na minha cabeça Tesouro Selic seria mais seguro que a poupança, mais pelo emissor que qualquer coisa.
Até esse ano, eu não tinha ciência da possibilidade de deságio das LFTs, talvez não valha a pena realmente, mas não parei pra pensar sobre isso a fundo.
Tesouro e CDB meio que diversificam entre governo e empresa privada.
Lembrando que a finalidade é ter disponibilidade para aproveitar oportunidades, então liquidez e conservação do valor nominal são importantes, rentabilidade é secundária. Quanto mais você quiser ter rentabilidade nas reservas, sejam de emergência ou de oportunidade, mais terá que abrir mão de liquidez ou da conservação do valor nominal.
Eu nunca colocaria reserva nenhuma em FII. Vem um fato relevante e bum!, sua cota cai 15% num piscar de olhos.
Corvo,
Agradeço pelos comentários, estratégia inteligente, mas vc sabe que o Inter vem de um resultado ruim, né? 
2020 (parcial) Prejuízo -9,9 milhões
J.Black
Não sei como os amigos estão hoje! Esse ano foi quase uma indução para aumentar os aportes em ações . Quem conseguiu manter um aporte de oportunidade e teve muita disciplina acabou se dando bem nesse cenário 2020 .
Então põe no itaú, oras…kkkkkk
O banco você escolhe o seu, o cerne da mensagem é CDB 100% do CDI.
Estou deixando minha reserva no Fundo da Rico. Trend Selic Simples.
Eu prefiro Banco do Brasil, é do Governo, não quebra!
KKKK
Corvo,
Agradeço, não me interprete mal. Só alertei pq existe o risco e alguns q leem nossos comentários (aqui) tvz não sejam tão experientes. Portanto, é sempre bom avisar.
JBlack
Sim, normalmente, vou de CEF, mas tenho conta em outros bancos / corretoras. É sempre bom ter opções.