Fundos Imobiliários

FoF abaixo VP como Hgff11 e Rbrf11.

Consideram boa opção e com capacidade de manter rendimentos atuais?

Parece excelente opção diversificação.

Mas achei as despesas / taxas bem salgadas, por isso buscar um desconto VP (apesar marcação carteira do fundo) parece ser importante como momento atual.

Fofs vão ter dificuldade de gerar alfa com os fiis do portfólio caindo, arbitragem em emissão nem se fala. Não esqueça que se os fiis do fof caírem, o VP do fof cai junto, então esse desconto pode virar pó.

2 curtidas

Rbrf11 eu não acompanho, Hgff11 e Ibff11 acho boas opções.

1 curtida

Estou de olho em MORE11 para iniciar posição

Fui ler os comentários lá naquele clube fii e quase me deu dor de barriga, nivel baixíssimo de discussão, galera fazendo trade em deva11, reclamando de prejuízo, ter comprado com ágio, etc. Visão de curto prazo total.

Escolhi meu décimo fii, RBRP11.

6 curtidas

Já foi muito bom o fórum de lá…
Aí veio a enxurrada de novos CPFs da bolsa e estragou “geral”.

Eu ainda olho porque “vez ou outra” dá pra garimpar alguma coisa útil, mas tá cada vez mais difícil.
Os caras que agregavam valor sumiram.

No geral grupos na internet/aplicativos é assim mesmo (infelizmente).

Há alguns anos um cara montou um grupo restrito no zap que ele só chamava pessoas de outros grupos que ele via que agregavam valor.
Faziam parte o Baroni(Suno), Arthur Vieira de Moraes, Andre Bacci e vários “desconhecidos” com bom conhecimento de mercado.
Aí um dia um cara postou uma cópia pirata do livro do Bacci com o próprio autor no grupo… :man_facepalming:t2:. O Bacci vazou na hora.
Aí veio uma dupla do fórum do Bastter que em poucas horas conseguiu arrumar treta com todo mundo porque se achavam os “maiorais”… resultado, o Baroni saiu. Até disse que não tinha nada a ver, mas era óbvio que tinha.
Aí eu sai também hehe.

Um outro lugar que era legalzinho eram os subfóruns de investimento do HardMOB, principalmente o de Fundos de Investimentos (que é difícil de achar esse tema). Pra variar a “noobada” estragou lá também (daí que vim pra cá).

Cabe muito à moderação, e à própria comunidade, filtrar e eliminar esses “parasitas”.

Enfim… aproveitei seu desabafo pra fazer o meu… :smile:

16 curtidas

Você acrescentava muito no hardmob. Eu costumo ler vários fóruns (clubefii, hardmob, reddit), mas participar efetivamente eu gosto mais desse.

1 curtida

Pois é sinceramente acho inútil ficar discutindo coisas como se fosse investidor ativista.

Ou se aprofundar demais querendo entender perspectivas futuras.

Temos assumir incapacidade de prever qualquer coisa.

E se algo incomoda não está confortável com uma posição, vende, diminui ou deixa em quarentena.

Investidor que não entende que tempo é o ativo principal e paciência é habilidade primordial, e não aplica alocação / diversificação, ao meu ver está perdendo tempo e energia.

Vira torcedor. E deixa emoção controlar.

Importante ao meu ver é simpliicar processo investimento.

Prefiro ser mais ativo escolhendo os ativos.
Mas se for investidor passivo com ETF e FOF talvez seja o mais certo.

Tempo é principal ativo.

E não menos importante, seja FII ou ações é primordial definir preço teto pra evitar pagar caro.

AG básica ajuda muito definir pontos entrada.

E reservar 5-10% aí sim pra apostas mais especulativas de crescimento ou mesmo um Hash11.
Afinal ninguém é de ferro.

Então discutir ideias teses investimento agrega muito mais.

Resto entendo ser perda tempo, justamente nosso ativo principal.

4 curtidas

Obrigado :blush:

Aqui o pessoal é mais sensato e moderado.

5 curtidas

HGRE11 anunciou a venda de um imóvel acima do valor patrimonial calculado, mas com um pequeno prejuízo. A cotação deu uma subida no final, pode ser que alguém pensou que o fato relevante fosse uma locação ou pode ser porque o ativo já estava bastante pressionado.

O bom do fórum no Clube Fii é acompanhar fatos relevantes dos Fiis em um único lugar, rendimentos, subcrições, análise dos fundos e do cenário imobiliário, além de ter pessoas com experiencia que rendem boas discussões lá, até gestores de fundos participam.
Lógico que é preciso filtrar muita coisa, principalmente da torcida organizada de alguns Fiis, tem alguns nomes de usuários que nem perco tempo lendo as postagens, só hate, provocações e brigas.

5 curtidas

A proposta em estudo prevê o fim da isenção de IR para aplicações em LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis Agrícolas).

Agora imagina o FII de papel sem isenção nos CRIs e com taxação nos dividendos ainda, sem contrapartida alguma. Criação de impostos, muito bom.

As próximas emissões de títulos vão sair com taxas mais altas, em vez de 8,5% o tomador vai pagar 10%. Os fiis de papel serão aqueles com maior facilidade de repassar a taxação. O efeito de alterações tributárias não é retroativo até onde eu sei, então uma vez que o título seja emitido isento até a véspera da alteração legal ocorrer, ele permanece isento.

8 curtidas

Excelente ponderação.

Paulo Guedes fala muito. Não vou sofrer por antecipação.

7 curtidas

Essa é a maior dúvida “do momento”.
Vão ter que isentar em algum lado, senão mata o produto.

De qualquer forma, até agora não falaram nada em tirar a isenção dos FIIs em si (apesar de estar em várias propostas do legislativo).

2 curtidas

Sem dúvida… repassam para o devedor.

Também cansei dessa “sofrência” hehe…
Continuo investindo nos meus FIIs normalmente. A hora que vier essa tributação, aí reavalio, mas provavelmente não deva mudar nada na minha estratégia.

2 curtidas

Na literalidade, os proventos das Ações são Dividendos e Juros Sobre Capital Próprio, e do Fundos Imobiliários são Rendimentos. Então, a partir desse ponto de vista os FIIs deveriam ficar de fora. Contudo, Paulo Guedes odeia os “rentistas”, os considera inimigos do desenvolvimento.

1 curtida