Eu concordo com isto, nao acredito que o IPCA vai manter essa alta… tanto TD IPCA alto quanto fii de Papel surfaram altas inflacionárias como esta. E Fiis de tijolo surfam baixa de juros com melhoria economica.
Se TD IPCA + 4% e FII IPCA +6% se for totalmente liquido esses ganhos me parece uma boa precificação, porém como vc mesmo disse as taxas de administração dos FIIs costumam afetar bastante rendimentos, então precisa fazer as contas…
Atualmente estou querendo dizer que os FIIs pelo risco de tributaçao estão longe de ser uma boa para aportes grandes, sejam eles de papel ou tijolos. O que você pode é apostar pouco nesta transição e ganhar com adiamento da reforma ou retirada dos FIIs dela que daria sim uma retomada dos FIIs, mas isto não há nenhuma certeza ou previsao.
A renda fixa e FIIs pra mim estão mais atrativos que muitas ações pelo grande desafio que o brasil possui nos proximos anos, mas exatamente por isto tendo mais a preferir a renda fixa e me aproveitar logo a frente seja por grande desconto em FIIs, ou algumas ações dadas tensões de 2022…
Tambem vejo a RF mais atrativa no momento, e já venho migrando de FIIs p RF desde o começo do ano, não só agora com a nova proposta de taxação. Mas com a queda dos Fiis infelizmente não consegui migrar muito e agora vou ficar com eles emperrados na carteira para nao assumir prejuizo.
RF acho melhor não só pelos juros, mas também porque precisa de pouco tempo para estudar.
FIIs tem que estudar, acompanhar, horas de trabalho perdidas. Se eu colocar tambem o valor das horas de trabalho perdidas analisando os FIIs, RF fica ainda mais atrativa.
Novos aportes estou fazendo principalmente em RF.
Fiis nao vou mexer para não realizar preju.
Novos aportes em acoes e FIIs só se eu ver barganhas muito abaixo do VP.
Eu realmente não entendo isso. Se você não acha que o ativo vale a pena, por que manter? Não é mais fácil recuperar a grana em outro ativo?
Não é uma crítica. Eu queria tentar compreender o racional. Embora eu tenha uma leve suspeita que é algo mais emocional apenas.
Considerando a taxa longa real em cerca de 4,2% e o prêmio de risco “padrão” dos fiis em 3% teríamos um rendimento de 7,2% a.a. ou 0,60% a.m. Num cenário com tributação de 15% para o fundo entregar esse mesmo valor líquido a taxa precisaria ser de 8,47% a.a. ou 0,705 a.m.
Ou seja, se você vir um FII de tijolo com essa perspectiva de distribuição de resultado em virtude da volatilidade pode ser que a tributação já esteja precificada. Se qualquer coisa no Congresso acontecer e existir preservação de estoque ou até mesmo não tributação (afinal isso seria receita de ~R$500 milhões por ano, troco de pinga para o governo) todo o cenário é assimetria ao seu favor, a menos que a Argentinização ganhe força.
Eu acho um motivo bastante justo vender por causa da taxação dos dividendos em 15%, visto que isso encurta de maneira significativa o prêmio de risco de FIIs.
Estou olhando esses
Sonhando com IRDM a 100,00
DEVA em 100 , compro forte também
HGRU 105 vou aumentar
HGLG 155 vou comprar
HCTR11 abaixo 120, aumento
BTLG de olho em 100/95
KNRI11 olho em 125/ 120 aumento
dúvida: esse prêmio 4,2% é acompanhado da variação do IPCA. Historicamente o valor das cotas dos Fiis acompanham o IPCA para justificar a conta do prêmio pelo prêmio?
Eu acho que isso era um risco que estava embutido e que muita gente “empurrava com a barriga”.
FIIs enfrentam mudança tributária e concorrência forte da renda fixa. Como uma boa parte do público de FII é recém-chegado na renda variável e comprou porque os gerentes de banco passaram a empurrar, eu não duvido uma bela migração pro Tesouro.
É uma questão bastante pessoal, mas se eu fosse alguém sem muita experiência em renda variável e sem muito saco pra aprender, eu não ficaria exposto a FII pra ganhar 2,25% a mais que o Tesouro.
PS: em contrapartida o fim da incerteza é sempre um ponto positivo. Pelo menos ninguém mais precifica tendo que adivinhar nada.