Fundos Imobiliários

Muita gente que eu conheço não investia em FIIs pelo medo de tributação. Agora teoricamente poderiam entrar.

Por outro lado o mercado inteiro de FIIs é quase somente PF, que muitas vezes exageram na reação, então pode cair muito mais do que os 15%.

Eu estou esperando a poeira baixar. Dependendo do que acontecer estou pensando seriamente em vender as ações que tenho só por causa dos dividendos e migrar pra FIIs. Mas por enquanto vou manter meus percentuais fixos.

O que talvez perca sentido pra mim é fii de papel high grade. Porque vai acabar pagando todo mês ir sobre a inflação.

2 curtidas

Só pra deixar claro, eu não estou dizendo que alguém deva vender não. Eu só estou dizendo que se a pessoa tá vendendo porque acha que o risco não compensa, o motivo é justo.

Eu acho que vai aparecer muita oportunidade em FIIs e acho também que boa parte da proposta que afeta FIIs não vai passar. É basicamente o fim dos FoFs se ficar do jeito que tá.

5 curtidas

Tb estou de olho aqui, principalmente bons fundos com cotação no VP, ainda acredito que os fiis não sera tributados (dividendos) logo pode ser uma excelente oportunidade pra acumulação

1 curtida

Acho que estou tendo sorte com meus FIIs. Comprei tudo esse ano, e até o momento só estou com -3% no acumulado, sendo que essa semana vai ser data-com de todos praticamente, então é até um pouco menos de prejuízo

Isso preocupa, talvez tornem os FoFs isentos. Senão vira duas tributações, não?

images

Sim. Em geral as cotas se valorizam ou desvalorizam pra manter algum prêmio nos FIIs.

3 curtidas

Sim… com o texto atual os FOFs vão ser isentos. O que vai ser taxado é só quando sair do fundo.

O que vai ser difícil é continuar a gerar ganho de capital.

O problema dos FoF é que o V.P patrimonial deles vão Despencar! Os FoF que tinha muito ganho de capital vão ir praticamente a 0

1 curtida

Poisé. Vai ficar só a distribuição da carteira. E as emissões devem secar, levando embora os ganhos de arbitragem.

Fiis “bons” entregaram cerca de IPCA+6% ao longo dos anos, dos gratuitos o comparador da XP é bom para observar isso.

Isso eu entendi, minha dúvida é… no tesouro IPCA +X% eu tenho ao fim de 5 anos IPCA+X%, já no fii reinvestindo eu vou ter valorização da cota + yield a.a.

Se a cota não valoriza e vai “se ajustando” teria que ver num comparador mesmo, vou espiar no da XP como sugerido

Tem esse video do Baroni, mas …

2 curtidas

Eu ainda vejo o “copo meio cheio”…
O pior cenário era tributar 20%… agora é 15%.
Se tributar mesmo, pelo menos a incerteza vai embora.

Essa semana vou receber “uns dinheiros” e vou deixar tudo guardadinho de olho nas oportunidades e no que vai acontecer.

:wink:

2 curtidas

Sim, mas imagina o seguinte. Se o seu título vencer em 5 anos, você vai ter que realocar esse valor certo? Ou seja, vai ter que comprar uma nova NTNB. E essa nova NTNB vai estar precificada de acordo com os juros futuros, assim como os FIIs.

Acho mais fácil de comparar com NTNB mais longa. Você sabe quanto vai receber, mas não sabe o quanto vai estar a marcação a mercado na data. O mesmo vale pra FIIs, você tem uma ideia de quanto de rendimentos vai receber, mas não se a cota vai estar mais cara ou barata.

Isso é claro desconsiderando ciclo imobiliário, vacância, retrofits nos imóveis, etc etc… que seriam os motivos para exigir um prêmio de risco.

1 curtida

Opinião da empiricus:

Existem boas chances de que essa tributação dos rendimentos dos FIIs não seja aprovada. Essa é
uma indústria ainda incipiente no Brasil, cuja tributação deveria, por isonomia, ser semelhante
àquela de LCIs e LCAs, pois representa investimento direto, e representa uma classe importante de
ativos na B3, com cerca de 1,5 milhão de investidores. A indústria já está fortemente mobilizada e,
mais do que isso, como envolve riscos de mudança para os FIIs agro, a medida pode atrair a
atenção da bancada ruralista, tradicionalmente bastante vocal e organizada.
Em termos da matriz de payoff, ponderando riscos e retorno potencial, já parece fazer sentido
adicionar alguns FIIs na carteira, em especial se considerarmos a chance de não aprovação desse
tópico.
A capacidade de separar ruído de sinal será sempre o principal ativo do bom investidor.

3 curtidas

Sua suspeita está correta. Não tem racional. Apenas psicológico/emocional. Não gosto de realizar prejuízo e tenho caixa suficiente em RF para novos aportes em caso de oportunidades.
Posso estar errado e isso pode prejudicar meu rendimento total, mas o efeito emocional de eu saber que “levei fumo” para mim é pior.

1 curtida

Na tramitação, provavelmente, vai ter comissão especial, relator na Câmara, relator no Senado.
Votações na Câmara e no Senado.
Ou seja, ainda vai ter uma série de acertos de acordo com as pressões e as tendências pessoais e de bancada dos deputados e senadores.
Para quem quer ficar bem informado sugiro assistir as reuniões da Comissão Especial, e ler os relatórios dos relatores na Câmara e no Senado.
Depois é no plenário.
Qualquer ideia mais firme agora, além dos projetos que já tramitam, é chute.

Pessoalmente, entendo que essa proposta do governo veio com um tunning para ser aprovada: suposta tributação dos ricos (leia-se classe média); suposta correção da tabela do IR (leia-se semi-correção); etc.
Naturalmente, o governo sabe que toda proposta precisa chegar com certa gordura para queimar nas negociações.

1 curtida

Leía-de classe média mesmo. Por que rico não foi tachado nem em um centavo nessa reforma. Zero.

Nem na lanchinha, nem no avião, nem em mais alíquotas do IR.

É osso esse país.

1 curtida

Rico mesmo, essa aliquota vai sair na urina e pobre não tem grana para investir. Classe média vai pagar a conta mais uma vez.

3 curtidas

Comprei um pouco hoje

• hgru11
  • cxri11
  • ggrc11
  • Rcrb11

um pouquinho só de cada, mas caindo mais vou comprando.

3 curtidas

tem que lembrar que quando vc compra um fii de tijolo, vc tem imóveis, que com o tempo a tendencia é se valorizar no longo prazo, se vc ve 20 anos atrás quanto custava esses imóveis? A tendencia é que daqui 10 anos, vão valer mais que hoje. Já o titulo do tesouro, é o principal mais juros, e o principal perde valor com o tempo…

1 curtida