Fundos Imobiliários

Tijolo aumentando bem e alguns FOFs(que tem desconto em cima de desconto) aos poucos. Agora que esta sendo o momento dos FIIs ainda mais considerando o aumento de inflação que ainda não foi repassado para as cotas

2 curtidas

Meu recorde em dy foi este mês.
Em sigo comprando bastante , agora estou comprando mais tijolo.
Infelizmente os FII de papel não param de emitir , eu não estou comprando mais. Troquei quase todas minhas posições para fundos de papel da Kinea. KNIP e KNHY. Mantive RECR também, mas infelizmente, já devem vir com outra emissão em breve.
Tenho uma boa posição no no VGIP também. Que me parece apavorado para captar dinheiro
Até um gestor que tinha muito respeito, o “cabelo branco” me deixou triste o agora EQIN, porém também mantive posição.
Mês passado abri posição no OUJP11 também
Agora estou comprando a tijolada BTLG, HGRU, PVBI, JSRE
Até o SARE11 está com preço excelente
Daqui a pouco os tijolos estão pagando 1% líquido ao mês…

7 curtidas
4 curtidas

Jsre pagando 0,53 cents cotacao em 68,00 reais

Da um DY de aproximadamente 9,3% a.a.

P/vpa em 0,6

Absurdo né

6 curtidas

XPIN tá nessa pegada também…

Vai pintar muita oportunidade boa em tijolo ainda.

O gráfico semanal do IFIX só cai desde a segunda quinzena de outubro/21.
Inclusive o último candle é o maior de todos desta queda.
Tudo indica que vai continuar caindo, proximamente.
Segundo o mantra enquanto o juros estiverem subindo o IFIX irá caindo.
Veremos.

1 curtida

Sim, acredito que caia mais, porém é aquilo todo dia yo comprando umas 2 3 cotas de algo, dificil acertar o fundo e na tem mta coisa barata com uns dy bons em tijolo. Ontem abri posição em lvbi

2 curtidas

Queria não ter FII no momento, diminui bastante posição nas ultimas semanas, mesmo com prejuizo…

Mas o xpsf11 abaixo de R$ 70… Pelos ultimos meses da 1%am… Não resisti e comprei…

1 curtida

Até mês passado as quedas estavam “razoáveis”.
Esse mês tá violento… minha carteira de FIIs tá tomando mais de 7% de preju só em Novembro. Total do ano -17%.
(Valores sem contar os rendimentos… só cota).

Dado que a SELIC tá com cara de passar dos dois dígitos (creio que vá para casa dos 11% - palpite só), acho que tijolo vai apanhar mais ainda (não acho que está tudo no “preço” dado que FII tem muita pessoa física e novato de bolsa). Então, resolvi fazer uns ajustes naquilo que ainda tinha margem (o que já despencou demais não compensa sair agora e também não ia me desfazer de tudo por razões pessoais).

Vendi:

• VINO: ainda estava levemente no positivo e deve despencar a hora que o recorrente da venda da loja da Renner acabar na virada do ano.
  • XPML: 5,5% de preju na cota e “zero a zero” contando rendimentos. Era o menor DY da carteira e sem perspectiva de aumento relevante pro primeiro semestre do ano que vem. Fora que não tem quase nada de rendimentos acumulados pra distribuir na virada do ano.
  • VISC: mais de 7% de preju na cota e cerca de -1,5% considerando os rendimentos. Segundo menor DY da carteira e mesmo racional/situação do XPML.
    (Tanto no VISC como no XPML, o “DY baixo” pra mim é um indicativo de que o mercado ainda não ajustou com tanta força quanto o resto).

Maior parte dos recursos dessas vendas direcionei pra RF visando formar caixa. Parte no Tesouro Selic e parte em LCI com liquidez diária após 90 dias.

Comprei:

• RECR: um pouco a $99,03.
  • VRTA: aumentei 22% da posição que tenho via emissão atual ($97,36).

E de resto guardei um saldo na conta da corretora pra movimentações menores pontuais.
Estou de olho em IRDM com essa queda atual. Minha posição é pequena e talvez agora aumente um pouco.

Eu não tinha planos de mexer em praticamente nada, mas dado o cenário, creio que esses ajustes sejam interessantes:

• Mantenho minha posição na classe de ativos, que pra mim é interessante/importante dada minha situação pessoal e preferências.
  • Evito prejuízo maior em alguns FIIs de tijolo que eu ainda tinha margem (o timing poderia ter sido um pouco melhor… paciência).
  • Me resguardo com bons FIIs de papel que estão (e provavelmente vão continuar) pagando mais de 1% líquido ao mês. Nesses acredito que a cota não caia muito mais assumindo que a SELIC não passe de 12%.
  • Como acho que tijolo vai cair mais, gero caixa pra aumentar posição em bons FIIs com preço de aquisição bacana.

Agora vou esperar pra ver até onde vai a SELIC e acompanhar o DY de fundos que já tenho e gosto pra ver um bom ponto de entrada.
Já estou com alguns na mira:

• HGRU: DY em 8,34% a.a, P/VP a 0,88 e ainda aumenta o aluguel das Pernambucanas agora em Novembro.
  • VILG: DY em 8,52% a.a e P/VP 0,78. Não é o melhor carrego frente à RF, mas a hora que voltar (ainda acho que não vamos pro buraco), o ganho na cota pode ser expressivo. Além de ser um bom FII em linhas gerais.
  • BTLG: DY em 8,91% a.a e P/VP 0,97. Melhor FII de tijolo atualmente na minha opinião. Não está uma pechincha e já é minha maior posição, mas se cair um pouco mais “dá brecha” pra um aporte pequeno.
  • XPIN: DY em 9,43% a.a e P/VP 0,72. Não é um dos FIIs mais “supimpas” do mercado, mas dos que acompanho e tenho é um dos maiores “descontos” que vi. Apesar do setor mais desafiador, acredito que continue mantendo o nível de rendimento atual. É uma das “pimentinhas” dos meus FIIs de tijolo.
  • HSML: DY em 8,85% a.a e P/VP 0,74. É um dos FIIs de shopping mais “arriscados” pelo seu portofolio mais frágil e pouco diversificado (opinião pessoal), mas que também ajuda a apimentar a carteira. Acredito que o rendimento ainda não chegou no patamar que pode chegar (acho que aumenta) e está mais descontado no VP que seus pares.
  • VINO: Apesar de ter acabado de vender por completo, minha ideia é que caia bastante no começo do ano que vem e eu volte… um tradezinho maroto… :grin:

FIIs que tenho, não pretendo me desfazer e não devo aumentar posição de imediato:

• FIIB: Redução de rendimentos já “contratada” e muitos revisionais ano que vem.
  • MALL: Ainda não tenho clareza de como vai ficar o rendimento ano que vem, mas como o DY está razoável e meu PM ainda tem quase nada de prejuízo com a queda atual, apenas acompanharei.
  • RBRP: Já tem um tempo que o rendimento não é lá essas coisas, mas tem muita coisa pra acontecer no fundo ano que vem. Meu prejuízo pra sair agora é muito grande e não vale o risco.
  • DEVA e HCTR: Pagando bem, mas são os que tem mais risco no caso do “caldo desandar” no país. Na média dos dois o preju na cota é muito baixo até então e já estão bem próximos do VP. Vejo pouca margem pra quedas significativas pelo que se enxerga pro país. Pagando 1,3~1,4% a.m. (isentos) vale o carrego. Como pretendo aumentar IRDM, e este carrega um “tanto” dos dois, talvez venda um pouco pra equalizar.

Enfim… é “só” isso hehe…

De forma resumida:

• Não acho que o país vire uma Argentina;
  • Os juros vão pra casa dos dois dígitos e vamos conviver um tempo com isso;
  • A inflação e os juros vão cair, mas não vamos ver mais aqueles 2% a.a. (creio algo na casa de 5~6% a.a. para ambos);
  • Com base nesse cenário, vejo os FIIs de papel perdendo pouco daqui pra frente e os de tijolo perdendo mais ainda, mas abrindo bom ponto de entrada.

PS.: Opiniões totalmente pessoais e que não são indicação/recomendação de nada… :wink:

24 curtidas

Eu estava praticamente fora quando vendi boa parte dos FIIs no ano passado e agora estou voltando, pode cair mais, pode, mas já esta em um preço bem atrativo, ex. XPLG11 negociando a 0,80 do VP e Yeld de mais de 8%. Nesse desconto da cota coloco que os imóveis subiram muito e qualquer fundo que queira repor/comprar vai pagar mais caro e o custo de construção tbm já subiu muito, ou seja, temos um upside real.
Outra coisa, 2022 tem os reajustes do aluguel que mesmo que não consigam repassar tudo, principalmente contratos com IGP-M, vai aumentar o Yeld pra quem esta comprando agora.
Eu não achava que era hora de comprar pagando ágio de FII 1,2 até 1,4 VP como estava em 2019.
Atualmente estou com quase 20% em FII e enquanto estiver nesses patamares ou abaixo sigo aportando e acima de VP 1,1 começo a me desfazer se tiver algo interessante, caso contrário sigo recebendo a renda e reinvestindo.
Muito bom ter colegas com pensamentos diferente pois podemos ter várias perspectivas. :slight_smile:

5 curtidas

@ravenx o que acha de RECT?

1 curtida

Faz muito tempo que não olho. Me lembro que não gostava do portfolio.
Gosto da gestão. Tenho RECR.

Mudando de pato pra ganso…

Fiz umas comprinhas beeeeeeeeeem pontuais (a título de FOMO mesmo hehe): IRDM, XPIN, VILG, HSML e HGRU.

Levando as em consideração, mais a subscrição que fiz de VRTA, minha carteira de FIIs está assim agora:

ATIVO %
FIIB11 7,51%
XPIN11 7,57%
BTLG11 9,10%
VILG11 7,50%
HSML11 7,76%
MALL11 7,51%
HGRU11 8,09%
RBRP11 7,67%
DEVA11 8,37%
HCTR11 7,84%
IRDM11 2,42%
RECR11 9,20%
VRTA11 9,45%

Com base nos últimos rendimentos e cotação atual, está rendendo 0,934% a.m (11,21% a.a.). O carrego não está ruim.

A distribuição de rendimentos (o quanto cada FII contribui no total absoluto) está assim:

ATIVO %
FIIB11 6,13%
XPIN11 6,38%
BTLG11 7,30%
VILG11 5,84%
HSML11 6,15%
MALL11 5,84%
HGRU11 6,08%
RBRP11 5,59%
DEVA11 12,77%
HCTR11 11,35%
IRDM11 3,46%
RECR11 10,95%
VRTA11 12,16%

50,69% proveniente dos FIIs de papel.

Enfim… no cenário que acredito que o Brasil vai se enquadrar, vai dar um carrego razoável e o quanto pode cair nos tijolos não deve ir muito além do que já estamos vendo (gerenciável essa última parte).

Agora é ir acompanhando e comprando as oportunidades.
… e se o Brasil quebrar… aí nada disso mais fará sentido mesmo :grin:.

8 curtidas

@ravenx obrigado por compartilhar.
Estou, mensalmente, montando carteira de ações e FIIs. Tenho feito alguma coisa também em opções.
Os FIIS que já aportei até o momento são: DEVA11, MXRF11, RBRL11, TGAR11, TORD11, TRXF11 e VINO11.
Já tentei entrar em HCTR11, HGRU11, BTLG11 e HGLG11 mas não deu certo. Em geral as ordens não entraram porque o ativo subiu muito naquele momento e depois acabei gastando o dinheiro com outro ativo.
Não acredito que o Brasil “vai acabar”. Tenho quase 63 anos de idade e posso te afirmar que antes do Plano Real tudo era bem pior. Mas, realmente a administração pública nacional, estadual e municipal são muito ruins, independente de ideologia ou partido.

9 curtidas

Obrigado pelo relato @joao58:wink:

Sou um pouco mais novo, 48… mas também já vi bastante coisa nesse país hehe.

Não descarto nenhuma possibilidade, mas acho bem pouco provável voltarmos a viver o Brasil de antes do Plano Real.

Encaro o momento atual como algo próximo ao Governo Dilma. Não no sentido político, mas no cenário econômico que vivemos (alta de inflação/juros, degradação de ativos de RV e câmbio). Mas tenho a expectativa disso tudo arrefecer e voltarmos a um patamar mais equilibrado.

Na verdade, é como se fosse uma “mola”, ela tem limite nos dois extremos e uma hora volta pro estado normal.
Fomos esticados e agora estamos sendo comprimidos, e em breve estabilizará.

Mesmo porque “político” sabe que se a economia vai mal fica difícil se eleger/reeleger. Então, “eles” sempre “trabalham os limites da mola sem quebrá-la”.
(Não vou estender esse assunto porque costuma mexer com muitas “paixões” e não tenho paciência pra debate no tema. Só um comentário contextualizado na economia mesmo. :wink:)

Única ressalva que temos que ter é com a inflação global. Essa pode atrasar a recuperação aqui.
Mas enfim, como não temos bola de cristal, temos que nos cercar de proteções por todos os lados diversificando.

Abs… :wink:

8 curtidas

Eu tenho comprado HGFF11 e BLMR11 …Esses FOFs parecem estar com desconto duplo (no FOF e nos fundos que fazem parte deles…)

1 curtida

Alguém acompanhando MORE11? Parece ter um desconto grande, mas tem ativos mais arriscados.

Tem alguma pegadinha que não tô vendo com SDIL11 ?

Fii de imóveis com DY alto e P/VP menor que 1

Nenhuma, só não acho o melhor do setor.

Em qualidade provavelmente hglg em primeiro, em segundo btlg correndo por fora. Esse último ta próximo ao pvp.

Depois eu diria vilg e lvbi bons e bem descontados.

1 curtida

Mesmo o HGLG11 caiu bastante o PVP, atualmente, deve estar em 1,07.
E acho que vai cair mais um pouco ainda.

Tudo derreteu, ggrc11 tb…

Eu comprei Xpsf11 e Xpci11 pela ultima distribuição pagaram mais de 1%aa, pode cair um pouco, mas acho que acima de 0,8 ou 0,9 %am é sustentavel para esses 2 FII

1 curtida