Acho que os FII estão baratos e no longo prazo vcs vão ter uma boa rentabilidade, mas eu praticamente zerei tudo de FII, só cerca de 1% do patrimonio em cxri11, mas pretendo zerar em breve…
Custo oportunidade, acho que tem investimentos mais arriscados que podem dar mais retorno no curto medio prazo.
Gostaria de saber como os colegas imaginam que será o desempenho dos fundos de papel este ano. Considerando todo cenário macroeconômico como inflação, taxa de juros e outros fatores correlacionados.
Um KNIP da vida, que só tem CRI IPCA+, provavelmente vai ver uma queda de rendimento e um ganho em VP com o ajuste da curva que deveria acompanhar a queda da inflação/Selic. Para ter noção, o fundo pagava 0,75 por cota em 2019, hoje paga 1,50, e o VP era 113 reais, hoje está 99
Os fundos de CDI já tiveram uma alta expressiva, para eles acho que vai ser ladeira abaixo se a Selic parar de subir. O KNCR hoje paga 0,80, em 2019 pagava 0,50, VP variou pouco
Os fundos que tem muitos FIIs tipo IRDM sempre entregam um não-recorrente de giro da carteira, se conseguirem manter a pancada nos rendimentos deve ser menor que dos fundos de CRI puristas, mas o risco é obviamente maior
Mas é complicado ter certeza de análise, a maioria dos fundos populares não tem 5 anos de existência
Ja se passaram 2 anos e meus fundos estão assim, longo prazo:
DEVA - 33,5%
RECT - 14,2% (Demorei pra vender - PM de 96,00)
GGRC - 13%
HCTR - 11%
XPLG - 7%
TGAR - 9,6%
MFII - 5,7%
FIGS - 3,3%
BRCR - 2,2%
To pensando em IFIE e IFID… mas ainda tenho que ver como alocar…rss
Eu evito Ipos de fiis e de fiagros, como é o caso, porque você acaba pagando os custos, logo já compra acima do vp. Os fiagros que tenho comprei quando caíram na primeira semana.
Eu comprei os das gestoras que já conhecia. Basicamente xpca11, da XP, e rzag11, da Rizza ( gestora do rztr11). Ia comprar o knca11 da kinea mas subiu um pouco antes de comprar, então vou esperar um pouco.
Os bancos todos também devem lançar os seus, então coloquei na fila de estudo bbgo11 e o rura11, do BB e Itaú.
Tem algumas outras gestoras de fiis que lançaram ou vão lançar os seus, mas como não sei se tem experiência no agro vou esperar um pouco.
Achei uma diversificação legal comparado com os fiis de cri porque, pelo menos os que vi, a indexação ao cdi é bem maior.
RV no Brasil definitivamente não é para amadores.
Toda hora querem mudar as regras do jogo, com o jogo já em andamento.
É muita insegurança política/jurídica/econômica/tributária…
Não é a bolsa cair que me desanima… é esse tipo merda o tempo inteiro que desanima bastante…