Fundos Imobiliários

2 curtidas
2 curtidas

Rapaz, nem sabia que o HCTR tinha vencido aquela copa da Suno. Que fase

2 curtidas

Definitivamente efeito manada…

Quem teve “olhos de trader” conseguiu quase 10% bruto em 1 dia.

2 curtidas

Brincando aqui com alguns gráficos… :blush:

Quem vai buscar quem? :thinking:

Do píco do IBOV pra cá:

Galpões (… eu sei que XPIN e FIIB são majoritariamente industriais):

Shoppings:

Tijolo diversos:

Papel (… eu sei que IRDM tem um “que” de FoF):

10 curtidas

Boa noite! Gostaria que analisassem minha carteira de FIIs.
Capturar

Bom dia!!
Venho aqui mostrar oq tenho feito com minha porção de FII de CRI da minha carteira!!
Podemos compor uma carteira ponderando as percentagens de indexadores.
Por exemplo:
Fii A: 1% em CDI e 99% em IPCA+
FII B: 99% em CDI e 1% em IPCA+

Uma carteira com 50% de FiiA e 50% de FiiB, temos:
50% em CDI e 50% em IPCA+

Desta forma, conseguimos modular os indexadores e diluir o risco não sistêmico. Isso é importante pq vc pode balizar sua carteira com os cenários macro de juros.

Vale destacar que os gestores de FII de CRI trabalhando na capitação dos melhores retornos com as mudanças de cenários macro mas podemos nos antecipar e capturar, além das taxas, a renda variável.

Valeu!

Capturar

2 curtidas

Eu correria de RBVA11 por seu péssimo histórico com atípicos bancários,
senão me engano problemas antigos de documentações de alguns imóveis (não sei se ainda perduram), fora que tenta virar varejo, mas é puro bancos até hoje,

Cuidado com esse HBRH11 que tem cotista relevante PJ com 31,6% das cotas (fonte ClubeFII), pode acabar sendo acionado pela Receita assim como foi ABCP e outros ( estes que foram acionados por este problema também da mesma gestora do RBVA, que coisa, não?),

Muitos fundos bons, e alguns que não acompanho,

…por acaso, conheci estes dias esse SNCI11, quero dar uma olhada nele mais a fundo, acessei o site de gestão da Suno e gostei das informações sobre ele

4 curtidas

O que acham destes argumentos?

Bom dia pessoal. Estou querendo realizar um troca de XPLG11 para o GALG11 . Alguém acompanha esse ativo ?

A primeira coisa que vejo hoje em dia é a alavancagem do fundo. XPLG parece não ter, e GALG tem uma relevante, então isso tem que entrar na comparação

2 curtidas

Estou levando em consideração . Estou tendendo a trocar … muito obrigado pela retorno :pray:t3:

1 curtida

Não investir em fundo: Minha opinião : Os Fundos imobiliários a menos que seja milionário não consegue replicar a carteira. ETFs muitas vezes são interessantes pra se expor de maneira ampla, e para curto prazo os de RF tem até uma vantagem tributária. FI-infra permite você ter uma carteira com retorno melhor do que comprando debentures diretamente. Desconsiderar um investimento por ser fundo pra mim não faz sentido, você adiciona uma casca de custo, mas depende do que vai ter dentro dele. O único tipo que fujo são os de ações, porque você consegue replicar o fundo e, bem, historicamente a maioria os gestores não conseguem adicionar retorno em cima do benchmark.

Não investir em mercado imobiliário porque as empresas não são perenes? Tem um fundo de verdade porque essas empresas tem um percentual maior de falência historicamente, mas muitas empresas tem um histórico grande. Sonae Sierra, Eztec, MRV, Tenda são mais antigas que a Taesa, por exemplo.

“volatilidade quando você sabe o que está fazendo é amiga do investidor” - Concordo, mas as vezes a gente acha que sabe o que está fazendo e não está (a queridinha do mercado cielo mandou um abraço).

Pra mim faz todo sentido ter os dois (Ações + fundos imobiliários) com expectativas diferentes, talvez pra alguém não faça, mas eu tenho um certo cuidado em seguir orientações de alguém que com certeza está te vendendo um produto (como é o pessoal da AGF).

9 curtidas

Se vc confundir Fundo de Investimento com Fundo Imobiliário quanto a estrutura operacional vc pode concordar com esses argumentos.
Caso contrário é mais perfil de investimento do que “motivo”!

6 curtidas

@heitorod

Então, essa foi a pior parte do áudio, e já vi muita gente rebater isso, mas vamos lá falar novamente, no caso dos FII’s especialmente foi pior ainda, pois não são iguais à nada na bolsa por diversos detalhes técnicos, apesar da tx de administração existir…

Na minha visão os FII’s tornam possível a nossa presença patrimonial em imóveis excelentes e gigantes, sem encomodação com inquilinos (temos em fundos bem diversificados poucos impactos das vacâncias e temos os administradores muito bem pagos para correrem atrás das inadimplências, ele mesmo admite no áudio), lembrando das taxas que eles comentaram… é interessante notar que mesmo as vezes com taxas gordas, mesmo assim é fácil dos FII’s renderem mais que imóveis,

Outro ponto é que quem tem inquilinos ou conhece pessoas próximas que os tem sabe a desgraça que são, especialmente se for no setor residencial, não somente em momentos de reajuste, mas em eventuais inadimplências e choradeiras sem fim,

Geralmente em imóveis o CPF mediano precisa de grandes % de seu patrimonio para ter apenas 1 ou 2 imóveis, e uma vacância dá uma paulada em sua renda, sem contar a liquidez que tem diferença de anos-luz para com imóveis (isso para capital de investimento apenas, descartando totalmente o uso de um imóvel futuramente),

Acho que não há comparações de imóveis com FII’s, a única coisa que espanta a manada dos FII’s são as quedas de preço em mercado bear, coisa abominável pro gado, fora isso, são só vantagens em relação à imóveis se você estudar e escolher bons fundos, falo isso porque estes pontos justificam a existência dos FII’s, para termos opções de investimento em imóveis com paz e qualidade,

E é claro… que se a turma da AGF ler isso, vão rebater pra investir só em ações, bom… daí a discussão se amplia ainda mais, porém mostram ignorância mais uma vez, primeiramente considerando como comum para qualquer CPF ter todo seu patrimônio em ações, eu teria sem medo, sou quase 100% em RV, mas mesmo assim gosto muito do mercado imobiliário, porém sejamos sensatos e realistas: as pessoas em maioria não tem paciência e/ou sequer sabem ler uma DRE, quanto mais fazer uma análise horizontal, então é um papo utópico ter apenas ações para a maioria, nos FII’s isso já se simplifica mais também, modelo de negócio e demonstrações muito mais simples (pelo menos nos fii’s tradicionais),

Sou crítico e descrente no investimento em imóveis, estes sim acho uma categoria muito complicada e apenas pra quem tem grandes montantes de capital, considerando todos os seus riscos, tributação e falta de liquidez, salvo exceção de imóvel para usufruto,

Barsi infelizmente entregou sua ignorância em relação à FII’s quando contou sua experiência com esta categoria (conto do vigário), comprou péssimos fundos na minha visão e com a expectativa errada de performance também, ao invés de renda, sem contar que isso devem fazer vários anos, de 2016 pra cá o mercado veio de 90k pra 1,6 milhões de investidores, então acho que a realidade é que essa turma tinha que simplesmente ficar em silêncio sobre uma classe de ativos da qual não compreendem o suficiente pra opinar, acho que aos olhos de quem entende, eles passaram vergonha e mostraram um resumo irreal desta categoria de ativos, é até desconfiável de que fosse pra hypar e chamar atenção mesmo…

15 curtidas

Obrigado pessoal , pelos contra argumentos.

Eu também acho que isso é mais questao de estrategia. Nao tem certo, nem errado.
Eu já experimentei FIIs e nao cabe na minha estrategia. Alguns motivos particulares:

1. Pelo menos eu perco muito mais tempo estudando um FII do que uma ação.
    Ação rapidinho eu tomo decisão. FII acho muito mais complicado. assim, fico só com as acoes e sobra mais tempo para focar na minha real profissão.

2. Sei que não é o mesmo que fundo de ação. Mas de qualquer forma tem taxa de administração. Eu eu estou correndo de taxas.

3. não considero um setor perene.

4. normalmente o valor patrimonial de imoveis tem crescimento linear, e nao exponencial , como o de empresas.

5. contribuição social. empresas geram muito mais empregos.

6. dividendos das acoes que eu sei escolher sao maiores do que os dividendos dos FIIs que eu (não) sei escolher. Isso tambem bem particular do meu conhecimento.

7 curtidas

Sinto que essa discussão está confundindo o conceito de “setor” para debater a sua perenidade. Na minha opinião, os imóveis, em si, são “perenes”, enquanto que as construtoras e incorporadoras sofrem com ciclos econômicos.

Por esta distinção, entendo que investir nos imóveis (FIIs), diretamente, é muito mais seguro do que investir nas construtoras (ações).

Já em relação aos outros pontos contra, ainda não tenho opinião formada.

3 curtidas

Quando falo em ações, não são acoes de construtoras. São acoes em geral.

O que eu percebo é que a polarização hoje se estendeu aos investimentos e não se restringe à política ou futebol, ou seja, “FIIs é melhor que ações ou vice-versa e pronto”. “Cripto é o melhor investimento”, “RF é melhor que ações”, “ações americanas é melhor do que qualquer ação lixo do Brasil” , enfim.

Gosto da proposta do AGF, porém eles forçam um pouco a barra pois estão vendendo um produto, então acabam puxando a sardinha pras ações.

Sou um entusiasta das ações e nem por isso fico depreciando as outras classes de ativos. Acredito que FIIS e ações são complementares e não excludentes.

Quem espera grande valorização nos FIIS já começou errado e quem reclama que o valor da cota está caindo demais é porque comprou topo. O mesmo vale pra quem espera receber um valor previsível de dividendos com ações, sendo que a renda é variável.

Ainda não tenho FIIs na carteira, pois estou dando preferencia em formatar uma carteira robusta de ações, porém no futuro irei incluir FIIs pois a renda mensal é interessante pois aquele pingado somado ao aporte é de grande valia, sobretudo em dias de queda na Bolsa, onde você consegue capturar as promoções usando o pingado proveniente dos FIIs…

12 curtidas

Boa, tenho um percentual pequeno em FIIs, para justamente dar um colchão mensal na renda.

Muito bestas essas discussões, ações é o melhor, mas não adianta nada se esse não é o sentimento de quem está investindo, vai fazer besteira. Por isso, o melhor para cada um é o que se sente confortável, o que conhece, etc.

5 curtidas