Fundos Imobiliários

1. você está certo, foque onde acha que vai ter um diferencial. Pra mim é o contrário. Acho que prever um fcd de fii muito mais fácil que de ações, principalmente aquelas de crescimento.

2. comprar ações não tem taxas diretas, mas muitas empresas tem gastos com executivos muito maiores que os fiis com gestão, só não é tão explícito.

3. concordo, o problema é que vale para os dois lados. Uma empresa que não corresponda a expectativa de crescimento também pode cair exponencialmente. Mas com certeza, as ações que dão certo vão subir muito mais.

4. os fiis em geral alugam os lugares onde as empresas vão colocar o pessoal delas pra trabalharam, ou estocam e distribuem seus produtos, ou são lugares de venda dos itens. Sem escritórios, galpões e shoppings as empresas não conseguiruan fazer negocios. Além de liberar capital para as empresas investirem em outras coisas ao comprar os imóveis delas.

5. isso aí, foque no que faz sentido na sua carteira e pra você. Existem vários caminhos pro sucesso.

9 curtidas

Valeu pessoal. Muito bom os comentários. Esse forum é top

5 curtidas

Concordo plenamente, tenho ambos também, o grande ponto é entender a função de cada um

Faço o mesmo, investi em FII’s até bater uma “RMG pessoal” kkk em caso de emergência ter grana pra um aluguel ou quaisquer outros custos

Edit:
Inclusive, estes dias comentei com alguns amigos também que é contraditório um homem como o Barsi, que gosta tanto de dividendos, e em uma idade avançada fale tão mal de FII’s, vejo isso como pura falta de informação, talvez uma década atrás este mercado não comportasse o capital dele, entendo isso, mas de lá pra cá, mudou da água pro vinho, com certeza uma % do patrimônio dele em FII’s ia trazer carretas de dividendos (mais do que já vem), não gosto de falar aos outros oque fazer, e nem estou, mas eu com a idade dele vou estar pensando em usufruto não em performance… (ainda mais depois de já ter vencido na vida e ter tudo que tem)

4 curtidas

Vou deixar aqui uma coisa sobre FIIs e dividendos que vi por acaso no Instagram do Otávio Paranhos (recomendo, btw).

https://www.instagram.com/p/CdIfrqsMD0u/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Tem linha com e sem reinvestimento de dividendos. Vejam as ações e vejam os FIIs.

Se quiserem mesmo analisar, peguem a última década e vejam apenas OS MELHORES FIIs. Sugiro pegarem o top 10 FII. Mesmo com viés de sobrevivência , quando comparado a Tesouro IPCA +, o resultado é bastante decepcionante.

Sem falar que Tesouro é risco soberano e que, provavelmente, você não vai acertar os 10 melhores FIIs.

Tem um tópico sobre debate entre FIIs, RF e RV que eu falei o que eu acho: FIIs, do jeito que são hoje, não oferecem bom prêmio de risco e são cheios de taxas. O modelo brasileiro, que não permite alavancagem, FII só tem uma “vantagem”: pagamento mensal de proventos. Se você não precisa receber mensalmente, faz muito pouco sentido, ao meu ver.

Eu incentivo que não confiem em mim. Que façam a análise por vocês mesmos.

Obs: é óbvio que se você acertar o FII e o ponto de compra, você vai ganhar muito dinheiro, como em praticamente qualquer ativo. A questão não é o seu acerto pessoal, é o retorno normal esperado da classe de ativos.

6 curtidas

E adivinha para que eu quero ter FIIs?

Achei bem ruim o ponto dele de dizer que as ações de países desenvolvidos não subiram por causa “do dólar”, quando é o mesmíssimo mecanismo seja euros ou ienes. A performance nominal dos desenvolvidos ex-USA está desde 2007 de lado também (só digitar VEA no google), mas tem moeda forte segurando a barra deles, enquanto o real foi de sobrevalorizado em 2011 (pesquise notícias da Dilma reclamando que o dólar estava muito baixo e ia quebrar o país) a desvalorizado em
2021, e agora deu uma recuperadinha

Quem não tinha exposição ao dólar nessa década se fudeu, basicamente

3 curtidas

Muito bom. Mas será que isso não pode indicar que ações e fiis estão baratos?

3 curtidas

Talvez estejam.

Mas veja bem, tem LIG de 7 ou 10 anos, isenta de IR, pagando IPCA +6.

Tem ação barata que você espera fazer 200~300% em 2~3 anos. O prêmio de risco é brutal comparado com renda fixa.

Qual prêmio de risco dos FIIs hoje? FII, geralmente, você compara com NTNB pra calcular. Eu acho pouco prêmio para o risco. Se você compra shoppping, escritórios, logística etc, você tá correndo risco de economia interna, aumento de inadimplência etc. Caso isso aconteça, a renda vai cair brutalmente. Se a renda cai, a cota cai junto, pra dar algum prêmio considerando a NTNB.

A questão toda é essa: vale a pena correr esse risco para os ganhos que FII oferece?

@resonance

Pra ser sincero, eu nem vi o que o Barsi falou. Mas é isso, se você precisa da renda mensal, pode de ser útil. Do ponto de vista de rentabilidade, acho pouco interessante.

Mas respeito todas as opiniões e estratégias de investimento. Não existe fórmula mágica. Cada um faz o que dá certo pra si.

7 curtidas

Mas o post do Paranhos é juntamente contra qualquer “stockpicking”, seja fii ou ações. Tanto que ele pega ações e fiis “vencedores” e compara com etfs neutrios… ele é da corrente do bogle, e mesmo eu fazendo stockpicking ainda acho que ele tem boa chance de estar certo e sempre me deixa com uma pulga atrás da orelha.

Quem for olhar os últimos 10 anos e acreditar que eles vão se repetir vai comprar só imab11 e ir pra praia. Mas ainda assim preferiria comprar fiis que ações.

Captura-de-Tela-5

Disclaimer: acho que as ações devem ganhar dos fiis quando tivermos uma sequência de anos bons. Só está difícil de eles chegarem.

6 curtidas

Se a economia interna for ruim, concordo que os fiis vai cair, mas essa ação que você espera que suba 300% provavelmente também depende da economia, e se for o caso, vai cair 80%. Ao meu ver não tem almoço grátis. A ação que pode subir muito se tudo der certo e justamente a que vai desabar se não acontecer.

Vou usar o exemplo de uma que tenho em carteira e gosto bastante, a ambipar. Se ela consolidar as aquisições que está fazendo, criar sinergias e conseguir ganhar mercado, o céu é o limite. Mas basta um ou dois anos mal administrada, ou mesmo perder mercado porque as outras empresas se preocupem menos com esg que o valor dela vai cair bastante pra se ajustar as novas expectativas.

4 curtidas

No momento parece difícil de acreditar que veremos as taxas de juros globais continuando a cair como aconteceu desde a crise de 2008 para puxar o IMAB.

Mas você concorda que aumentos nas taxas de juros pra cima é ruim pra todo mundo, imab, fiis e ações. E que é pior pra quem tem uma parte maior do rendimento no futuro, como as ações de crescimento?

Sim. O estudo do cara lá foi incrivelmente oportuno, porque não fechou a janela no final de 2019?

1 curtida

Absolutamente verdadeiro.

A questão é que eu não tenho alternativa razoável para ações. Eu tenho boas alternativas para FIIs, pensando exclusivamente em rentabilidade e risco.

E sim, eu sei que o Paranhos é Bogle. Eu não quis insinuar que ações são boas utilizando ele de parâmetro. Eu apenas esbarrei na imagem e lembrei do backtest que eu já fiz com FIIs. Não era nem recurso de autoridade, foi apenas um lembrete mesmo.

Edit:

Para esclarecer meu ponto: fazer stock ou FII picking é bem difícil. Acertar quais ações e FIIs vão ser os vencedores dos próximos 10 anos é uma tarefa bastante árdua. A questão é: quando você olha para o passado e seleciona os 10 MELHORES FIIs, somente a nata, o que eles deram contra Tesouro IPCA+ foi “meh”.

Por isso que eu digo que do ponto de vista risco x retorno, faz pouco sentido (pra mim).

Agora, se você quer diversificar sua carteira (seja lá por qual razão), precisa (ou deseja) rendimentos mensais, quer investir em imóveis (ish… porque não é bem a mesma coisa), tudo bem.

Eu já tô me sentindo meio chato de sempre trazer essa conversa para o fórum, mas o faço porque eu vejo muita gente investindo em FII somente “porque sim”. Porque o youtuber ou cara de casa de research falou que é bom, porque faz bola de neve e bla bla bla. Pouca gente fala dos aspectos negativos da classe de ativo. Eu investi em FII por uns 2 anos até que resolvi me dedicar mais profundamente a entender onde eu estava me metendo e caí fora em Janeiro de 2020 (pura sorte, aliás).

PS: e eu fico acompanhando FIIs porque eu considero a possibilidade de estar errado, de não estar vendo alguma coisa. Não entro aqui só pra ser o chato não. :rofl:

9 curtidas

Meu amigo, a graça de um fórum é justamente pessoa com pontos de vista diferentes debatendo ideias. Tem outro fórum na internet onde todo mundo fica repetindo os mesmos mantras e eu simplesmente parei de frequentar por causa disso.

Meu ponto é o seguinte, os 20% melhores fiis vão perder de levada pras 20% melhores ações, mas os outros 80% fiis provavelmente vão ser sair melhor do as outras 80% ações.

Mas no fundo pra mim mesmo que a expectativa de retorno agregado possa ser menor, acho que ainda investiria bom meu contexto. Eu realmente acredito na ideia de alocação de ativos, com % fixos em casa classe, então ter duas classes de ativos com expectativa de retorno positiva, não inteiramente correlacionados e, mais importante, sujeitas a riscos diferentes já valeria a pena.

17 curtidas

Em 17/05 VIUR11 desdobra 1:10:

Aprovação do desdobramento da totalidade das cotas de emissão do Fundo (“Cotas”), utilizando por base a posição de fechamento do Fundo em 16 de maio de 2022 (“Data-Base do Desdobramento”), na proporção de 1:10, de forma que, após o efetivo desdobramento, cada Cota existente passará a ser representada por 10 (dez) novas cotas (“Novas Cotas”). Sendo assim, depois do desdobramento, para cada Cota existente serão atribuídas ao respectivo titular 9 (nove) Novas Cotas, totalizando 10 (dez) Cotas. As Cotas advindas do desdobramento passarão a ser negociadas na forma desdobrada a partir da abertura dos mercados do dia 17 de maio de 2022, observados os procedimentos da B3, e serão da mesma espécie e classe, conferindo aos seus titulares os mesmos direitos das Cotas previamente existentes. Após a realização do desmembramento das Cotas, o patrimônio do Fundo, representado por 2.694.622 cotas, passará a ser representado por 26.946.220 cotas. Adicionalmente, serão creditadas nas contas de depósito dos cotistas do Fundo no dia 19 de maio de 2022.

Será que querem atrair novos investidores com preço baixo na cota?

1 curtida

Não gosto da cota de R$10. a 100 é bastante acessível visto que um tesouro Selic já exige mais que isso, 50 seria um limite, abaixo disso vira distribuição de rendimento com fração de centavo.

4 curtidas

O pior é tijolo de 10, papel ainda tende a segurar no 10, tijolo se der errado vai a 5, e haja volatilidade

Shoppings nos estados unidos são construidos longe de áreas urbanas, se não me engano. São muito diferentes do Brasil.

2 curtidas

Respondeu um post de 2017 :flushed:

Quanto a shoppings, acho que os brasileiros são melhores que os americanos, por vários motivos, sou otimista para longo prazo.

No momento estou sem nenhuma posição em shopping, última que tive foi uma posição média em Mult3, mas realizei lucro, se der outra queda forte recompro, se não fico de fora sem problemas…

3 curtidas

Reconheceram a cagada que fizeram…
Segue o jogo…

Gestores provavelmente vão ficar mais espertos e serem mais transparentes nesse quesito.
(Pelo menos é o que deveria acontecer hehe).

7 curtidas