Fundos Imobiliários

Olá pessoal!
Nesses dias pesquisando um outro FII para entrar na minha carteira, me deparei com o JURO11 um FI-infra (nem sabia que existia…) fundo cujos recursos são aplicados em projetos de infraestrutura (debêntures dentre outros). Vários projetos de empresas conhecidas nossas tem o JURO11 como credor (AES, Unipar, Ambipar, Aegea, Light, Simpar… ). Além de um yield atrativo, não há incidência de IR na venda (ganho de capital). Algum colega já investiu em um fundo desse tipo?

Para quem desejar, segue link de relatório interativo: Microsoft Power BI.

Abraços e bons investimentos!

6 curtidas

Ola boa noite !

Não conhecia esse fundo . Gosto muito dessa modalidade . Tenho em carteira posições em 4 ativos :

• CPTI11
  • KDIF11
  • BDIV11
  • BDIF11

Existe um tópico específico de fundos de infra. Tem muita informação boa:

5 curtidas

Sim, tenho KDIF e CPTI.
Se for ter mais de um, recomendo dar uma olhada nas carteiras, poque tem muita sobreposição. Você pode acabar comprado dois fundos e ficar exposto às mesmas debêntures, o que no fim das contas não adianta nada.

Outro ponto que vale salientar é que alguns fundos, tipo CPTI, podem apresentar rendimento maior poque fazem muito giro de papeis, aferindo ganho de capital. Nem todos os fundos fazem isso.

Tem tópico específico no forum, como apontado pelo colega acima.

5 curtidas

Pessoal, vi essa matéria com relação a aprovação de liquidação do IBFF11.

Ainda tenho algumas cotas desse fundo com PM em 74,64. Mas confesso que não sei como funciona na prática quando um FII é liquidado.

Poderia me dar um norte para entender essa situação para tomar uma decisão mais assertiva, vender ou aguardar a liquidação?

Se você não tem muita aversão a prejuízo, sair logo te permite alocar em outra coisa mais rápido. Ficando, é meio análise de risco, o fundo negocia abaixo do VP no secundário, mas teoricamente pode ser liquidado mais próximo do valor do VP. Aí é acreditar na gestão e na capacidade de desovar esses ativos a preços sem muito deságio, é difícil especular

1 curtida

Olá! como vão?

Comecei a investir em fiis, e montei uma carteira inicial com 3 fundos. O que vocês acham deles?

XPML11
URPR11
SNCI11

1 curtida

Problemas que vejo nesses ativos:

URPR é um fundo de papel dos mais arriscados que tem. Eu não compraria só pelo yield, tem que estar realmente preparado para talvez ver default na carteira dele

XPML está com uma alavancagem cara em período de carência, então das duas uma: ou a distribuição vai cair muito quando começarem a amortizar, ou vai ter uma emissão de cotas para liquidar o CRI, ou vão vender alguma coisa no portfólio

3 curtidas

Atualmente estou com esses fundos, excluindo alguns com pequenos prejuízos (Figs, Brcr, XPLG e Rect):

• TGAR
  • DEVA
  • HCTR
    GGRC (único negativo com um preço médio de 136,00)

Eu não tenho um olhar tão técnico sobre esses fundos, sempre acompanho pelo fundsexplorer.

Penso em aumentar a posição deles, mas ainda não estou certo se estão tão atraentes. Que acham?

Poderia explicar sobre o XPML? Não entendi isso de alavancagem cada em período de carência.

Basicamente ele pegou dinheiro emprestado com um CRI e está num período que ainda não começou a pagar esse empréstimo…quando começar, pode ser que a distribuição de rendimentos venha a cair…o ideal é pegar o Relatório Gerencial dele para ler e ter mais detalhes, sugiro fazer isso com todos os FIIs que tem ou quer comprar…

4 curtidas

Para ver alavancagem, o mais fácil costuma ser o informe mensal

Normalmente o passivo de FII são só as obrigações mensais, então ele é bem pequeno. Mas no caso do XPML a gente vê que o passivo é de 700 mi, 650 mi são obrigações por aquisição de imóveis, que geralmente é um CRI por causa das limitações dos FIIs de tomar dívida

Para saber detalhes do CRI, aí tem que ver o relatório gerencial. Dependendo da qualidade do FII, é um inferno descobrir isso, mas o XPML é direitinho, tem uma tabela

Dá para perceber que se o fundo estivesse pagando as parcelas em tudo, elas seriam pesadinhas

Não tenho nada contra alavancagem, mas é sempre um risco a se considerar. A gestão sempre vai dizer que está tudo equacionado até o dia em que dá merda, como no RECT11. Também está cada vez mais difícil não aceitar alavancagem, o único FII de shopping sem (dos ativos, obviamente) é HGBS11

7 curtidas

@jelsilva eu não tenho nenhum destes FIIS.
Na época que entrei em DEVA eu analisei também URPR e HCTR e preferi ficar com DEVA.
Senti um certo medo de URPR.
XPML eu já analisei mas nunca comprei.
SNCI eu nunca analisei.

Os que que tenho são: BTLG, DEVA, MXRF, RBRL, TGAR, TORD, TRXF e VINO.
Para o momento parei de aportar em TORD e VINO.
Estou aportando em apenas um FII por mês, conforme a conveniência, os meus favoritos dos últimos tempos são TGAR e DEVA. TRXF também está razoável.
O último que entrei foi BTLG.

5 curtidas

Eu acabei entrando no relatórios e vi esses CRIs.
Meu deus, achei bem ruim isso tbm.
Não combina com FII ter divida na minha opinião.
Tenho que prestar atenção em quais que terão esse custo no futuro.

Gostaria de compartilhar esse artigo com vocês:

https://www.sagoinvestimentos.com.br/post/investir-em-fundos-imobiliários

3 curtidas

Pessoal tá forçando tanto a barra para criar pânico que está conseguindo umas migalhas. É incrível a pessoa investir em FII e não entender nem o básico de como é estruturado

10 curtidas

Seria tipo o dono do imóvel ficar com medo de perder o apartamento porque a imobiliaria que gerencia o aluguel dele está quebrando

6 curtidas

Tudo isso por causa do lance do CS?

1 curtida

Fundos da CSHG fizeram máxima dia 30, que foi quando começaram as notícias, e só tem caído nesses 2 pregões. A queda é pequena, mas comparado ao IFIX é grande, o índice tá no zero a zero desde sexta, e os fundos acumulando queda de 2 a 5%, tanto tijolo quanto papel deles

2 curtidas

So sei que voltei hoje ao HGLG e HGRU
Tinha vendido depois da forte subida

2 curtidas

Menor sentido mesmo…

https://twitter.com/peedro_avila/status/1577696923435286529?t=w8eTTU0IGZPzt_-tDW_uRg&s=19

5 curtidas