Fundos Imobiliários

Pessoal, puxei um material aqui da Nord Research falando favoravelmente sobre o VIGR11. Estou colocando o link de acesso a este material diretamente da fonte, cujo acesso é livre (espero não estar ferindo alguma regra do fórum).

Sou novato na “cena” de investidores, estou lendo muito ainda e aprendendo bastante, aqui e com leituras e estudos por fora. Gostaria de saber o que vocês pensam sobre. Notei que esse FII já foi mencionado aqui no fórum em 2019, como ele está sendo referenciado novamente pela outra plataforma achei interessante levantar a informação para discussão.

Complementando essa minha publicação, segundo a analista financeira autora do documento, é atrativa a compra de papéis desse FII quando o P/VPA ocorrer abaixo de 1,05. Busquei informações junto ao próprio site da Valora e em outras plataformas, e pelas minhas contas o índice P/VPA está em 1,0436. Faz sentido comprar nesse momento?

2 curtidas

Olha, dificilmente tem algo muito especial no fundo X, seja qual for. É uma carteira CDI + 4,6, no líquido fica CDI + 0,8*4,6 - 1 = CDI + 2,68. É um rendimento bom, mas a taxa de performance é alta, e o perfil do fundo é high yield, 95% em residencial. Marcada a mercado a taxa deve estar maior, mas tem o ágio, sem informação deles não tem como saber isso definitivamente

Fundo de CDI hoje acho ok se a pessoa estiver em um momento extremamente rentista, provavelmente vai ser a opção que maximiza o juro real nos próximos 6~12 meses, mas em algum momento o ciclo vira e vai haver perda de capital quando o mercado antecipar os cortes de juros, trazendo esses fundos de volta à média. Só ver o que aconteceu com os fundos de IGPM em 2020, e os de IPCA depois, tudo negociava com ágio

Não acho uma recomendação horrível dependendo do que a pessoa quer, mas não tem nada imperdível também

3 curtidas
4 curtidas

Alguém acompanha XPCI11?
Vi que alteraram a administradora e o FII caiu bastante, parece que está abaixo do VP. Será que é oportunidade de compra?

Esta bem abaixo do valor patrimonial, mas parece que o spread dele nao é muito bom e ele tem bastante ipca, por isso está bem abaixo do valor patrimonial.

A carteira do fundo não é melhor do que os créditos privados que você consegue comprar na corretora, e você paga tx de adm por cima. Então é bastante natural estar abaixo do VP.

Acho que pode até ficar abaixo do vp, mas não acho normal. Por que alguém criaria um fundo para depois vender abaixo do vp? (Entendo que no mercado secundário hoje tem muito funco abaixo do vp … Meu comentário é só sobre a naturalidade disso)

Porque entra ano e sai ano, pessoal precifica fundo imobiliário pelo yield.

Como os fundos pagam IPCA de um mês e mais algum spread, com a deflação os rendimentos caíram muito. E a tendência é quando a inflação voltar ao normal os fundos voltem pra perto do VP.

Falando de forma geral, não tenho acompanhado o XPCI11 pra avaliar melhor, mas parece ser o caso porque os dividendos deles caíram em torno de 20%.

image

5 curtidas

Eu gosto muito do fundo, e reiniciei posição nesta queda… Ainda é uma posição pequena, mas se cair mais, compro mais.

Carteira muito diversificada com titulos de baixo risco, com 10% de desconto em relação ao VP, me parece muito interessante…

4 curtidas

A EVOLUÇÃO do MERCADO IMOBILIÁRIO vai começar - Tokenização de Ativos do Setor Imobiliário entenda - YouTube
image

Pergunta sobre #fiis Fiagro!! - YouTube
image

1 curtida

Método de Investimento em Fundos Imobiliários

5 curtidas

1 curtida

Mais um estudo, mostrando que FII segue o mesmo padrão de outros fundos, onde o foco é o gestor ganhar.

https://www.reddit.com/r/investimentos/comments/ugi9y1/proventos_de_fiis_de_tijolo_seguem_o_ipca_fiis/

3 curtidas

Seria bom comparar com o mercado imobiliário físico. Pelo meu apartamento, acredito que o valor continua mais ou menos o mesmo a um bom tempo, mas pode ser impressão minha. Se tiver algum estudo para compartilhar, seria interessante.

1 curtida

Pq pra mim a questão de FIIs acho mais interessante comparando com investir diretamente para renda. Nesse caso considerando imóveis construídos.

1 curtida

O que me impressiona em fii de tijolo é que pelo menos na minha região o aluguel de um imóvel rende uns 0.25% a.m. (isso sem considerar o IRPF e imobiliária). Sempre fico impressionado com o rendimento de fii .

3 curtidas

As consultorias imobiliárias como Colliers e Buildings costumam divulgar esses estudos principalmente para os mercados de escritório e logística. Tem regiões que o preço pedido hoje é menor que o de 2013 em termos nominais, imagina então em termos nominais. (inteligenciademercado)

Por exemplo, pra São Paulo está assim, imagina Rio de Janeiro (não achei um com o gráfico todo, então vai separado em 2)

Logística só tenho o recente, mas na internet deve ter o completo. Nesse a situação está um pouco melhor.

image

Minha opinião é que não tem muito como o fundo, se não for muito mal ou bem administrado, fugir do resultado dos ativos que investe, menos as despesas. Se os ativos investidos estão numa fase ruim do ciclo não tem muita escapatória.

Acho que a principal discussão deveria ser do tipo “algum dia vamos mudar pra parte boa do ciclo?”, “os escritórios no Rio de Janeiro algum dia vão chegar perto de ter uma vacância decente, etc etc…”

Visão da Colliers sobre os ciclos

image

12 curtidas

Perfeito, porque acho que a comparação válida é essa aí e não comparar com ações por exemplo.

Se caiu ou andou de lado nesse período, é bem provável que em termos patrimoniais os fundos equivalentes ficaram próximos a isso.

4 curtidas