GBIO33 - Biotoscana Investments SA

Deixei de comprar entre 7,50/8,00 entre junho/julho por esquecimento mesmo. Acho o risco retorno aceitável mesmo nesta faixa de 9,00/10,00 pelo potencial doa gatilhos ! Para quem comprou oibr3 aqui é uma itsa4 :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

3 curtidas

Fato relevante comunicando a assinatura de compra e venda das ações com a Knight Therapeutics Inc. por R$ 10,96…

3 curtidas

Boa! Acho que vendou barato (pensei que iria sair na casa dos 12 mesmo), mas feliz com o bônus em cima da cotação atual!
Torcer para dar tudo certo agora na negociação!

1 curtida

Valeu a comprinha de última hora ali.nos 9,60/9,80 !!

Então,mas o que acontece agora? Fecha-se o capital e os detentores vendem por esse mesmo preço, caso queiram? E se não quiserem vender?

Olá. Se não quiser, não precisa vender… pode ficar com o papel.

Vender seria exercer o direito de tag along… A empresa tecnicamente continuará listada na bolsa (apesar de eu achar que eles vão querer fechar o capital mais adiante). Bem, mas é comum nessas situações de troca quererem fechar o capital da empresa.

Minha opção será vender o papel por 10,96… isso dá uns 30% de lucro, descontado IRPF, sobre meu preço de compra de uns 5-6 meses atrás… e penso que o valor naturalmente seja negociado abaixo disso após concretizada a venda e o risco de fechar capital. Not bad!

Então, mas a gente fica sabendo de forma expressa se for fechado capital?
Pelo que estou entendendo funciona assim, por favor me corrija se estiver errado:
1- Mudança de controlador, possibilidade de exercer o tag along pelo preço que foi cotado o papel.
2- Caso não tenha interesse na venda, tudo normal, fico com o papel listado na bolsa e suas variações;
3- Futuramente, possibilidade de fechar capital e nova possibilidade de tag along?

1 - sim
2 - quase certo que sim
3 - para fechar capital há uma série de requisitos (ex. ter um % mínimo de aprovação do float), tem que fazer um pedido com 12 meses de antecedência, tem que seguir regras junto a CVM para definir o preço na OPA. Daí vai ser oferecido ao acionista esse valor por ação. Se nao aceitar, fica sócio de uma empresa privada, o que é uma droga. Bem, tem história de OPAs de boas empresas: souza cruz, Paraná banco (estava nessa) eb multiplus (perdi grana com essa). Teve tentativas de fechar capital como a Unipar, e ações sendo depreciadas agora porque o controlador demonstrou interesse em fechar (cristal e smiles). Mas a regra é ninguém quer ser sócio de uma empresa de capital fechado.

No caso da gbio, o controlador já tem ações na bolsa de Toronto… provavelmente não quer uma subsidiaria a mais em bolsa.

2 curtidas

Então, aqui reside o centro da minha dúvida: Nessas situações ocorrem dois OPA´s? Uma na alienação do controle e uma futura em um possível fechamento de capital pela nova controladora?

sim… está havendo a troca de controle… e tem a OPA devido ao tag along.
Se quiser fechar capital, é outra história depois.

Qual é tua tese para não vender agora as ações?

Ela continuar listada na bolsa e se valorizando mais, uma vez que é uma case bem interessante em um mercado bem fechado…mas só estou iniciando…

1 curtida

eu acho que o valor que a Knight Therapeutics conseguiu de 10,96 foi um otimo preço, e como ela vai continuar sendo listada, penso em manter as minhas…
Numa possível e provavel OPA para fechar capital, ela possivelmente terá que ofertar um preço acima disso, mais ou menos como foi com Parana banco, não acham?

não necessariamente… geralmente eles oferecem um preço que quiserem e a CVM aceita ou não isso… no geral, fala-se muito em uma média dos meses anteriores ao fechamento… como é Brasil, nada impede que até tentem depreciar empresa e balanços, como tentaram com unipar e parece estar acontecendo com cristal agora… No Brasil, adoram chutar o minoritário para fora de negócios lucrativos!

Acho que vale mais do que 10,96, mas vou embolsar meu lucro (dá uns 30-35% e não ser ganancioso), e não me expor ao risco… mas não tem certo ou errado aí… vai do perfil de cada um!

1 curtida

Penso igual. No meu caso, já caí fora com meus 15% em 10 dias e parti para outra. (no caso, card3).

3 curtidas

Alguma informação relevante sobre essa queda de hoje?

fato relevante… pagamento de 80% no ato (8.76 por ação), e 20% ao longo de 3 anos… não sei como será o fluxo de caixa para o investidor…
deixei ordem de compra a 8.91

FATO RELEVANTE
ALIENAÇÃO DE CONTROLE - ATUALIZAÇÃO
BIOTOSCANA INVESTMENTS S.A. (“Companhia” ou “GBT”) (B3: GBIO33), um dos maiores grupos biofarmacêuticos da América Latina, vem a público informar, em complemento ao Fato Relevante de 21 de outubro de 2019, que tratou da assinatura do Contrato de Compra e Venda de Ações entre os acionistas controladores da GBT, como alienante, e a Knight Therapeutics Inc. (“Contrato de Compra e Venda” e“Adquirente”/“Knight”, respectivamente), referente à alienação de 51,21% da Companhia (“Alienação de Controle”), que seus acionistas controladores informaram que o Adquirente protocolou, na data de hoje, perante as autoridades canadenses aplicáveis, o formulário 51-102F3, detalhando o seguinte:
O preço de aquisição da Alienação de Controle é de R$596 milhões (“Preço de Aquisição”), sendo R$10,96 por ação ou BDR. A quantia equivalente a 80% do Preço de Aquisição será paga aos alienantes no momento do fechamento da operação e os 20% restantes serão depositados em uma conta escrow, para assegurar a obrigação de indenizar dos alienantes, cujos valores serão liberados em parcelas iguais durante um período de 3 (três) anos, descontadas as demandas nos termos e condições previstos no Contrato de Compra e Venda.
Espera-se que o fechamento da operação de Alienação de Controle ocorra no dia 29 de novembro de 2019, e que seja totalmente financiada por meio de recursos disponíveis em caixa da Knight. Após a conclusão desta primeira etapa, a Knight se tornará acionista controladora da GBT e elegerá seus representantes no Conselho de Administração da Companhia.
Conforme já informado pela Companhia: (i) a Alienação de Controle está sujeita a determinadas condições precedentes usuais neste tipo de operação e não haverá submissão ao CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica; e (ii) como consequência do fechamento da Alienação de Controle, o Adquirente deverá lançar uma oferta pública para a aquisição das ações e BDRs remanescentes, de acordo com o artigo 12 do Estatuto Social da GBT.
Conforme informado pelo Adquirente, a oferta pública será lançada em termos e condições similares aos da Alienação de Controle e também será financiada por meio de recursos disponíveis em caixa da Knight.
Após a conclusão da operação de aquisição de 100% da GBT, a Knight espera desembolsar o valor total de aproximadamente R$ 1.164 milhões pela aquisição das ações e um total de R$1,318 milhões referente ao entrerprise value, incluindo a dívida líquida de 30 de junho de 2019.

https://www.pressviewer.com/profiles/investor/NewsPrint.asp?v=6&b=2320&ID=91463&m=rl&g=1058

Press Release da knight sobre a compra da GBIO33.
Plano parece mesmo adquirir todo float.
OPA pode levar de 4 a 8 meses.

4 curtidas

Deixa ver se entendi então, preço de fechamento dela na sexta-feira (dia 13/12) foi de 9,06.
Se eu comprar ela na segunda-feira agora por 9 reais, eu vou ter direito a vender ela por 10,96? Sendo que 8,77 (80%) eu recebo no ato e os outros 20% ao longo de 3 anos?

Ou isso só vale para quem tinha ações quando do fato, e quem comprar agora precisa esperar um novo valor que eles vão definir pelas ações restantes?

Obrigado, nunca participei de uma OPA antes.

Tem direito de vender por 10,96… eu mesmo quadrupliquei minha posição nela (entre 8,80 e 9,05).

Não está claro se vai receber 8,77 e o resto em 3 anos, mas o mais provável é que não (receba todo o valor no ato). Pelo que entendi esses 20% são uma “garantia” caso o controlador anterior tenha pisado na bola em algo… Mas mesmo se for em 3 anos, vale a pena o valor.

1 curtida