Fico na duvida se nao tem como motivo a reforma tributaria…
Quem investiu aqui nos últimos 2 anos provavelmente está no prejuízo.
Empresa de varejo, custos de produção em dólar, com receita em reais. Endividada, com Selic em alta e com altos impostos a pagar logo mais.
Imagina a dificuldade de dar lucro nessas condições.
É bug no meu painel ou que virada de mão foi essa ?!? De uma queda de 15% pra subida de 5% em meio pregão ?!?
brasil nao é para amadores
“Parece” que vai ser fusão com a EMS"
Ainda soltam no meio do pregão KKK
Pegadinha do Malandro.
Yeah, Yeah!
Saiu o fato relevante:
Pra mim as avaliações de valor pra OPA são muito mal feitas, tentam avaliar o mais baixo possível pra ferrar com o minoritário, conforme foi a OPA da Cielo. Os caras não abriram o lucro líquido da EMS, mas sendo que ela vende muito mais genérico, deve ser bem mais baixo que o da HYPE3.
Último balanço que achei da EMS na internet é de 2022, receita líquida de 5.7 bi e lucro líquido de 311 mi. A HYPE3 em 2022 tinha receita de 7.5 bi e lucro líquido de 1.7 bi.
Creio que em 2 anos a EMS não chegou nem perto ao patamar de lucro da Hypera. E mesmo assim, o EV da EMS no documento da oferta está até maior que o da Hypera.
Eu investi antes (por volta de 2020) e sai no lucro no final de 2021 para 2022, mas foi por outros motivos que sai (governança, processos judiciais e questões tributárias), não os citados.
Se tivesse mantido até hoje, eu estaria no zero a zero considerando os dividendos…
Varejo: Muita gente costuma pegar uma definição e usar isto sem analisar. É varejo? Sim, pode até ser, mas é uma empresa farmacêutica… ela está longe de sofrer o que sofrem empresas como Casas Bahia, Petz, Assaí e etc. É só olhar a margem bruta dela que verá que é muito diferente! Ou seja, não tem problema com margens baixas e a necessidade de ganhar no giro, o que levaria a empatar muito mais capital de giro.
Custo de produção em dólar, sim, mas costuma ter poder de repassar estes custos. Receita em reais sim também, mas costuma repassar os custos. É só olhar o histórico que você verá que as margens não costumam oscilar tanto pra baixo quando o dólar oscila para cima…
Sobre estar endividada, na minha opinião a alavancagem está controlada. O Ebitda costuma cobrir com folga as despesas financeiras. Não me preocuparia muito com isto, já que é sempre bom fazer uso de algum nível de capital de terceiros.
Sobre os impostos a pagar, isto realmente preocupa.
Não me parece estar sendo difícil gerar lucro nos últimos anos:
Vamos ver o que acontecer com esta fusão, se vai ter mesmo. Caso ocorra a fusão, se vai continuar na bolsa e etc. Como acionista, eu estaria “P” da vida com este preço de 30 reais (principalmente se for pra fechar capital), mas se for continuar na bolsa, a fusão pode gerar ganhos no longo prazo.
Neste patamar de preço abaixo de 22 reais já estava me chamando muito a atenção para voltar, mesmo considerando a questão tributária…
Se fecharem capital a 30 reais eu vou ficar muito puto. Vai ser de graça . Meu PM está em 26 ( sem contar os dividendos ) . Arrasto ela faz 2 anos e acabei de aumentar posição
Acho que não fecha não.
A proposta era para HYPE3 comprar EMS.
EMS ficaria sendo controlada por HYPE.
Mas aquele movimento de ontem foi muito premeditado.
Insider rachou de ganhar dinheiro.
Tem hora que até desanima investir assim.
Mas ainda tô comprado.
O problema são as informações superficiais e desencontradas, a informação mais detalhada que encontrei até agora é de que foi oferecido aos acionistas de HYPE3 a opção de vender 20% das ações a R$30,00 e o restante seria em ações da nova empresa resultante da fusão que seria listada no novo mercado, o que não é o caso da EMS, ainda segundo a proposta foi feito um estudo das possíveis medidas propostas pelo CADE e que não seriam relevantes, o que eu discordo. Especula-se que a Hypera fará uma contra proposta. Mas, como eu disse até agora só achei especulações ou informações superficiais e desencontradas.
Fato relevante completo, contendo proposta integral feita por EMS:
Rejeitaram a proposta.
Foi apenas uma manipulação descarada pra insider encher o rabo de dinheiro.
Eu adorei a resposta da empresa:
"…
(a) o portfólio de produtos da EMS, substancialmente focado em medicamentos genéricos, não está alinhado com os segmentos que a Companhia avalia como estratégicos;
(b) a Companhia e a EMS têm cultura organizacional e práticas de governança corporativa absolutamente distintas, sendo a Hypera uma companhia aberta desde 2008, com substancial dispersão acionária, e a EMS uma empresa familiar de capital fechado; e
(c) a avaliação atribuída à Companhia na Proposta subestima significativamente o valor da Hypera.
A Companhia lamenta que a Proposta lhe tenha sido enviada ao mesmo tempo em que divulgada pela imprensa e ainda com o pregão em curso, e registra que zelará pelos interesses da Companhia e dos seus acionistas, assim como pelo cumprimento das normas aplicáveis ao mercado de valores mobiliários.
…"
Que lapadas!
Continuo interessado em voltar, mas aguardando o resultado desta mudança de estratégia que fez a ação despencar.
Vamos ver pra onde o preço dela vai. De segunda pra cá ela tem oscilando muito 4/5% pra cima e bora baixo .
Estava comprando nos 26/27, mas agora vou esperar pra vê.
Pouco mais de 7% das ações em circulação .