HYPE3 - Hypera

Para falar a verdade, não me lembro de ter feito. :thinking: :grinning:
Qual valor você chegou?

Sem Takeda e Buscopam, 44.

Com ambos: 60-75.

Isto num setor com múltiplos mais elevados, para uma empresa que está a menos de 19% da mínima do ano e que tem bons dividendos.

Provavelmente este desconto se deve ao histórico recente de envolvimento com corrupção, apesar que neste caso a empresa será ressarcida:

Na dúvida, aproveitei a queda de hoje e iniciei posição, separando uma parte para comprar mais em eventuais futuras quedas…

4 curtidas

Comprei ela em 20/05 e estava quase vendendo depois desta notícia. Mas será que essa alta virá ?
Meu PM é R$28,22. Na época da compra eu achei o preço bem interessante, o pico pelo que vi foi R$41,78 em 04/03/2020

1 curtida

Seu PM está ótimo!

Geralmente aumento de lucro = valorização da ação. A empresa está sendo negociada hoje a 20 P/EBITDA. Com este guidance seria negociada a 7 P/EBITDA neste patamar de preço…

Mas tem que ver qual o seu objetivo e a sua carteira…

Eu estou muito exposto a empresas que já subiram muito como TRIS3, MOVI3, TUPY3 e outras mais relacionadas ao crescimento da atividade econômica; isto porque, quando comprei, elas estavam muitos baratas e eu achei que havia um exagero na análise do impacto da pandemia nestas empresas. Não vou aportar mais nestas ações nestes preços pois acho agora que o impacto desta pandemia na economia está subavaliado. Por exemplo, o setor da construção civil está todo ele negociando a um P/L de 15.

Meu objetivo na compra de HYPE3 é estar exposto a um setor resiliente (pode crescer independente da atividade econômica) e favorecido pelo envelhecimento da população. Aliado a isto, tem um bom retorno sobre o capital e ainda paga bons dividendos (próximo ao CDI na minha cotação de compra). As outras empresas que se encaixam neste perfil estão com múltiplos muito elevados: GNDI3, HAPV3, RADL3, PNVL3, PFRM3 (está eu comprei bem barato).

Com toda esta alta do IBOV e de muitas small caps, estou procurando comprar ativos com menor risco e/ou que não acompanharam a recente alta.

6 curtidas
2 curtidas

Vale só ressaltar que este caso de corrupção não é notícia nova. Se não me engano, a denúncia ocorreu no final de 2017 ou início de 2018, afastaram na época o presidente, que é também o acionista controlador, e instauraram um comitê de investigação independente. A confirmação é, na verdade, quase que uma boa notícia, pois diminui o risco de isto se prolongar indefinidamente ou terminar sem possibilidade de acordo.

1 curtida

Aproveitei para fazer o FCD, que fiz um pouco rápido, mas não deve estar muito errado.

Utilizei um crescimento de 13%, 46,5% e 10% nos três primeiros anos e de 9% do quarto ao décimo. Margens incorporando as sinergias, mas sendo conservador. Fiquei em dúvida sobre o imposto, pois a HYPE praticamente não paga, seja pelo incentivo da Lei do Bem ou por estar sempre pagando JCP. Para tentar chegar num meio termo e tentando antever a reforma tributária, utilizei uma alíquota de 25% ao invés de 34% ou a efetiva que eles pagam. Perpetuidade com base no Price to Sales Ratio do site do Damodaran. Tentando este ou aquele ajuste, me pareceu que o preço justo estaria entre R$50-55.

7 curtidas

Continuo observando de fora, no momento não vislumbro uma margem de segurança muito grande para a empresa, por dois motivos:

As aquisições da Takeda e da marca Buscopam deixa a Hypera com um portfólio mais forte, onde olhando paras as sinergias poderá incrementar 20% no faturamento anual da companhia.

Porém, apesar de positivo e de estar visualizando isso no valuation atual da Hypera, considero também as notícias em relação a Governança e benefícios tributários, onde recentemente houve fatos ligados a investigação do Ministério Público Federal em algumas operações na companhia por pagamentos indevidos e outros problemas. Outro risco de governança é a perda do benefício tributário nas operações em Goiás, dado que pode ocorrer mudanças na tributação por conta da situação financeira deste estado. Então, colocando na balança o ponto positivo e o negativo faz com que eu fique de fora. Todavia, sigo acompanhando.

1 curtida

Na minha opinião, tivemos um bom resultado. Eu esperava que ela sofresse pouco na pandemia, mas ela surpreendeu conseguindo aumentar o lucro:

https://www.euqueroinvestir.com/hypera-hype3-alta-lucro-balanco-2tri20/

Analisando o balanço, é importante ressaltar que entrou um pagamento de quase 107 milhões feito pelo controlador que citei neste post: HYPE3 - Hypera - #63 por fabio_barbosa . Contudo, no segundo trimestre de 2019 ocorreu um crédito de imposto de renda de mais de 84 milhões. Sendo assim, descontando estes efeitos não recorrentes, ainda assim o lucro teria aumentado mais de 14% e isto num cenário de pandemia com queda nas vendas de remédios “com receita” que geralmente tem margens maiores.

Após este resultado, continuo muito tranquilo em manter posição na espera dos ganhos de sinergia e crescimentos advindos das 2 aquisições recentes que só irão afetar os próximos resultados. A empresa está negociando apenas 23% acima da mínima do ano, sendo que ela vai sair desta crise melhor do que entrou.

P/L P/VP ROE Margem Líquida
18,99 2,39 12,60% 29,99%
10 curtidas

agora sim

10 curtidas

Tenho lido o outro lado da moeda, para entender o que pode estar precificando a ação para baixo

Um ponto a se pensar é que a Hypera é uma empresa “nova”. A Hipermarcas nunca foi um primor de negócio, até acharem essa veia farmacêutica recentemente. Existe um certo questionamento quanto:

  • À capacidade dos gestores em manter esse novo ramo lucrativo, já que o histórico deles não é tudo isso

  • À própria continuidade do negócio pensando em 10, 20 anos, já que a Hipermarcas nunca teve medo de vender seus ativos, deixando um acionista de longo prazo a ver navios e com um valuation bagunçado para planejar um futuro mais distante

Um contraponto possível é que a Hypera começou até a fazer P&D (no nível que isso possa existir no BR, na área farmacêutica), então eles demonstram quererem valorizar e investir nessa linha atual

De qualquer jeito, vejo isso como um potencial risco do negócio que eu não considerava. Minha margem para compra vai ser maior, e se valorizar muito começo a vender mais rápido. Mas para o curto prazo, não vejo essa ação abaixo de 40 ano que vem, a não ser que tenhamos mais surpresas, ou o mercado decida derrubar mais ainda o valuation dela (o que no setor de saúde é bem difícil). Mas com ações, nunca se pode cravar nada

6 curtidas

Concordo que é uma empresa “nova”, já que ela concluiu sua mudança total para o setor farmacêutico em 2017 (oficialmente via assembleia em 2018 com a mudança de nome).

Discordo um pouco sobre a Hipermarcas, já que que eles buscavam sempre crescer (muitas vezes via aquisições) até a definição da mudança de ramo. Quando eles decidiram reestruturar a companhia realmente começaram a vender, mas com um objetivo definido. A Hipermarcas sempre foi uma empresa lucrativa, com exceção de trimestres isolados e por motivos pontuais; além disto, a receita dela também era crescente…

Na minha opinião, hoje a Hypera tem um rumo definido, com bastante investimento nesta área farmacêutica. Sobre venda de ativos, não tenho me preocupado muito com isto de acordo com os últimos movimentos dela.

7 curtidas

Acredito que o mercado esteja castigando o histórico e desconfiança com a empresa… se ela conseguir levar a operação com lucro e melhorar o panorama antigo ainda que algo mediocre, sem precisar se transformar numa outra cia… já é mais que suficiente para dar bom retorno aos acionistas…

5 curtidas

Recentemente comecei a acompanhar um pouco mais de perto a empresa.
Possuem alguma opiniao sobre essa negociação da hypera?

1 curtida

Particularmente não gosto, acho que poderia ter maneiras mais baratas , efetias com risco de corrupção menor que se aproximar do futebol e cartolas…

3 curtidas

Putz, achei péssimo

1 curtida

putz! Lamentável, hypera :face_vomiting:

1 curtida

Pra mim isto foi péssimo também!

Cerca de 300-350 mi para 20 anos, o que não é um custo tão alto, mas não acho que este tipo de marketing agregue algo…

3 curtidas

Realmente não é muito dinheiro e imagino que até seja um marketing eficiente em fortalecer OTC, mas que cheira corrupção e lavagem de dinheiro (com o histórico da empresa ainda!)…

5 curtidas


AVISO AOS ACIONISTAS

A Hypera S.A. (“Hypera Pharma” ou “Companhia”) informa aos seus acionistas que, nesta data, o Conselho de Administração aprovou a distribuição de juros sobre capital próprio, de R$0,29290 por ação ordinária, com retenção de imposto de renda na fonte, equivalente ao montante total bruto de R$185.496.776,38 (cento e oitenta e cinco milhões, quatrocentos e noventa e seis mil, setecentos e setenta e seis reais e trinta e oito centavos).

O pagamento está sujeito à retenção de imposto de renda retido na fonte, exceto para os acionistas que sejam comprovadamente imunes ou isentos. Para esse fim, os acionistas deverão encaminhar documentos comprobatórios da isenção ou imunidade tributária para o escriturador: Banco Bradesco S.A., Departamento de Ações e Custódia, Escrituração de Ativos, Cidade de Deus – S/N – Prédio Amarelo – 2º andar, Osasco – SP, CEP: 06029-900, até o dia 28 de outubro de 2020.

O montante líquido a ser distribuído na forma de juros sobre capital próprio será imputado ao montante total de dividendos que vier a ser declarado pelos acionistas da Companhia para o exercício social de 2020, na forma da legislação e da regulamentação aplicáveis.

O pagamento dos juros sobre capital próprio será realizado até o final do exercício social de 2021, com base na posição acionária constante dos registros da Companhia ao final de 23 de outubro de 2020, sendo que as ações de emissão da Companhia serão negociadas “ex-juros sobre capital próprio” a partir de 26 de outubro de 2020, inclusive. Entre a data deste Aviso aos Acionistas e a data do pagamento não incidirá qualquer atualização monetária sobre o montante declarado.

São Paulo, 30 de setembro de 2020

Hypera S.A.

Adalmario Ghovatto Satheler do Couto

Diretor de Relações com Investidores (DRI)

8 curtidas