"Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual referente ao exercício de 2019, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2018:
3 - obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;"
Se estiver obrigada a declarar, terá que fazer de forma completa, com todos os rendimentos - incluindo os do salário.
Os rendimentos da poupança entram na guia de isentos. Se não operar em bolsa, mantendo como investimento a poupança, tem que avaliar pelas outras regras. Só precisa declarar se os rendimentos isentos e afins forem superiores a R$40 mil ou o total de bens e direitos for superior a R$300 mil.
Apesar de não ter vendido mais de 20K em cada mês eu creio que as operações que realizei configuram Day Trade, quando fui desfazer minhas posições em CIEL acabei comprando ao invés de vender e vendi em seguida, agora não seui como calcular o DARF, alguém pode me ajudar?
@cadu No meu caso, hoje aconteceu o mesmo que o colega acima, ia vender um ativo PSSA3 e dei o comando de compra sem querer, resultado:
26/07/19: Compra de 39 por R$51,79 cada
11/09/19: Compra de 39 por R$57,50 cada
11/09/19: Venda de 39 por R$58,29 cada
11/09/19: Venda de 39 por R$58,09 cada (aqui zerei a posição).
No caso do DT, qual valor base utilizo para o cálculo do IR?
1- Faço PM considerando a compra do dia 26/07 e do dia 11/09?
2- Ou o valor isoladamente da Compra e Venda do dia 11/09?
A segunda operação foi lucro mesmo, editei lá.
Sobre calcular pela média, eu não faço assim, pois ao meu ver o DT se configura pela compra e venda da mesma ação no mesmo dia, logo o seu preço se refere ao valor que foi realizado naquele momento.
Sim. Os dividendos vc declara na aba da ficha de da declaração Isentos e não tributáveis e os juros sobre o capital vc declara aba “ Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva “, na linha 8. Outros rendimentos recebidos pelo titular (especifique ). Ah e quanto aos juros sobre o capital vc declara o valor liquido sempre.
O valor líquido seria o que cai na conta, certo? E como vocês costumam controlar esses valores durante o ano, para que no próximo não se complique juntando informações? Pq fii’s é fácil, recebemos a carta com essa informação, mas e pra ações?