Imposto de Renda

Mas sinceramente, se fosse vc, dava uma de doido e deixaria pra lá isso.

A partir de agora paga o valor correto, dificilmente vc cairá na malha fina por isso.

Ou só acrescenta a diferença na próxima Darf.

2 curtidas

O certo mesmo é o segundo exemplo, pois o imposto incide sobre o resultado liquido.

A diferença é muito pequena, eu faria como o fortaleza indicou, deixaria isso quieto, e na declaração anual declara o lucro e IR pago que fez no primeiro exemplo. E daqui pra frente só calcula o IR sobre o resultado liquido.

1 curtida

Boa noite!!! Tenho uma dúvida…

Mês passado vendi algumas cotas de FII , sendo o saldo do mês : PREJUIZO (houveram lucros porém menores que o prejuizo) , a minha dúvida é, preciso pagar a DARF do lucro? Ou posso abater por ter tido prejuízo no consolidado do mês…

Obrigado

Se no mês você teve mais prejuízo que lucro, não precisa gerar DARF.

2 curtidas

Grato pela resposta!!

.Abs.

1 curtida

Completando, se teve lucro de 1.000 e prejuízo de 1.200, no próximo mês tiver lucro de 300, vc gera a Darf em cima de 100 apenas.

3 curtidas

Muito obrigado @cadu e @fortaleza.
Refiz todos os cálculos de DARF pagos esse ano e a diferença somando todos os meses deu um valor de R$ 15,59. Acho que vou fazer isso, declarar o que fiz errado mesmo e ver se passa. Por ser um valor baixo, vcs acham que corro um alto risco de pagar um valor alto de juros e multa?
Só pra saber a opinião de vcs que tem mais experiencia e eu poder dormir tranquilo. kkkk

Acho que tem 1% de chances de você ter que pagar juros alto e multa, com o juros alto e multa, se vc não pagar e for pego nos próximos 5 anos (depois de 5 anos vc está livre), você vai pagar no máximo R$100…

1 curtida

Boa tarde a todos.
Estou com uma dúvida:
Verifiquei que fiz uns cálculos errados para o pagto de IR: (exemplos fictícios):
maio - recolhi 30,00 e o certo seria 31,00 - ( diferença de 1,00 mais juros = 1,30)
junho - recolhi 50,00 e o certo seria 51,00 - ( diferença de 1,00 …)
Darf mínimo é de 10,00

como procedo nessa situação?

1 curtida

A diferença é muito baixa, eu iria ignorar.

1 curtida

O certo seria acumular as diferenças e pagar junto com o próximo DARF, mas duvido que vão te multar por R$ 2,30. De qualquer forma, você pode somar no próximo DARF e deixar anotado esse evento anotado.

1 curtida

Obrigado pessoal…

1 curtida

Pessoal boa tarde. Invisto há dois anos, mas salvo a OPA da MPLU3, nunca vendi nada. Em outubro fiz umas vendas cujo total ficou abaixo de 20k. Preciso fazer algo em relação ao imposto de renda, ainda que a título informativo à receita?

2 curtidas

Tem de declarar este valor como isento somente na declaração anual.

3 curtidas

Valeu.

Pessoal, preciso da ajuda de vocês. Preciso fazer um trabalho arqueológico para lançar na planilha de preço médio as bonificações em ações de CMIG, EZTC, ITSA4 e CMIG4. Coisa de anos que, por desleixo, deixei de controlar e agora preciso ter um valor médio dessas bonificações para calcular preço medio para IR. Vocês sabem onde encontrar isso de modo mais fácil? @cadu , você tem essas bonificações em suas planilhas?

De todo jeito, você vai ter que pesquisar para ver a que preço entra, mas tenho as datas se ajudar:

Bonificações:
EZTC3: 30/04/2015, 29/04/2016, 26/04/2019
CMIG4: 27/04/2012, 30/04/2013, 26/12/2013
ITSA: 26/04/2012, 30/04/2013, 02/05/2014, 04/05/2015, 29/04/2016, 30/05/2018

3 curtidas

Boa tarde a todos. Hoje fiz minha primeira operação de venda. Fiquei com o ativo por alguns meses e hoje vendi com um pequeno lucro. Foi uma operação de baixo valor. Menos de 1000. Preciso fazer alguma declaração para a receita agora?

Vendi ações.

Somente na declaração anual