Imposto de Renda

O volume de ETF não importa

Ações existe a isenção, então se avalia separadamente o volume e o que fazer com o lucro

1 curtida

@sr_fouquet

Consegue, por gentileza, fundir esse tópico com o oficial de IR?
Obrigado… :wink:

1 curtida

Valeu… eu sempre fiz pelo bussola do investidor, e ele não contava o volume de etf… nesse mês vi que está contando, então fiquei com uma pulga atrás da orelha.

Vou abrir um pedido de suporte com eles pra ver se corrigem.

Muito obrigadooo

Alguem utiliza a TD Ameritrade? Sabem onde consigo no site deles e quais arquivos preciso para a declaração do imposto de renda?

Como faz para pagar essas DARF sem código de barras? No banco inter não achei opção alguma. Não tenho conta em bancão.

No meu banco é assim: DARF SIMPLES > CABE A MIM IR PREENCHENDO > TELEFONE> PERIODO> SEU CPF> CÓDIGO DA RECEITA > 6015 e assim por diante…

2 curtidas
  1. Abre uma conta no Itaú.
  2. Coloca ela no pacote de serviços essenciais.
  3. Cancela qualquer cartão de crédito que te disponibilizem e fique só com o de débito.

Assim você não gasta com mensalidade do pacote de serviços e nem anuidade de cartão.

Tem 1 ano que meu banco principal é o Inter, mas mantenho o Itaú (nessas condições que listei acima) como backup.
Uso ele pra débito automático de contas de consumo e pagamento simplificado de DARF. E recentemente aproveitei o CDB 100% CDI de liquidez diária pra reserva de emergência (menos risco de crédito).

Com o PIX, dá pra ficar mandando dinheiro de um pro outro sem custo.

Em resumo:
Melhor combo bancário hoje em dia pra quem não quer gastar nada é o Banco Inter mais um bancão(prefiro o Itaú) de sua preferência nessas condições que listei.

2 curtidas

Eu faço isso, uso o Nubank + BB e Bradesco (nos dois a conta é de serviços essenciais).

1 curtida

Boa…
Meu backup do cartão de crédito do Inter é o Nubank.

Eu até fiz uma tabelinha pro meu irmão pra ele não esquecer:

image

• Transferências SEMPRE por PIX.
4 curtidas

Imposto no daytrade, eu desconto o 1% que é retido na fonte, né?

Lucro é R$697,60, 20% fica R$139,52 - 6,97 = R$ 132,55 correto?

Nunca declarei day trade, mas no programa do IRPF tem um campo separado para botar o IR na fonte de day trade, na parte de renda variável mesmo. Imagino que precisa digitar lá, em vez de fazer assim, mas não sei como o pessoal trata na prática

1 curtida

Galera, até agora não recebi nenhum informe de rendimentos pelos correios.

Consegui pegar no Itaú, conforme dica dos colegas, no site de correspondências digitais.

Ações escrituradas no Bradescão, já sei que vou ter que ir até alguma agência buscar.

Vi que no site da B3 é possível identificar o banco escriturador de cada empresa. No caso de empresas escrituradas no BB, como pegar o informe que não chegar pelos correios? Alguém tem a dica?

1 curtida

No caso do Bradesco, mandei um email para eles e após um tempo (demorou umas duas semanas) responderam com os informes

Poxa… No caso do Bradesco mandei email já faz mais de mês e nada. :neutral_face:

BB ainda não vi ninguém apontar o caminho das pedras…

Para o Banco do Brasil, encontrei essas informações.

Portal BB (www.bb.com.br)
Acessar a conta corrente pela internet – clicar em Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos de Ações;
Agências BB
O comprovante pode ser impresso em qualquer agência BB, mediante apresentação de documentos de identificação.
Não correntistas
Agências BB
fonte: Onde consigo o Informe de Rendimentos de Ações para IR? - Banco do Brasil RI

Para não correntista, outro banco que precisa ir presencialmente…

3 curtidas

Pelo jeito, o melhor é abrir conta em cada banco escriturador e mudar pro pacote essencial, só pra ter acesso aos informes mesmo…

Eu enviei email para o Bradesco a primeira vez e me responderam que tinha que enviar documento com foto e comprovante de residência. Enviei email novamente e como o colega falou antes, 2 semanas depois me enviaram o informe.
O email que mandei foi o [email protected]

Pessoal que usa IRPF Bolsa e tem COGNC40 atenção: mais uma data cadastrada errada. Como já tem acontecido algumas vezes com esse programa, eles se equivocam ao cadastrar data de vencimento das opções e isso gera um baita problema no IR. Esse mês, cadastraram COGNC40 para 15/03/2021 e a data correta é 18/03/2022. Quem usa o programa e tem essa opção vai ver que ela “sumiu” da carteira e bagunçou todo o IR do mês.