Sempre entendi o mesmo, mas “posses” não seriam apenas bens imóveis e/ou propriedade intelectual? Captou?
Calculei errado e acabei não pagando uma darf.
Tem algum problema, eu não emitir a Darf, ai só informo o valor no programa da receita federal, ai fica como imposto devido, e pago junto com o restante que vou ter que pagar, tem problema não é?
Você não pagou no mês certo? Tem que gerar no site da receita, porque tem multa e juros de mora.
Se colocar no programa da receita, ele não já inclui?
eu também acho que tem que gerar um darf com juros e multa.
Pessoal, primeiro ano que vou declarar Renda Variável. Deixei pra última hora e descobri que é mais complicado do que imaginava.
Há algum tutorial/guia com um passo a passo de como fazer? Vídeo, PDF, tanto faz…
Ano passado realizei apenas uma venda com lucro, e foi FII, mas na época nem sabia que tinha que gerar DARF pra FII (achei que tinha isenção até 20k como ações). Isso pode gerar problemas pra mim?
Valeu!
Dica: o tutorial do Fabio Holder é muito bom: explica tudo e é bem didático (Guia do Imposto de Renda | Canal do Holder). Dizem que os vídeos do Asvid também.
O site abacus liquid também tem um guia muito bom
Para apontar meu preço médio de aquisição das minhas ações/FIIs em 2020, eu preciso comprovar isso mediante a apresentação das notas de negociação de todas as compras feitas em 2020?
edit: Caso seja necessário, existe alguma forma de obter um resumo das minhas notas de negociação, que não seja abrir uma por uma e copiar os valores? Minha corretora é XP, existe alguma ferramenta do tipo assim lá?
Não é necessário informar o PM, ele serve apenas para calcular a posição em 31/12/2020.
No site do CEI é possível verificar o preço médio (mas é preciso confirmar) e precisa ver se o espaço de tempo atende às suas aquisições.
Para declarar fiis, o melhor vídeo que encontrei quando fiz, foi esse do Arthur Vieira.
Na XP tem como emitir um relatório com minhas posições em 31/12/2020, mas ele não mostra meus PMs naquele dia.
Uma dúvida agora que surgiu com sua resposta: isso não abre margem para apontar que eu comprei, por exemplo, BIDI por R$150 ao invés de R$35. Consequentemente, eu pagaria menos imposto sobre o ganho de capital numa eventual venda. Faz sentido ou eu tô viajando?
O crescimento do seu patrimônio não vai fazer nenhum sentido. Como você pode estar tendo 0 de lucro na bolsa, mas seu patrimônio saltou 20% de um ano para o outro, e seu salário e despesas não mudaram muito? Na hora que você vende o dinheiro volta para a corretora/banco, e você vai ter mais do que antes, não importa o que você declare como transação
Tem razão.
Então, pra resumir, eu não preciso usar as notas de negociação no IRPF, apenas preciso informar meu preço médio de cada ativo no ano de 2020.
No caso, por exemplo, de SAPR4, eu fiz compras em 2020 e 2021, mas eu devo apontar somente meu PM de 2020 na declaração. Neste caso faria sentido buscar as notas de negociação de 2020 e ver exatamente qual é meu PM de SAPR4 no ano de 2020.
Just in case: Lá no tópico sobre livros eu fiz a resenha de um livro sobre imposto de renda de ações. Achei o livro muito bom. O autor mostra toda fundamentação fiscal/jurídica e desce aos detalhes de como fazer a declaração.
Eu comecei na renda variável ano passado, então este ano está sendo a primeira vez que declaro RV no IRPF. Confesso que subestimei a dificuldade que teria no processo (além de ter deixado pra última hora…).
Ao longo deste ano eu pretendo me informar mais a respeito deste assunto. Creio que contribuirá muito na minha “maturidade” como investidor.
Também sou cliente da XP. Eles elaboram um relatório específico para ser usado na confecção do IR. Nesse demonstrativo tem os preços médios dos ativos. Você entra em “Minha Conta”/ Imposto de Renda / Relatórios Auxiliares.
Nos meus relatórios auxiliares só aparecem opções da download de Day Trade / Operações Normais / Prooventos Pagos
Em nenhum dele há o PM das minhas posições no ano de 2020.
O meusdividendos.com nao se responsabiliza por dados usados na declaração de IR, mas conferi meus PMs (calculados com uma planilha minha) com os PMs dele e tudo bateu (exceto por uma ou outra diferença de 1 ou 2 centavos). Assim, pode ser uma boa idéia simplesmente lançar suas operações lá e ver os preços médios (nem que seja apenas para conferir, igual eu fiz)
O meusdividendos.com nao se responsabiliza por dados usados na declaração de IR, mas conferi meus PMs (calculados com uma planilha minha) com os PMs dele e tudo bateu (exceto por uma ou outra diferença de 1 ou 2 centavos). Assim, pode ser uma boa idéia simplesmente lançar suas operações lá e ver os preços médios (nem que seja apenas para conferir, igual eu fiz)
Esse foi meu primeiro ano também declarando renda variável. O que fiz pra facilitar foi ter desde que comecei uma planilha registrando todas os ativos que possuo, então no dia a dia, sempre que faço alguma operação já deixo registro a compra/venda.
Eventos de desdobramento, bonificações e subscrições geralmente acabam bugando o PM na corretora, então nem olho por lá essa informação depois desses eventos. Fechado o mês, faço o controle das operações de acordo com o CEI (muita gente comenta de erros por lá, mas como faço depois um batimento com o que inseri no dia a dia das operações, dá pra ter uma noção melhor de onde está errado) numa planilha de inventário de resultado mês a mês, separado ações de FII.
Já tem umas fórmulas pra identificar depois do cadastro da operação, o lucro/prejuízo individual por ativo e se vou ter de pagar DARF ou não, a partir do resultado consolidado do mês. Em outra planilha, registro os proventos recebidos por tipo de ativo. Leva um tempo mas depois acostuma a tirar umas horas de um dia do mês pra fazer, e chega na época de declarar, é só fazer mais um check com os comprovantes enviados pelos bancos, e no final já dá pra ter vários indicadores e controle do patrimônio e dos resultados.