Vou dar a dica de ouro pra vcs, baixem a planilha dlombello, tem no Google. Trabalho excepcional, lancem tudo lá e nunca mais terão dor de cabeça, deveria ter um tópico fixo sobre essa planilha pq ela ŕ fantástica, além de ter gráficos, análises, rentabilidade, etc.
Você tem razão. Na XP, os relatórios auxiliares não tem essa informação. Também não é possível obter por meio de um Histórico da Carteira de dez/2020. Ali a gente só consegue o valor de cada ativo no final do mês. Mas isso não é preço médio. No meu caso, na verdade, eu usei as informações que obtenho num serviço pago chamado “My Capital”. Na minha opinião, é um serviço que vale o que cobra, pois fazem o controle de tudo, inclusive do preço médio, controle de perdas passadas para compensação futura, etc.
Conversei com um contador ontem, e ele disse que é possível, através de ferramentas pagas, gerar um relatório 100% adequado para uso na declaração de IR, com todas as infos: CNPJ, preço médio, posição, etc… Ele disso, entretanto, que para fazer isso, ele precisaria do meu login e senha do site de CEI. Fiquei com um pé atrás quando ele disse isso.
Procede essa informação passada por ele, que essas ferramentas usam o acesso do CEI?
É perigoso passar meu acesso da CEI para alguém, ou apenas serve para consultas?
edit: pelo que o contador citou (ele faz a declaração dos meus pais já faz alguns anos), me parece ser uma calculadora de IR dessas que vocês já comentaram aqui, tipo essa MyCapital que o @jefersonazambuja comentou.
Eu não passaria a senha, melhor você pagar os R$50 pila que alguma plataforma cobrar e evitar uma dor de cabeça algum dia. Ou manter o seu próprio controle.
No caso da My Capital, você tem duas opções. Faz lançamento manual das transações. É só informar compras e vendas por meio da importação de um PDF de cada nota fiscal fornecida pela corretora. A outra alternativa é importar para o site o extrato da conta da corretora, também por meio de arquivo PDF (o sistema faz os lançamentos automaticamente). É muito rápido, praticamente instantâneo. Não precisa fornecer nenhuma senha em nenhuma das opções.
Entendi!
A importação de PDFs fornecidos pela correta a que você se refere, são as notas de negociação?
Isso mesmo. Você importa as Notas de Negociação e acabou seu trabalho. Com isso eles já calculam PM, custos, IR a pagar, se for o caso, emitem DARF, calculam prejuizo acumulado, vendas abaixo de R$ 20 mil mensal, relatórios para IR, relatórios para acompanhamento, etc…
Boa noite.Não estou sabendo pesquisar para encontrar a resposta, então vou perguntar aqui. Ano passado eu tive que pagar uma DARF. Como declaro isso no imposto de renda? Se alguém puder ajudar eu agradeço.
Na parte de renda variável existe um campo chamado Imposto Pago, ou algo parecido
Acabei de ver aqui. Você sabe se precisa preencher o item 3? No meu caso fiz a venda de um fii. Obrigado.
Ah tá, FII é separado porque o programador da Receita não tinha nada melhor para fazer. Então, na outra aba que é só para FII, a DARF entra no último campo, que é Imposto Pago mesmo
Imposto retido é o dedo-duro se houver, e dá para lançar o prejuízo acumulado do ano anterior em um campo próprio
Já ia fazer errado kk obrigado aí
Conta corrente exterior, exemplo
31/12/19 - 10.000 dolares dolar 4,00
31/12/20 - 10.000 dolares dolar 5,50
Bens e direitos fica 40.000 e no outro ano 55.000 correto?
Os outros R$15.000 vc coloca no item 26 (outros) em rendimentos isentos e não tributáveis, correto?
Uma dúvida sobre bonificação. Sei que tenho que colocar em rendimentos isentos o valor da bonificação que vem no fato relevante. Mas em bens e direitos, onde eu coloco o valor total de aquisição das ações, eu considero como se tivesse “comprado” essas ações no valor fato relevante, ou seria uma compra com custo zero?
Entra no custo da ação junto com o que você já tiver investido, não tem que especificar nada. Essa vai ser a contraparte em Bens e Direitos do que você lançou em Rendimentos
Se você ganhou 100 ações a mais com custo de 5 reais, aumenta em 500 o valor investido na ação em Bens e Direitos
Jovens, a bonificação de 2020 da cemig deve ser declarada a 5,00 cada, ou a custo zero?
Não existe bonificação com custo zero. A bonificação é uma operação que transfere recursos da Reserva de Lucros para a conta de Capital, criando novas ações que são distribuídas proporcionalmente aos acionistas. O valor dessas ações é definido diretamente por esse valor transferido, e nunca vai ser zero
Se a gente for ver o fato relevante, a Cemig capitalizou 8.466.810 mil − 7.593.763 mil = 873.407 mil, e criou 174.609.467 novas ações. Dividindo um pelo outro, dá exatamente 5, que é o custo
Interessante que em 2014 tiveram que usar custo 0 na bonificação (para a bonificação de 2020 entendo que o custo seja realmente 5 reais): https://mz-filemanager.s3.amazonaws.com/716a131f-9624-452c-9088-0cd6983c1349/aviso-aos-acionistascentral-de-downloads/3a923e1ae242aae8ca1553f67383b0315914ccfbdf9da371b0e3b670a959ae6b/aviso_aos_acionistas_bonificacao_e_aumento_de_capital.pdf
visto tratar-se de bonificação oriunda da capitalização de reserva de capital “não tributada”;
Na moral, nunca tinha visto isso na vida. Vivendo e aprendendo
Está tendo um buraco na minha declaração, já descobri onde é, acho que vou fazer isso, mas não consegui encontrar nenhum material dizendo que pode fazer.
Ex. Saldo em conta corrente exterior 31/12/2019 U$ 1.000 (dolar 4,0301), em bens e direitos fica 31/12/19 R$ 4.031, ai comprei com esses mil dolares 2 ações nflx por 500 dolares cada, em maio, quando o dolar estava em R$ 5,90, é para eu colocar em bens e direitos 31/12/20 2 ações nflx por R$ 5.900 (só que ai fica o burado desta diferença)
Essa diferença de R$ 1.869 eu posso colocar em rendimentos isentos e não tributáveis, item outros, com a descrição de variação cambial em saldo de conta corrente no exterior, não posso?
Edit: O problema é que foram várias compras, e vendas, mas acho que o certo seria fazer isso com cada uma… Alguem sabe informar @rogerup @cadu?