Imposto de Renda

Tava olhando o site da b3 agora e não encontrei a opção…

…se alguém souber o caminho pela b3 avisa.

1 curtida

Retomando aqui o assunto. Entrei em contato com a B3 e por incrível que pareça não ha mais essa opção. Agora quem não quiser receber por correios terá q entrar em contato com os bancos escrituradores e solicitar …

Entrei em contato com o BB ( meu banco ) e até agora ainda não consegui cancelar o recebimento pelos correios. Não existe essa opção no sistema e eles estão checando se pode :man_facepalming:

No Bradesco a partir do dia 01/03/2022 todos os informes ficarão disponíveis só on-line , não serão mais enviadas pelos correios. No portal do investidor do bradesco, para clientes ou nao, ttem o passo a passo para fazer o cadastro e ter acesso aos informes.

Itaú: Caso nao queira mais receber pelos correios basta se cadastrar no Site correspondecias digitais do banco Itau. Ai nele vc podera consultar os informes, mesmo não sendo correntista.

BMG não consegui nem com os informes de rendimentos :man_facepalming: Pra que q fui comprar uma cdb deles .

Enfim … complicado , To fazendo um serviço pro banco em não querer receber correspondências físicas deles ( menos gastos , presumo , seja de dinehiro e de tempo , para eles ) e está sendo uma maior burocracia :man_facepalming:

Atualizando…so falta o BB agora, que por enquanto nao me deram uma solução

8 curtidas

Ufa… lembro que o Bradesco sempre dava problema com as entregas…

1 curtida

Muito obrigado por avisar! Não sou correntista mas fiz o cadastro e os informes já estão disponíveis.

2 curtidas

Pessoal, alguém sabe qual é a fonte pagadora correta para se informar na declaração de rendimento dos FIIs? Eu informo o CNPJ do fundo ou da administradora?

Pegando TGAR11 como exemplo: o informe de rendimentos diz que a Vortx é a fonte pagadora (CNPJ 22.610.500/0001-88), mas no meu relatório do myProfit consta o CNPJ do próprio fundo (25.032.881/0001-53). Fico confuso.

Na aba de Bens e Direitos, lanço o CNPJ do fundo.
Na aba de rendimentos isentos, lanço como fonte pagadora o CNPJ da administradora.

2 curtidas

Boa noite, amigos!
Vocês receberam algum informe dos ETFs, tipo IVVB11 e HASH11??
Primeira vez que declaro ETF e não sei ainda como fazer. Quem puder auxiliar, agradeço.

É igual a fundos de investimento, mesmo código. Se sua corretora não te mandou as posições em 12/2021, você pode consultar no CEI

Edit: Abri o programa novo e vi que mudaram os códigos, ETF agora é separado

2 curtidas

Descobri que é inútil lançar o IR retido no exterior no Carnê-Leão se você estiver na faixa isenta. O programa do IRPF nem deixa botar o saldo se não teve imposto a pagar. Não vejo como poderia dar problema

Com relação a Investimentos no exterior, não consegui localizar no Programa da Receita os mesmos códigos informados no Relatório Da Avenue, tanto para ETF como saldo em conta. Sabe dizer se houve alteração???

Usei o mesmo código que no Brasil, só troquei o país para EUA. A única exceção que vi é que BDRs têm um código próprio separado de ações, dentro do grupo de investimentos. Acho que muita gente não vai perceber isso

1 curtida

[Receita muda códigos no programa do IR 2022; veja o que fazer (nubank.com.br)]

7 curtidas

Terminei de lançar o IR 2022 e comecei a conferir o informe de rendimentos com os meus controles. Até agora: os FIIs administrados pela Genial (MALL11, PLCR11, NEWL11…) estão com informes incorretos, pois consideraram o regime de competência, incluindo os valores a receber de janeiro/22. Banrisul veio com JSCP errado, IRB3 com JSCP errado… alguém já teve experiência com esse cenário? Declaro conforme o informe, ou como eu vejo que está certo?

IRB não pagou JSCP em 2021, mas tem saldo de JSCP em trânsito de 2020. No informe diz que houve pagamento em 2021?

No informe de proventos da XP, tenho alguns ativos que pagaram Dividendos e JSCP. Porém, alguns casos informaram “Rendimentos”. Como devo declará-los?

Ações? FII chama de rendimento porque não é dividendo, legalmente (FII não é empresa)

Ações… BBAS foi um caso. E no informe de proventos, este “Rendimento” teve incidência de imposto… Tô pensando em lançar como JSCP.

No informe de BBAS veio como JSCP

Outra possibilidade seria ser frações bonificadas, lembrei que também chamam de rendimento

No bbas também as vezes pagam juros para corrigir algum dividendo entre a data de anúncio e a de pagamento (será que não seria isso?) Se não me engano essa correção monetária vem listada separadamente e com um nome diferente

1 curtida

Declarei na taxação exclusiva, como outros, e descrevi com atualização monetária, como veio no informe.

1 curtida