Imposto de Renda

Eu recebi o meu por e-mail, mas caiu na caixa de spam igual o @resonance comentou.
Recebi a carta deles tbm.

1 curtida

Pessoal, é a primeira vez que faço venda de ativos em maior valor (todas feitas no mês passado), então tenho algumas duvidas, se puderem me auxiliar:

1. Vendi ações (acima de 20K e com lucro), mas tb vendi BDRs (com leve prejuízo), ETFs (com lucro) e FIIs (com prejuízo).
    Pago DARFs separadas para Ações e ETFs ou junto tudo em uma só (incluindo o prejuízo com BRDs já que a alíquota é a mesma)? Nos FIIs tive prejuízo, mas não posso descontar do lucro com ações, correto?

2. Dentro destas vendas eu tenho ações da B3, que foram desmembradas em 1:3. O que eu faço com o preço médio (diminuiu com o desmembramento)? Continuo usando a quantidade e preço médio originais?

3. Também recebi bonificação de ações. Como procedo para efeitos de cálculo da DARF? No caso eu não comprei elas, então entendo que a quantidade bonificada deveria ser ignorada para efeito de apuração de lucro. Seria isso?

1 - Em termos da Receita, não faz diferença nenhuma pagar separado. O que vai constar no IRPF é imposto pago em abril, você nem lança DARFs. Existe essa grande separação entre mercado à vista e FIIs/FIAGs, e mercado à vista tem uma divisão interna de lançamentos, mas não de resultados, entre ações/opções/ouro/termo/futuros

1 ações e etf de renda variável pode compensar. Bdr confesso que não sei porque nunca comprei. Etf de renda fixa tem tributação na venda, não pode nem precisa compensar com ações. Fiis tem tributação em separado, não pode compensar…

2 calcula um novo preço médio.

3 a empresa que distribuiu a bonificação costuma divulgar um custo atribuído a essas novas ações. Use esse valor para calcular um novo preço médio.

1. Pego as 50 ações que eu tinha com preço médio de R$ 42,72 antes do desmembramento, com o desmembramento passam a ser 150 ações a R$ 14,24. Verifico o lucro/prejuízo na venda e era isso? Simples assim?

2. Só para confirmar que eu entendi o processo. Se eu tiver 100 ações ao custo de R$ 10 cada uma, e ganhar mais 20 de bônus ao custo de R$ 15 cada uma, meu preço médio passa para R$ 10,83. Vendo estas 120 ações (100 compradas + 20 de bônus) e calculo lucro/prejuízo? Simples assim?

Obrigado resonance e rolissosls.

Estou eu aqui fazendo minha declaração de IR e alguém percebeu a quantidade de inconsistências nos informes de ações do Bradesco ou só esta acontecendo comigo ? Ações faltando, dividendos errados, JCP errados, dividendos faltando.

suas ações deviam estar alugadas

Não alugo minhas ações. Continuo vendo inconsistências em alguns valores de jcp a serem pagos e os já pagos ( já q tem q ser declarados em abas diferentes) das ações escriturados pelo Bradesco … neste ha um valor , no meusdividendos ( acho q aqui deve ter algumas falhas ) há outro, mas no extrato da clear alguns não batem com as escriturações do Bradesco

bom nesse caso entao eu n sei dizer, achei que poderia ser por aluguel de ações, e q esse ano vai ser complicado , pq no site de CEI sempre teve essa isso, eu acessei esse ano e n tem o de 2021, imagino por conta do novo site de investidor da B3 , que tbm não tem essa info rs, tive que puxar um extrato anual da XP e ver la o que eu recebi de reembolso para da acao … uma verdadeira m**da

1 curtida

Eu pego o extrato das corretoras e vou somando num Excel… Nunca usei os informes

1 curtida

Controlo tudo em planilha e vou lançando de acordo com o que recebo. Aí na planilha já deixo tudo formatado pra facilitar na hora da declaração, só copiar e colar os valores nos campos certos.
Não olho informe de ações para absolutamente nada.

2 curtidas

Refiz todos os cálculos pra saber onde estava o erro e o extrato da clear bate perfeitamente com o extrato dos meusdividendos . Contudo, em algumas ações , como a odpv, Fleury a clear e os meusdividendos não bateram com o escriturado do Bradesco. Quem diria . Achei q a fonte mais segura seria o escriturado , mas pelo visto não eh .

Existe mais de uma maneira de contabilizar. Você provavelmente está calculando os dividendos de 2020 pagos em 2021 como de 2021, mas o Bradesco não considera dessa maneira. Se você sempre seguir o informe, vai estar correto, muito provavelmente

Edit: Para ver como é complicado, vi por acaso que alguém criou uma calculadora, e ela também vai divergir do informe porque desconsidera os provisionados: https://proventos.app.br/. Vai chover gente falando que o informe está errado …

2 curtidas

Mas então, mas nesse caso tal jcp deveria está descrito como creditado e não pago no informe, justamente pra declarar na aba de bens e direitos … vou até olhar os informes do ano passado pra saber se esse jcp está lá.

Ps.: estou me referindo a Fleury especificamente neste caso, onde consta um jcp a mais pago em 2021 nos informes da clear e nos meusdividendos, mas não consta ele no informe do Bradesco seja como pago ou creditado e não pago.

editando para confirmar isso que falei, acabei de baixar os informes do ano passado e estava lá o valor como creditado e não pago, cuja diferença dá certinho o valor que o bradesco lancou nos informes deste ano…

Vi isso no reddit: Reddit - Dive into anything (ferramenta gratis para ajudar a declarar proventos , talvez seja útil para alguém aqui)

Edit: acabei de ver que o @resonance havia postado isso acima (inclusive prevendo reclamações sobre divergencias com informes, o que parece estar ocorrendo mesmo…)

2 curtidas

Me atenho ao último comentário até o momento no link postando pelo salles…vou printar aqui:

Dessa forma, creio que todos que tenham fleury na carteira, a certo tempo, deverão ter essa inconsistência … agora qual valor declarar ? Será q o cara fica na malha fina por essas migalhas ?

Editando o post…encontrei varias inconsistências entre os informes tanto do Bradesco quanto do Itaú nas respectivas ações ( COMPARANDO com o site da B3, os informes da clear e dos meusdividendos ):

-MULTIPLAN
-FLREURY
-HYPE3
-PSSA3
-ITSA4

Qual inconsistência encontrei: nos respectivos informes de rendimento consta JCP creditados e não pagos, MAS no site da B3, na CLEAR e nos meusdividendos mostra JCP PAGOS e nao apenas creditados.

Ai vem a dúvida, o que fazer agora ? pois se eu considerar como creditados e não pagos eu vou lançar apenas na aba de bens e direitos, MAS se eu considerar como pagos eu vou lançar na aba de rendimentos sujeitos a tributação especifica.

1 curtida

Como eu falei, essa calculadora vai dar errado também

Vou fazer uma ação minha de exemplo. Olhando em qualquer lugar, eu recebi 31,76 de RENT3 em 2021, regime de caixa

Só que, olhando a posição de proventos na B3, em 30/12/2020 eu tinha 5,78 a receber. E em 30/12/2021, eu tinha 9,55 a receber. O que veio no meu informe?

Declarados a serem pagos: 9,55

Declarados e pagos: 25,98 = 31,76 - 5,78

Os 5,78 foram declarados no ano calendário 2020

Se seguir o informe todo ano, não existe qualquer erro

Você lança duas vezes mesmo. Só dá para ter um bem se ele é (ou foi em outro ano) um rendimento. Os dividendos já pagos estão em Bens e Direitos como caixa em C/C, ações, carros, etc. Os não pagos estarão como crédito em trânsito

Se não entender, dá uma olhada nesse vídeo, mas ele é enorme

4 curtidas

Agora sim, os JCP bateram todos…Não estava fazendo essa soma dos creditados e não pagos com os pagos na aba de rendimentos sujeitos a tributação especifica. Achei que essa forma eu estaria declarando em duplicidade, mas pelo visto não. vlw @resonance

3 curtidas

Vídeo bem completo de como declarar investimentos no exterior.
A partir de 21’30" do vídeo, falam com mais detalhes a respeito do preenchimento da declaração anual.

1 curtida

Os tutoriais de preenchimento da declaração do IR ensinam que a atualização monetária dos JCP devem ser declaradas em rendimentos sujeitos a tributação exclusiva/definitiva, escolhendo o tipo: 12-outros, mas percebi que na declaração pré-preenchida eles colocam como 06-rendimentos de aplicações financeiras, também percebi que na pré-preenchida eles somam os JCP’s pagos e em trânsito na mesma rubrica e nos tutorais geralmente ensinam a separar esses valores, no caso dessas divergências, vocês adotam qual entendimento? deixam do jeito que tá na pré-preenchida ou excluem e informam de acordo com os tutorias?