Imposto de Renda

Justamente, mas como não houve nem lucro nem prejuízo não há nada a colocar lá (o valor a colocar seria 0)

O foda de operacoes no final do ano é o seguinte: se vc vendeu no dia 30/12 → pode ser que a operacao sera liquidada apenas no dia 02/01 (ou seja, tecnicamente vc tinha os ativos ate aquele dia). Eu sinceramente nao sei qual a forma correta de declarar e ja vi muita gente (principalmente da turma do Bastter) sugerindo nao operar a partir do dia 26/12 para evitar complicacoes.

Feriado bancário a B3 não tem posição, a posição do dia 30 é a do dia 31 a menos que você faça alguma bruxaria

Essa é a dúvida, meu receio é que rolou uma corretagem, então o IR dedo duro vai acusar algo.
Valeu pelas respostas.

Pode ser que o vídeo abaixo ajude na sua dúvida.

Para declarar bens e direitos você vai lá seção de “Bens e Direitos” e declara o que tinha na declaração anterior e o que tinha em 31/12/2021. Para saber se algum negócio estava em 31/12/2021 ou 02/02/2022 é só olhar na nota de corretagem que é seu documento oficial.

Quando a lucro/prejuízo/etc. que ocorreu durante o ano você vai lá na parte de renda variável.

Boa tarde, só ficou duas dúvidas para fechar meu imposto de renda q ainda não mandei.

01 - Como lançar VVAR que virou VIIA.

02 - Como lançar IGTA3 que virou IGTI11.

Espero q possam ajudar.

1 curtida

Mudança de ticker não altera nada, no máximo a descrição em Bens e Direitos. Você comprou 1000 reais do ativo A, continua sendo esse o custo do ativo mesmo que agora ele se chame B

Quando tem algo mais complexo, como uma bonificação ou cisão, geralmente o fato relevante dá alguma ideia de como modificar a base de custo

Mais eu zero o custo e números de ações do A em 2021 e acrescento o B com mesmo dados antigo do A ou simplesmente ignora a ação A e só descrevo a B.

Eu não zeraria e faria outro porque o ativo não sumiu, sequer tem um campo para o ticker que “caracterize” aquele registro do ativo de uma maneira especial, é só uma descrição arbitrária que cada um faz de um jeito. O que importa em Bens e Direitos são os saldos

1 curtida

Pessoal…já aconteceu algo parecido com alguém?

Coloquei uma única ordem de venda aos 91,55 para a venda de 218 ações de um ativo…Só que…

18 ações foram vendidas no valor q eu inseri…ou seja, venda aos 91,55 e 200 ações foram vendidas aos 91,77…

Problema: Somando o total de vendas das ações + emolumentos…passou do limite da isenção… R$ 20.001,90. Só q sempre observo muito bem a simulação de quanto seria a venda justamente para não correr o risco de passar dos 20k… e na simulação estava tudo ok o valor. E agora terei q pagar o darf de 15% sobre o lucro até o mês seguinte?! Foi um erro da corretora?

1 curtida

Erro não foi. Você colocou uma ordem limitada, basicamente dizendo que queria vender seus papéis por, no mínimo, R$91,55. Apareceu alguém querendo comprar a mercado, sua ordem estava no topo do book, e a venda foi feita no preço daquela hora.

Sobre a DARF não sei informar

4 curtidas

No mínimo estranha esta possibilidade…diante do exemplo, então qualquer ordem com valor superior de venda q eu colocar pode ser executada…correndo o risco de extrapolar os 20k da isenção mensal pra IR…acho q isso tá errado.

Ja vendi mais que 20k em um mes por engano e rapidamente fiz uma compra pequena no mesmo dia para compensar (essa compra fez parte da minha venda ser caracterizada como daytrade (que conta separadamente do limite de 20k) e, assim, fez com que a venda normal fique abaixo de 20k)

3 curtidas

Erro acho que não foi.
Não sei o tipo de ordem que você colocou.
Em princípio, na execução, sempre tenta-se obter o maior valor para sua venda, dentro da definição da ordem que se colocou.
O que ocorreu foi que você acabou recebendo a mais do que você pensava.
Por exemplo se você coloca uma ordem a mercado pode ocorrer diferentes cenários.
Agora é pagar o IR e bola pra frente.

2 curtidas

Foi ordem normal mais convencional mesmo…aquela limitada ao valor… válida por um dia…é…ñ tem o q fazer mesmo…é pagar e pronto. :neutral_face:

Pode não ser o seu caso, mas quando o ativo não tem muita liquidez pode acontecer uns fenômenos diferentes.
Faz uns dias eu coloquei uma ordem de recompra de alguma PUT por R$0,01 com validade por alguns dias.
No dia que eu fiz a ordem tinha muitas ordens lá pelos R$0,07. Mas eram aquelas ordens que em geral findam no mesmo dia.
Resultado: No outro dia quando eu entrei no HB a minha ordem de 1 centavo tinha sido executada. Imagino que aquelas muitas ordens do dia anterior tinham expirado e quando iniciou-se o pregão no outro dia eu estava na frente com minha ordem de 1 centavo, e por um acaso tinha alguém querendo vender por 1 centavo.
No momento que eu entrei e vi que minha ordem tinha sido executada já era umas 11:00h e o preço da PUT já estava novamente lá pelos 7 centavos.

1 curtida

A ação povavelmente entrou em leilão.

2 curtidas

O fracionado (18) foi negociação normal, os lotes (200) devem ter sido negociados no leilão.

2 curtidas

A ordem que coloquei foi no meio do pregão e foi executada uns 2 minutos depois…bem rápido…ñ tava em leilão