Tem liquidez sim, média de volume diário de 300k. É baixa, mas longe de ser sem liquidez. Comparando, é praticamente o mesmo volume financeiro médio diário que Fras3 negocia.
No caso de Unipar, sabemos que o controlador quer fechar o capital por um preço baixo, pois já tentou isso antes e sem sucesso. Por isso acho mais seguro se posicionar na ON, pensando a LP.
Se receber um direito de subscrição e entender que não vale a pena exercer , posso vender e embolsar o dinheiro ? Se sim, devo declarar esse rendimento no imposto ?
Depende. Nem todo direito de subscrição permite vc efetuar esta venda. Tem de ler o prospecto p/ ver isso. Se ele permitir esta venda, pode vender e embolsar o lucro sem problemas. O lucro entra na mesma conta da renda variável com ações do mês.
sou iniciante/novato sobre investimento em ações, ainda não sei como escolher uma boa ação e sei que estou no lugar certo para aprender adquirir conhecimento. Se puderem me indicar os topicos mais importantes para começar, eu agradeço.
Bom dia pessoal, alguém saberia me dizer se existe alguma plataforma em que possamos análisar graficamente as ações em tempo real, disponibilizada gratuitamente?
Boa tarde a todos!
Tenho este fórum favoritado há alguns meses e nas últimas semanas tenho acompanhado mais de perto.
Primeiramente parabéns pelo forum! Destaque para a organização e atividade.
Sou iniciante e uma das minhas maiores dificuldades é na parte de valuation.
Mesmo com a colaboração dos foristas na análise, ainda me falta capacidade de interpretação da própria análise, como a seguinte:
Empresa LOGG3
Cotação atual 17,60
Preço alvo pelo PSBe esta em 40,07 com potencial de crescimento de 128%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 30% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 31,13.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 24% p/ os próximos 5 anos.
Alguém poderia ajudar a interpretar esse tipo de análise ou indicar o caminho/material para tal?
Obrigado pelos elogios.
A interpretação é feita com base em dois tipos de fórmulas para calcular o preço “justo” de uma empresa (eu prefiro chamar como preço alvo).
A primeira é o Pbse, que é o preço alvo com base em valor. Ou seja, levando mais em conta os resultados dos últimos 12 meses da empresa.
O segundo é o FCD, que leva em conta mais o crescimento futuro. Ou seja, vc pega o lucro por ação anual, e estipula um valor para o crescimento deste lucro nos próximos anos. Além disso adiciona uma taxa de desconto, que é uma taxa adicional por conta do risco.
No último parágrafo eu calculo com base no preço alvo do FCD o quanto de crescimento do lucro que o mercado está precificando hoje na empresa.
Ou seja, quanto maior o preço alvo fornecido pelas empresas, mais atrativo do pto de retorno o ativo estaria. Porém cabe lembrar sempre de pesar a relação risco x retorno. Ativos com grande potencial tendem a ter um risco mais elevado.
Sobre o último parágrafo é interessante comparar o crescimento que o mercado está precificando, com o crescimento que a empresa tem reportado. Se a empresa estiver reportando um crescimento inferior ao precificado pelo mercado, isto é um sinal de que ela pode não estar tão atrativa assim.
Que inclusive foi o que pensei hoje sobre a Natura, como estará a condição da Avon, qual impacto que vai trazer pra empresa, mas o mercado já jogou pra cima pesado pela compra
Olá pessoal, por favor, alguém poderia me informar se para alugar ações como tomador demora muito mesmo? coloquei a ordem hoje de manhã mas não pegou, mesmo colocando uma taxa um pouco mais alta. obrigado
Oi pessoal! Sou nova por aqui (vindo de outro fórum onde o povo estava mais ocupado com discussão b&h x trade). Novata também nas ações.
Queria fazer uma pergunta que pode parecer boba, mas agradeço se puderem comentar… Quantos papéis vocês têm em carteira? Atualmente estou com 13 e coçando o dedo para entrar em mais um, mas tenho receio de me “entupir” e não conseguir acompanhar tudo.
Obrigada desde já!
E aproveito para registrar meus agradecimentos ao @cadu, esta plataforma é fantástica!