Iniciantes

eu também gosto do Dalton Vieira para analise Técnica o cara manja

1 curtida

Primeiramente, parabéns aos organizadores e idealizadores do site, sou novato no assunto como muitos outros e achei incrível o material disponível no site.
Ainda não fiz nenhum investimento, mas já li bastante sobre renda fixa, principalmente sobre o TD.
Tenho 25 anos e tenho um valor razoável para começar investir, até então estou estudando e aprendendo para não cometer erros que muitos cometem por falta de informação. Gostaria da opinião de vocês e até de ajuda. Decidi dividir meus investimentos em TD, FII’s e Ações. Porém, ainda tenho dificuldade pra montar a carteira e quanto investir em cada empresa (sei que isso vou aprendendo com o tempo). Tenho como objetivo médio e longo prazo. A minha dúvida é a mesma de todo iniciante, como dar o primeiro passo e como montar a carteira de forma adequada.

Outra questão é @Rafael_ba, por onde investe nos bitcoins? Tenho interesse nesse mercado que mesmo instável pode me ajudar a diversificar os investimentos.

Obrigado pelo material!!

1 curtida

Seja bem vindo @marcoantonio
Vc tem duas fontes aqui que podem te dar um norte p/ montar sua carteira: o relatório da pense rico express, e o tópico aqui do forum da CAFI.

Bom dia, @rafael!!

Esse link e o outro não estão funcionando, poderia dar uma conferida, por favor?

Grato!

Muito obrigado, @cadu

Já dei uma olhada rápida no CAFI e achei muito interessante a idealização do projeto.

Grato!!

1 curtida

Fala @marcoantonio. estamos migrando o servidor do blog. logo mais eles estarão habilitados.
Abs!

Parabens e obrigado a toda equipe pense rico.

1 curtida

Olá a todos !! Sou novato aqui no fórum. Essa semana pretendo investir 5 mil alocando de acordo com o Pense rico Express e seguir fazendo novos aportes todo mês. Tem alguma área na plataforma que me ajude de forma clara ver se o valor da ação no momento da compra não esta muito alto ou algum indicador de preço ideal para aquela ação?
Será que não devo focar tanto no preço ideal de compra já que todas as ações do Índice PenseRico tem uma boa AF voltada para Valor e preço não vai fazer tanta diferença no longo prazo? Obrigado.

2 curtidas

Na próxima versão da plataforma, vamos incluir o preço alvo da ação com base em valor e crescimento. Por enquanto, pode utilizar o ranking da plataforma, para fazer uma pré seleção das empresas mais atrativas.

Para o melhor pto de compra vc pode utilizar analise técnica ou gráfica. Mas para longo prazo, uma diferença pequena no preço de compra de uma ação acaba sendo insignificante.

3 curtidas

Olá, pessoal… Bom dia!

Sou novato aqui no fórum. Estava pesquisando sobre como investir em ações nas bolsas americanas e cheguei aqui por acaso.

Sou completamente leigo no assunto. Minha única experiência no mercado financeiro é com Forex. Sei que tenho que estudar bastante e o farei antes de iniciar qualquer investimento.

Só gostaria de uma direção para não acabar coisas “desnecessárias” (aspas porque nenhum conhecimento é desnecessário, é só porque quero ir direto ao ponto).

Pois bem… Estou com uma ideia de comprar ações de uma determinada empresa americana que opera na Nasdaq. É um investimento que tenho intenção de manter a longo prazo. Na minha visão essa empresa irá crescer muito nos próximos 10 a 20 anos.

A princípio começarei com bem pouco. Mas pretendo investir mensalmente uma porcentagem do meu salário. Como uma espécie de poupança.

Agradeço todas as dicas que vierem e desculpem-me se falei alguma besteira.

Abs.

1 curtida

Seja bem vindo!
Para quem está começando, o principal conselho seria aprenda e use o básico.
Nestes dois artigos, bem resumidos e práticos, escrevi ensinando sobre eles:

1 curtida

Boa noite Cadu, primeiramente parabéns pelo trabalho desenvolvido. É de muita valia para os pequenos investidores. Por favor, na plataforma já consta algum item relacionado ao preço alvo de compra das ações? obrigado, Abs

1 curtida

Obrigado pelo elogio @jfm,
ainda não, mas já está em fase de desenvolvimento p/ a próxima versão da plataforma.

1 curtida

Diversifique em setores… não aposte todos os ovos da sua galinha em uma única cesta… Diversifique em investimentos também FII.

Aproveitando pessoal gostaria da opinião de vocês: estou comprado em Eztc3, Flyr3, Abcp11, Grnd3 e Itsa3. Todas 20%.
O que vocês acham?

2 curtidas

Todas excelentes empresas! Hj, só não compraria destas GRND3, pois no CP não vejo muitos fatores impulsionando a cotação, acredito que ela fique lateralizando um tempo.

Ola Rafael, eu ainda tenho grandes duvidas sobre ações de mesma empresa, um exemplo é a do Banco Santander, elas tem variações de preços e rendimentos qual devo escolher entre SANB3, SANB4 e SANB11, agradeço se me der uma luz nesse caso pois pretendo comprar para longo prazo.

1 curtida

Depende dos seguintes fatores: liquidez, governança e valor.

Neste exemplo que vc sugeriu, SANB3 e 4 tem uma liquidez bem menor que a 11, então tem de ver se isso atrapalharia o montante que vc deseja investir.

A governança no sentido que algumas empresas que não possuem esta, somente a ON tem tag along.

E valor seria que sempre uma das classes é mais barata que a outra (geralmente a com menor liquidez). Na maior parte das vezes a diferença é pequena.

Neste exemplo que vc deu, a SANB4 seria a mais barata delas, e tem tag along. Mas dos grandes bancos, e fazendo uma comparação do setor, eu diria que SANB é a menos atrativa com base em valor. Vendo pelo nosso ranking da plataforma, e comparando com as demais, isso fica evidente.

1 curtida

Fala @nilton1965, complementando o que o Cadu comentou. independente de ser as ações do SANB, normalmente eu opto pelas ações ordinárias (as que terminam com a numeração 3). Isso porque elas representam parte societária na empresa e possuem tag along. Mas logicamente que o fator liquidez precisa ser levado em consideração, além de alguns outros…

1 curtida

Olá pessoal. Estou estudando para começar meus investimentos em ações. Por ser inexperiente devo começar com pouco capital. Mas a corretagem vai destruir minha rentabilidade. Alguem aqui conhece uma boa corretora em que a corretagem seja proporcional e não fixa? Agradeço a ajuda.

1 curtida