Iniciantes

To usando também.

To achando perfeita e o autor tá atualizando ela bastante, inclusive tá pra sair uma versão nova.

2 curtidas

Pessoal, boa tarde.
Sou entusiasta da estratégia buy and hold, logo o meu foco é a compra e não a venda. Já fiz a seleção dos ativos que gostaria que fizessem parte da minha carteira, no entanto ainda possuo dúvidas sobre os melhores pontos de compra.
Diante do exposto e com base na análise técnica, quais as premissas que vocês consideram imprescindíveis para chegar no ótimo ponto de compra dos ativos?
Um abraço!!

1 curtida

A LP não faz tanta diferença assim o pto de entrada, mas sim as empresas escolhidas.
Mas olhando a CP, eu gosto de comprar nas quedas fortes. Neste pto, espere ela se estabilizar, e veja se o IFR já está em sobre venda. Também é importante olhar suportes históricos, e ver se tem algum pto que a empresa pode enfrentar uma resistência na queda.

2 curtidas

Complementando o post anterior, vou dar um exemplo recente de ECOR3. Foi uma empresa que sofreu uma forte queda no curto prazo, e eu fui no forum informando os ptos p/ compra. Basicamente usei o IFR, esperei ela entrar em sobre venda, e fazer um suporte, e comprei. Ajustando os preços p/ os dividendos, pois já virou EX depois disso, foram compras nos ptos 8,60 e depois no 8,05.

3 curtidas

Muito bom! Sobre as configurações desse gráfico, você o utilizou de forma trimestral para traçar os suportes e o IFR de 8 períodos, é isso? São essas a configurações (trimestral e IFR 8) que você recomendaria?

1 curtida

Exatamente. Fica mais fácil ainda se vc observar o gráfico SEMANAL. Voltando ao exemplo de ECOR3:

Note como ECOR3 tinha um suporte forte ali na região dos 8,75, que foi ao encontro do pto que o IFR foi abaixo de 25, entrando em sobre venda. Quanto mais abaixo de 25 o IFR fica, mais evidente que a tendência vendedora vá perdendo força. Não é indicativo que o ativo vá parar de cair, tanto que ECOR3 continuou a queda depois disso, mas é um bom pto p/ vc começar a montar uma posição.

Um outro exemplo mais recente, que mostra como nem sempre o IFR vai acertar a sobre venda na lata, é UGPA3. Ela tinha um suporte forte em torno de 61, e coincidiu com o IFR abaixo de 25. Foi onde iniciei minha posição. E depois disso o ativo caiu muito mais, chegando até a ir abaixo de 53,00. Note que o IFR hoje está em 14, o que demonstra cada vez mais que a queda no curto prazo pode estar acabando. Por isso aconselho sempre fazer a compra em partes. Se vc planejou investir X reais em um ativo, na primeira compra use 1/3 desta valor. Se continuar caindo, procure achar outro suporte, monitore o IFR, e depois compre mais 1/3. ECOR3 por exemplo eu só consegui comprar 2/3 do que tinha planejado, mas não tenho o que reclamar, o ativo já subiu muito depois disso. Já UGPA eu já comprei 2/3, e meu próximo alvo de compra é próximo dos 50,00.

Olá pessoal
Estou me apresentando pois sou novo aqui no fórum. Sou poupador e agora estou entrando no mercado de ações. Fiz um cadastro na corretora Mirae que pelo que li aqui me pareceu a melhor opção.
Tendo mais à me orientar por análises fundamentalistas, mas estou tentando aprender um pouco de análise técnica.
Gostaria de parabenizar pelo fórum e pelo site.
Espero poder contribuir com o que for possível.

Abraço

2 curtidas

Bom dia, a maioria das Ações da CAFI estão em fase de compra, hoje qual delas em tem preferencia…

1 curtida

Olhando a CAFI eu iria de UGPA e MPLU.

2 curtidas

Eu estava pensando em aumentar minha posição em GRND, vou deixar pra outro dia, UGPA e MPLU é da hora.
Agradecido Cadu.

1 curtida

Da cafi eu acho q iria de ugpa. Mas fora iria de mdia, flry ou egie.

2 curtidas

Bom dia para todos. Ainda não realizei nenhum investimento direto em ações e tenho algumas dúvidas.

Meu objetivo é fazer aportes mensais em um período aproximado de 20 anos, atualmente invisto no TD IPCA+ 2035, tenho 02 fundos de investimentos que rendem bem, (mas pq pagar par alguém fazer o que vc mesmo pode?) e uma reserva de emergência na poupannça.

Então, a minha primeira aplicação pode ser as indicações do PenseRico Express? como informei no primeiro paragrafo devo ficar fazendo aportes mensais nessas empresas pelo prazo já citado?

Uma carteira deve ter quantas empresas na média?

Talvez essa informção ajude, não pretendo ficar realizando compras e vendas de ações mensalmente, apenas realizar aportes em empresas que darão lucro no final desse prazo.

Obrigado a quem puder ajudar.

1 curtida

O número de ações na sua carteira depende muito do capital investido e do seu perfil de risco. Para não deixar a resposta muito em aberto, se vc for investir algo até 5 digitos, recomendaria umas 5/6 empresas na carteira. Se por outro lado vc quiser correr um risco maior visando uma possibilidade de um retorno mais elevado, vc pode diminuir a diversificação para umas 3/4 empresas.

4 curtidas
7 curtidas

Sintetizou bem. Muito bom artigo.

3 curtidas

Ensinamentos que pra mim e pra muitos aqui que são novatos serve de manual.

2 curtidas

Boa tarde pessoal, sou novo na área de investimentos, tenho uma renda de emergência já e tenho disponível de 500 a 800 mensais para aportes em ações, penso em uma carteira para longo prazo, 20 anos ao menos, tenho 27 anos e pretendo conseguir me aposentar aos 50 por aí, sem valores impressionantes de retirada mensal… Quantas ações seriam ideais?? 4 a 5 ou mais? Vejo muito sobre carteira diversificada, 20 ativos etc, porém meus aportes não serão altos, não na minha previsão dos próximos 5 anos, seriam nos valores que citei, então acho que se diversificar muito, não terei muitas posições nas empresas. Já me aventurei um pouco estudando e etc, e gostei muito dessas empresas WEGE3, GRND3, ITSA4, TAEE11, ABCB4, o que acham? Sugestões? Obrigado!!!

2 curtidas

Seja bem vindo.

Este texto que escrevi vai te ajudar na diversificação (depois tem a parte 2):

As empresas que citou são todas boas, só WEGE que acho cara.

2 curtidas

obrigado Cadu, vou ler direitinho! Também estou achando cara, vou estudar outras possibilidades para ela.

1 curtida

Bom dia Cadu. Sou iniciante e tenho uma duvida. Comprei ITSA4 200 ações em 21/11 e li em algum lugar que no dia 02/12 ela pagou 0,02 por ação. Já tenho este direito? Agradeço sua atenção.

1 curtida