Investir no Exterior

Acredito que o risco seja o governo tributar a repatriação desse dinheiro. Mas como tem muita gente graúda com dinheiro lá fora acho que não tem perigo.

Coloquei como meta 5% da carteira em ouro. Comecei comprando esse mês, pouco menos de 1%. Vou continuar nos próximos meses. Mas tou indo via gold11, não tenho conta no exterior ainda

Tx baixa, mas tem come-cota, certo?

Exatamente isso… vai que rola um Collor da vida e sequestra nossas economias aqui, pelo menos o que ficou lá fora está salvo.

Pensamento “apocalíptico”, mas em se tratando de Brasil, nada é impossível. :grin:

1 curtida

Vocês preenchem o Carnê Leão nos meses que recebem dividendos, mesmo que esteja na faixa isenta?

Sinto um risco de uma dolarização de nossa economia. Mudanças facilitando ter conta em dólar no Brasil, cada vez mais fácil investir lá fora.

O que acha? Quais seriam as consequências?

Espero que nunca mais façam câmbio fixo. Não funciona em lugar nenhum.
Eu vivi a época que mudaram pra câmbio flutuante, como é hoje, e foi um verdadeiro inferno.

Li que a lei cambial que aprovaram na câmara esses dias (não sei se ainda tem senado e outras etapas), junto com a aprovação da independência do Banco Central, podem trazer grandes melhorias nesse sentido.

Uma delas seria a liberação de contas com saldo em moeda estrangeira.
Aí adeus fundo cambial.

O que não pode acontecer é existir uma moeda paralela não oficial.
Tipo, o Real é a moeda oficial, mas produtos e serviços são precificados em outra moeda, aí ferrou…

1 curtida

Foi justamente isso que li e me preocupou.

Sério?
Explica por favor…

Teria que procurar e trazer pra cá. Foi uma lida superficial em uma notícia. Achei que poderias saber mais.

eu não…

1 curtida

Como você faz na declaração anual?
Lança a soma de tudo como rendimentos?

No fim das contas, como a alíquota retida lá é maior que a do Brasil e tem aquele acordo de bitributação, você não precisa declarar mês a mês… A não ser que já declare algo no carne leão, então seria bom já colocar… Eu só lanço na anual no “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior” e o valor pago em “Imposto Pago/Retido”…

Mas você usa a Avenue, não? Ela gera um relatório de quanto você recebeu e quanto foi retido mês a mês…

1 curtida

Eu vou começar a usar ainda, mas vai ser pela Avenue sim. Pelo que vi o relatório é bem completo e dá pra ir fazendo mês a mês.

É mais pra entender o que a maioria do pessoal faz na prática pra não complicar muito.

Eu tô pensando em já ir me habituando em fazer mensal. Vai que um dia eu começo a receber mais que os $1900 e poucos reais isentos… :grin:

Confesso que não entendi essa parte…

Nesse vídeo o cara faz uma simulação de declaração:

Do manual de IR da Avenue:

Pelo que entendi, você vai preenchendo mês a mês.
Se algum mês os rendimentos forem maior que os $1900, tem que pagar DARF.

1 curtida

O que pode ser que aconteça na prática, é que ao preencher o valor já pago lá fora não tenha que pagar nada aqui.

1 curtida

Sim… esse é meu ponto… você sempre é tributado, mas o que é retido lá é numa alíquota maior do que teria que pagar aqui… então em situações normais não precisa pagar nada aqui…

2 curtidas

Pessoal que investe no exterior… o que vocês usam para acompanhar cotação e dividendos?

O meu app de cotações que eu uso atualmente não separa as cotações por moeda e soma dólares com reais… uma bagunça danada, mas ao menos deixa eu criar duas carteiras separadas…

Pra dividendos e preço médio uso o Dividends Dashbord, mas acho ele meio chatinho de usar… queria ver se alguém tem uma solução melhor.

Minha solução por enquanto é o sistema caos. Não recomendo, vai me dar uma dor de cabeça organizar essa zorra antes do imposto de renda.

1 curtida