- Agrogalaxy (AGXY3):
Preço R$ 17,50 (média entre R$ 15,00 e R$ 20,00)
P/VP antes: 2,55
P/L antes: 55,12
P/VP depois: 1,95
P/L depois: 70,94
PSBe: R$ 19,36 (+10,65%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 12,51 (-28,52%)
Metade da oferta é primária. Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 47% para os próximos 5 anos. 27% dos recursos serão usados para capital de giro, 13% para reforço da estrutura de capital, 40% para crescimento inorgânico e 20% para crescimento orgânico, digitalização e modernização. Empresa com endividamento líquido de 752 milhões.
Esta foi a empresa que eu tive maior dificuldade de avaliar. No geral ficou aparente que está em fase de crescimento, o que até justifica os múltiplos caros, mas não consegui entender como o modelo de negócio a rentabiliza. Inicialmente eu achei muito interessante a sua proposta, mas fui desanimando a medida que fui estudando os seus números.
O que achei mais positivo foi a parte relacionada à inovação tecnológica na área agrícola e a parte de experimentação, o que de grande forma viabiliza sua capacidade de servir seus clientes. Na minha opinião, as operações de “Barter” também são bastante interessantes, nestas a empresa comercializa insumos agrícolas em troca das commodities produzidas pelos produtores (e não através do pagamento efetivo).
Um ponto bastante negativo é que quase todos os sócios estão reduzindo sua posição acionária e em quantidade bastante relevante.
Vou ficar de fora desta IPO porque achei o estudo da empresa bastante complexo! Seria interessante a análise de outras pessoas que tivessem mais conhecimento na área…
EDIT: o balanço da empresa é muito desorganizado, principalmente pela reorganização societária recente, a qual elevou bastante a alavancagem da empresa. O recebimento dos recursos da IPO irá reduzir esta alavancagem (40% dos recursos reforçarão o capital da empresa), contudo este movimento feito pela empresa pré-IPO é muito preocupante. Além disto, a exposição dela concentrada em médios produtores pode indicar um maior risco.