IPO - novos registros de companhias abertas na CVM

• Blau Farmacêutica (BLAU3):

Preço R$ 47,60 (média entre R$ 44,60 e R$ 50,60)

P/VP antes: 31,83
P/L antes: 27,70

P/VP depois: 5,20
P/L depois: 33,58
PSBe: R$ 30,08 (-36,81%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 71,88 (+51,02%)

Cerca de 64% da oferta é primária. Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 25% para os próximos 5 anos. Cerca de 53% dos recursos serão usados para expansão de sua capacidade produtiva e verticalização de insumos estratégicos; cerca de 11% para investimentos em centros de coleta de plasma nos Estados Unidos; 6% para aquisições; 6% para pagamento do restante da aquisição da Pharma Limírio; e 24% para pré-pagamento das debêntures da 2ª, 4ª e 5ª emissões. Empresa com dívida líquida de cerca de 475 milhões, que é bem confortável (DivLiq/EBITDA de 1,17), mas após a oferta a empresa pagará antecipadamente debêntures no valor de 340 milhões, o que reduziria seu endividamento líquido para cerca de 135 milhões.

Empresa com mais de 30 anos de atuação, sendo que desde 1998 atua com biotecnologia. A maior parte da receita é oriunda de produtos biológicos e é da natureza da empresa o investimento em PD&I.

Eu gostei muito do que vi: o controlador deve ficar ainda com 75% da empresa (ou na pior das hipóteses 66,25% caso sejam alocadas as ações suplementares e as adicionais), pouco investimento em aquisição (diminuindo o risco), muito investimento em verticalização (deixando a operação muito mais previsível e independente), redução drástica do já pequeno endividamento, a operação da empresa está muito bem, é bastante lucrativa, tem crescimento acima de 25% nos últimos anos e, pra melhorar, vem apresentando aumento de suas margens. Só vi IPOs de 2 empresas com o balanço mais bonito do que o desta, mas foram de tecnologia (CASH3 e MOSI3)…

O maior risco na minha opinião é que apenas 5 moléculas representam quase 70% da Receita Líquida da empresa e, qualquer problema em um destes produtos-chave pode resultar em piora significativa dos resultados. Eu vejo também um aspecto positivo nisto: com tanto investimento em PD&I, o desenvolvimento de um novo produto de sucesso pode impactar a empresa de forma muito positiva…

Gostaria de opiniões de outros foristas… alguém mais pensando em entrar?

5 curtidas