- LG Informática (GENT3):
Preço R$ 17,50 (média entre R$ 15,00 e R$ 20,00)
P/VP antes: 12,98
P/L antes: 74,84
P/VP depois: 3,48
P/L depois: 99,79
PSBe: R$ 7,53 (-56,97%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 8,89 (-49,19%)
Apenas cerca de 39% da oferta é primária. Está precificando um crescimento médio anual de cerca de 58% para os próximos 5 anos. 22% dos recursos serão usados para pesquisa e desenvolvimento da Companhia; 18% para desenvolvimento do marketing; 38% para fusões e aquisições de empresas; 14% para subsídios para migração da base on-premisses para SaaS; 5% para pagamento a beneficiários do programa Phantom Share; e 3% para reforço do capital de giro. Empresa com caixa líquido e sem dívidas.
Por um lado, é uma empresa que operacionalmente roda muito bem, o que é bastante positivo por ser uma empresa “tech” já lucrativa há pelo menos 3 anos. Por outro lado, não apresentou elevado crescimento de 2018 até 2020, o que dificulta eu aceitar pagar múltiplos tão elevados.
É uma empresa com mais de 35 anos que oferece soluções de tecnologia para gestão de Recursos Humanos bastante completa; atuando na aquisição, treinamento, avaliação e até na gestão da experiência do colaborador (usando analytics, IA e etc)…
Um ponto bastante negativo é que todos os sócios estão reduzindo sua posição acionária e em quantidade bastante relevante, sendo que no mínimo mais de 64% das ações estarão no mercado, podendo chegar até à 76%!
Vou ficar de fora desta IPO por estar cara (na minha opinião)! Eu achei o caso dela semelhante ao da Neogrid (em áreas diferentes, é claro) por serem empresas tech já lucrativas com baixo crescimento mas que podem evoluir caso consigam tornar seus negócios mais escaláveis. Diante do baixo crescimento esperado, resolvi ficar de fora…