IPO - novos registros de companhias abertas na CVM

‘Me engana que eu gosto.’ Verdade, mentira e bom senso nos IPOs
Geraldo Samor

Uma dinâmica perversa está se instalando nos IPOs brasileiros, causando desconforto a emissores e investidores.

Para uns, a origem do problema está nos bancos coordenadores, que prometem à empresa um ‘valuation’ agressivo como um expediente para ganhar o mandato. Em seguida, ao se defrontar com um mercado mais parcimonioso, os bancos coordenadores dizem às empresas que o mercado está resistindo, e sugerem reduzir a ambição de preço.

Com a operação já na rua, duas semanas de roadshows nas costas e o nome da companhia em jogo, o empresário se vê sem opção e concorda.

Neoenergia estima preço por ação entre R$15,02 e R$18,52 em IPO

1 curtida

Algum IPO em vista nos próximos meses ?

A demanda deve ter sido bem fraca…

1 de Julho tem a Neoenergia, alguém tem referência sobre ela? ou é totalmente nova? já aparece na corretora pra participar

sabe o valor ?

R$ 14,42 e 16,89

Fazendo uns cálculos sobre o IPO da Neoenergia.

A faixa de preço é de R$ 14,42 e R$ 16,89. Usando como base um preço médio de 15,65.
Teríamos:

Empresa NEOE3
Cotação atual 15,65
Preço alvo pelo PSBe esta em 40,11 com potencial de crescimento de 156%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 26,91
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de 3% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 12,36 9,65
P/VP 1,07
ROE 8,6% 11,1%
DY 3,10%
Margem Operacional 12,6% 14,0%

O resultado do 1T 19 veio muito forte. O lucro liquido cresceu de 291M no 1T 18 p/ 492M neste ultimo tri. A dívida bruta/PL está em 1,18, o que é razoável. Empresa vem com forte crescimento, e endividamento sob controle, resta saber até que pto têm folego p/ continuar crescendo.

Até que não está tão caro quanto pensava. A um P/L de 12 está sendo negociada mais barata que EQTL e ENGI por exemplo. Acho que vou participar, mas colocando um preço máximo em torno de 15,50.

5 curtidas

O Daniel Nigri fez um vídeo no canal dele no Youtube falando de algumas características da empresa. A que mais me chamou atenção é que a empresa está vendendo as ações no mercado secundário e não no primário, ou seja, esse IPO está sendo feito para remunerar os sócios majoritários e principalmente tirar o BB da jogada. Os números do último balanço não contemplam emissões de debêntures feitas recentemente (a dívida é maior do que o considerado) e o analista achou que as taxas pagas estão um tanto altas principalmente por serem títulos isentos de IR. Enfim, para os interessados em participar do IPO ou comprar na sequência é um tempo bem gasto assistindo o vídeo.

4 curtidas

Bem colocado. Oferta no mercado secundário é um pto a pesar. Por outro lado, o controlador não vai vender praticamente nada (participação dele vai cair de 52 p/ 50,1%). Então na verdade estamos comprando as ações do BB (participação de 9% p/ 0%) e uma parte das ações da Previ (participação de 38% p/ 33%).

A nova emissão de debenture feita recentemente, tem um valor de 1.3B. Não vai afetar muito a dívida bruta, que está atualmente em 21B. A taxa está em 4%, não achei elevada.

3 curtidas

É sempre bom ficar esperto com IPO pelos seguintes motivos.

A) para longo prazo, de acordo com o livro do Jeremy Siegel, a taxa de acerto é de 3% a 7% (isso considerando o mercado americano que teve as melhores IPOs do mundo). Ou seja, a possibilidade de errar uma empresa assim é de praticamente 90% (loteria). Tem que estudar bem o ativo.

B) se for especular, tem que ficar muito esperto, pois uma vez vi um debate no Quora de uma pergunta sobre IPO nos EUA e uns caras do mercado de lá comentaram o seguinte: que nesses IPO geralmente ocorre um acordo de cavalheiros onde todos ganham, menos o cara de fora que comprou a ação. O Banco que cuida do IPO ganha o seu com o preço do serviço, os grandes investidores fecham um preço menor da ação com a empresa e ganham o ágio com o preço da ação no IPO (é como um empréstimo) e é comum ocorrer muita manipulação de preço pelos envolvidos na operação para fazerem lucro (banco, corretora e grandes investidores).

Achei bem interessante o debate lá.

2 curtidas

E cabe ressaltar um contraponto. Os Ipos aqui no Brasil nos últimos anos foram, em sua maioria, um sucesso para o investidor.

3 curtidas

Um que eu acredito que possa ser interessante é o da Caixa Seguridade.

1 curtida

@cadu quando fala em colocar ordem até 15,50 você vai flipar ou outra estratégia.

Ordem limite para compra. No Ipo vc pode escolher um preço máximo para participar da oferta.

@cadu mas vai flipar ou vai manter em carteira acredita ser bom negócio para longo prazo, a divida não está muito alta

A ideia é manter a LP. Lógico que se subir muito no curto prazo posso pensar em venda ou redução de posição. Isto se eu conseguir participar do Ipo por causa da restrição que vou por no preço.

Pelo fluxo de caixa estável da empresa, o endividamento está sob controle.

4 curtidas

@cadu, como funciona a reserva do IPO?

Cronograma:

Início do período de reserva 14 de junho de 2019
Encerramento do período de reserva 26 de junho de 2019
Fixação do preço por ação 27 de junho de 2019
Início das negociações 1º de julho de 2019

No caso se eu quiser reservar amanhã alguma quantidade de ações, eu tenho que ter o valor no caixa da minha corretora já amanhã? Ou somente no início das negociações?

1 curtida