IPO - novos registros de companhias abertas na CVM

• Quero-Quero (LJQQ3):

Preço R$ 12,65 (média entre 11,30 e 14,00)
P/VP antes: 12,10
P/L antes: 71,12

P/VP depois: 5,38
P/L depois: 80,74
PSBe: R$ 9,87 (-21,99%)
FCD ultra-otimista com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 20% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 6,55 (-48,20%)

Esta oferta deve movimentar quase 2 bilhões de reais, mas a maior parte é oferta secundária, ou seja, não vai ser reinvestido na empresa. Vai ser um negócio espetacular para o fundo que está vendendo suas ações, já para os minoritários… tirem suas conclusões…

Dos 1,9 bi; apenas 270 milhões vão para a empresa (apenas 22.133.894 ações para oferta primária).

Alguém sabe se tem mais alguma empresa já com faixa de preços e número de ações ofertadas definidos?

3 curtidas

Alguém já parou pra analizar o IPO da You Inc?

Não vi nada ainda, mas só de ser uma incorporadora em SP já é interessante.

1 curtida

@lucfig, eu fiz uma breve análise aqui mesmo no tópico:

"…

• you,inc (YOUC3):

Preço R$ 20,50 (média entre 17,50 e 23,50)
P/VP antes: 2,36
P/L antes: 21,34

P/VP depois: 1,37
P/L depois: 53,03
PSBe: R$ 23,04 (+12,40%)
FCD ultra-otimista com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 20% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 16,17 (-21,10%)

Esta empresa foi a que mais me interessou entre as 4 por atuar num segmento (apartamentos compactos e “studios”) em que eu vejo muito potencial. Além disto, após a IPO a empresa terá um caixa muito forte que a permitirá mudar de patamar. Contudo, no preço de 20,50; o mercado já está precificando um crescimento superior a 25%, o que deixa o potencial de valorização pequeno na minha opinião.
…"

Como o P/L antes da oferta estaria muito próximo do máximo que aceito pagar e por se tratar de oferta primária (onde os recursos vão para a empresa) eu resolvi fazer umas pesquisas sobre ela.

Do lado positivo: gosto muito do segmento de apartamentos compactos e studios porque acho que é uma tendência cada vez maior e o fato de atuar em SP também favorece bastante. Após a IPO, a empresa terá um caixa muito bom, o que poderá acelerar lançamentos e compras de terrenos, gerando potencial de crescimento.

Do lado negativo: o crescimento precificado está alto na minha opinião, até mesmo porque ela está focada apenas nesta região e, se isto é positivo por um lado, por outro pode dificultar um crescimento tal qual está embutido no preço. Além disto, pesquisei sobre ela no ReclameAqui e percebi que ela de forma recorrente usa de dispositivos do contrato para não prestar a garantia por falhas dela na construção. Eu me dei o trabalho de ver vários relatos e realmente percebi que os atendentes da empresa costumam usar o contrato para não dar nenhum tipo de assistência ao proprietário.

Sei que é normal ocorrerem falhas na obra, mas a maneira como a construtora reage nestes casos é fundamental para a sustentabilidade da empresa. Garantir a rentabilidade num negócio atual é importante, mas a má satisfação pode impactar muito negativamente futuros lançamentos.

3 curtidas

Valeu pelas informações!

1 curtida

Tenho estado de olho em GSOM3. Estou coletando informações que possam por ventura ser úteis. Se eu encontrar algo de especial que valha ser compartilhado, jogo aqui.

1 curtida
  • Pague Menos (PGMN3):

Preço R$ 11,38 (média entre 10,22 e 12,54)
P/VP antes: 3,74
P/L antes: 60,96

P/VP depois: 2,46
P/L depois: 76,59
PSBe: R$ 20,03 (+76%; contudo o PSBe distorce o potencial devido à margem líquida baixa)
FCD ultra-otimista com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 20% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 6,21 (-45,40%)
FCD simulando um lucro que tenha como margem líquida 2,0% (Panvel tem 2,8% e Radl3 tem 4,4%) e 20% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: 12,72 (+11,8%)

Trata-se de oferta primária, onde o valor vai para financiar o crescimento da companhia e redução da alavancagem financeira:

Abertura de novas lojas … 63,4% -> 600,0 mi
Redução da alavancagem financeira … 19,7% -> 186,7 mi
Modernização do parque de lojas e centros de distribuição… 8,5% -> 80,0 mi
Investimentos em tecnologia e na Clinic Farma … 8,5% -> 80,0 mi

Se a empresa aplicar corretamente estes recursos e conseguir um crescimento com uma rentabilidade maior que a atual com certeza tem potencial de aumentar muito seu valor de mercado. Eu acredito muito nesta empresa, mas o preço está acima do que aceito pagar.

2 curtidas

Li ontem que as Farmácias Nissei contrataram o Safra para tratar do IPO da companhia:

Pelo visto não é só construtora que tá achando o momento positivo para abrir o capital. Começo de sinais de euforia? Em dólar estamos longe da banda superior do canal de alta e o nosso ciclo foi relativamente curto, mas descolamos do mundo.

1 curtida

Nessa matéria da nissei eu tive a impressão que não é euforia. É uma questão de sobrevivência contra a concorrência. É pra ter um nível de dívida mais saudável e abrir muitas unidades.

1 curtida

Empresa que tenho muito vontade de ter, mas parece ser um valor muito caro… Vou ficar fora…

1 curtida
2 curtidas

Empiricus fora da LJQQ3 (lojas quero quero) , preço já embutindo alto crescimento futuro pra eles tá caro. Iniciam a tese com a belíssima frase “querer eu até queria, mas por um preço menor do que eles estão querendo” :rofl:

6 curtidas

Suno também recomendou ficar de fora.

2 curtidas
1 curtida

Site interessante sobre IPOs:

10 curtidas

Valeu! Tem coisa interessante ai no meio, e haja construtora ein se loco.

pensam em entrar em alguma?
eu acho que vou entrar no da petz… mas sem muita certeza
e da rede d´or quando iniciar…

Também só vejo a Petz com potencial (das que estão abertas atualmente). Mas sem lockup.

2 curtidas

Rede D’OR se realmente tiver IPO, vai ser interessante! Ela é o PAC MAN do setor aqui em São Paulo, já fui em 3 hospitais diferentes deles e todos de excelente qualidade, é uma marca muito forte no Estado. Ela tem b2b com Fleury tbm, excelente empresa…vamos ver se a precificação será razoavel

2 curtidas