IPO - novos registros de companhias abertas na CVM

4 curtidas

Coisa boa… acho muito bacana empresas menores estarem abrindo capital. O Meliuz está considerando abrir capital também… Nos EUA (geralmente em bolsas secundárias) é comum ter really microcaps, com valor de mercado de 3-4mi dolares apenas. No Brasil ainda é muito caro e burocrático, e mesmo IPOs pequenos como o da Prinner levantam 200mi (mas até pouco tempo atrás, uma dessas nunca iria entrar)… bolsa democratiza oportunidades e permite baixo custo de capital!

A Wine escolheu um bom momento, sendo irônico, minha impressão é que com a quarentena, muita gente está virando alcóolatra em 2020… meu consumo de vinhos acho que aumentou 5x. Assinava a wine bem no início dela (há mais de 10 anos), agora estou achando os produtos não tão bons e mais caros… tenho comprado mais no Evino. Consumidores, o que tem feito?

2 curtidas

Estou me baseando pelo da Vivara, que teve 3,2% de rateio sem lockup e 47% com lockup… estou pensando em pedir o 50% a mais do meu desejo, com lock-up…

A vantagem do lookpup é apenas na questão da preferência? Ou tem também alguma questão de preço?

Muito obrigado Maicon. O que você acha melhor, cancelar a proposta que eu fiz anteriormente e refazer com um valor 50% maior ou deixar a antiga e adicionar uma nova com mais 50%?

Eu tenho certeza que o rateio sem lock-up será insignificante. Eu entraria nessa oferta somente com lock-up. A única diferença é o direito de preferência.

1 curtida

Não tem não. O preço é o mesmo com ou sem lockup.

Fiz a reserva sem lockup de 10x o valor que pretendo. Pode até ser um risco, mas acho que no final das contas, é muito provável que vou acabar sem nada (não vão chegar a atender os pedidos sem lockup).

Mas não encaro lockup. Para mim, o Coronavirus mostrou que ficar travado em uma ação, mesmo que por um período pequeno, de 45 dias, pode não ser uma boa.

Modelo interessante de negócio, mas a barreira de entrada é muito pequena. No final das contas é mais um e-commerce da vida. Virá com múltiplos astronômicos e margens microscópicas, e a alta de moedas estrangeiras prejudica o negócio, 95% da mercadoria deve ser importada, ou seja, assinaturas recorrentes dificilmente serão reajustadas a contento.

2 curtidas

Pensei em fazer isso no da prinner mas desisti.

Como compro no meu cpf e no da minha esposa, estou pensando em fazer o valor que eu queria entrar no meu cpf com lock up, e 5x o valor que eu gostaria sem lockup no dela.

Vi um video no youtube dizendo que já tem mais de 3 vezes o valor da oferta em reserva. É possivel ter essa informação?

Que eu saiba, não. Só na hora do bookbuilding mesmo.
Mas tem essas estimativas, que acabam dando uma boa ideia da demanda (e do rateio)

Depende… em especial se for com lock up… Se essa posição 50% a mais tu puder cobrir caso pegue a ordem, ok… Se não, não recomendo.
É muito pessoal… eu vou fazer isso que estou com uma boa convicção na empresa, e esses 50% a mais é coberto pela minha reserva de oportunidades em RF. Agora, se está 100% em renda variável, ou precisar usar a reserva de emergência, não acho legal.

Eu assino a Wine, e gosto dos produtos, eu não sou um super entendedor de vinho mas gosto muito.
O que peca ao meu ver é a logistica deles, a transportadora comete muitos equivocos.
Estou curioso quanto aos indicadores quantitativos, não tenho ideia qual é a margem desse tipo de empresa.

Uma dúvida, no informe da Petz está anunciando a data de liquidação no dia 14 de Setembro, enquanto as ações serão negociadas a partir do dia 11 de Setembro. Confere? Acreditava que a liquidação era no mesmo dia em que as ações seriam negociadas.

Concordo 100%

https://twitter.com/HerreraCondor/status/1301514587368558599?s=19

6 curtidas

É isso mesmo.

Antigamente as liquidações costumavam ser iguais à compra de ações comum, em D+3 (posteriormente D+2), o que incentivava a flipagem, já que a pessoa não precisava ter dinheiro para reservar as ações. Como a liquidação do IPO era na mesma data da liquidação da venda, o interessado reservava e usava o dinheiro da flipagem para liquidar a reserva.

Atualmente, em todos os IPOs que me interessaram a liquidação foi em D+1, acredito que para eliminar essa flipagem alavancada.

2 curtidas

Perfeito.

1 curtida
2 curtidas

Fiz uma reserva agora no cpf da minha esposa equivalente a 5% da carteira de ações com lockup, tentei fazer na minha conta um de 12,5% sem lockup mas deu erro, tentar amanhã…

Acho que com lockup o rateio vai entregar menos de 50%, e sem lockup menos de 10%… chute…

2 curtidas