Obrigado.
É uma pena.
GoodRx: no IPO do remédio barato, não teve desconto
Pedro Arbex
A GoodRx — uma healthtech que ajuda os consumidores a economizar na compra de remédios com prescrição — acaba de precificar sua oferta pública inicial em US$ 33, bem acima da faixa indicativa que ia de US$ US$ 24 a US$ 28.
Traduzindo, falta de compradores
Quer dizer que mesmo quem fez oferta sem lockup seria 100% atendido não é?
Aí seria o risco de quem fez isso, se a oferta não fosse cancelada, correria o risco de ter colocado uma valor 2,5X maior do que queria ou mais, teve gente que colocou 10x, ser 100% atendido, e nestes casos, logo na abertura já iria em pelo menos -10%…
Segundo IPO cancelado, primeiro BR Partners. Duvido muito que seja por falta de compradores, ainda mais Caixa Seguridade, mesmo sendo uma oferta grande. Enfim, projeto de longo prazo é assim, bolsa cai 5%, acabou o mundo.
E qual seria o motivo?
Preço, se não puxar as tripas não está bom.
Geralmente o IPO vem num preço que considera um cenário em que todos os planos da empresa darão certo e com taxas de desconto mínimas. Para a empresa seria o sonho e a possibilidade de arrecadar o máximo, para o comprador é apostar contra as probabilidades no decorrer do tempo. Se tudo for céu azul você não teve nenhum ganho expressivo porque tudo já estava no preço que pagou, não tem como não concordar com tudo que costumam falar de IPOs.
Sim, mas seria falta de compradores nos preços que eles querem vender.
Hapvida mais de 100% em menos de 2 anos e meio, é expressivo?
Vamos para o exterior
Veeva 2013 preço 37 dolares, agora 270 dolares
paycom 2014 preço 15 dolares agora 270 dolares
Não vou procurar exemplos, mas tem muitos…
Tem IPO que é furada, mas tem IPO que pode trazer ganhos significativos sim…
Então, eles colocaram o prospecto, com a faixa de preço, provavelmente não teve compradores nessa faixa de preço, nem um pouco abaixo.
Pegue o número de IPOs e tire uma média, veja o retorno médio anual e compare com o índice. Depois conteste os números. Não adianta tomar exceção como regra. Eu disse logo acima que as probabilidades atuam contra o investidor, pois mais coisas podem dar errado do que certo, mas eventualmente algum IPO dá certo, é estatístico. Assim como é estatístico que se você participar da grande maioria deles acaba perdendo dinheiro.
Só lamento que não tenha colocado IRB no seu argumento, o IPO foi na mesma época se não estou equivocado.
O teu argumento não é válido. Se tudo de certo, o IPO trás ganhos expressivos.
Você dizer que na média IPO trás resultados ruins, é outra coisa, e eu não sei te dizer se é verdade ou não, provavelmente é verdade.
Se tudo der certo, o IPO traz ganhos à taxa de desconto que for utilizada na precificação. É necessário criação de valor para que o IPO exceda às expectativas, como pode acontecer em alguns casos. Mas não é a regra, nem de longe, recordo de um estudo retrospectivo do mercado americano, que está em algum livro por aqui, mas achei essa tabela em um site que ilustra, parece verossímel.
Não tenho nada contra IPO, fico muito feliz que aconteçam, apenas sobrecarregam meu cérebro mediano com informações e novidades.
Essa sim tenho muito interesse
Agora me senti mal, considerando suas análises por aqui acho que o meu deve ter o tamanho de uma azeitona
Compass também cancelou o IPO