IPO - novos registros de companhias abertas na CVM

Tem razão @cadu, foi exatamente o que fizeram, os ativos da G2D são quase todos pré break even com grande potencial, mas alto risco. Também concordo que o histórico da GPIV33 não é nada confiável…

Eu decidi entrar na Boa Safra a qualquer preço, que mudou o ticker para SOJA3, apesar de saber que o fato da soja estar no topo favorece muito ela e que a vinda de uma correção pode fazer a cotação cair. Também vou entrar na Vittia e assim completo meu kit agro juntamente com a FHER3.

Mais uma IPO:

  • Dotz (DOTZ3):

Preço R$ 18,80 (média entre R$ 16,20 e R$ 21,40)

P/VP antes: -4,93
P/L antes: negativo

P/VP depois: 9,40
P/L depois: negativo
PSBe: negativo
FCD: sem histórico de lucros.

87% da oferta é primária. Diluição de 89%; sendo que de 31% à 41% das ações ficarão no mercado. Destinação dos recursos: 25% para investimentos em tecnologia na Plataforma Dotz, 16% para investimentos nos negócios já existentes de fidelização, fintech e marketplace; 39% para aquisições; e 20% para pagamento de operação de ?mezanino? existente (pagamento de debêntures e bônus de subscrição). Empresa com dívida líquida de 35,5 milhões. Neste preço médio e com a totalidade da oferta primária sendo exercida a Dotz ficaria com um valor de mercado de 2,6 bi. EBITDA negativo e PSR de 23,59.

Criada em maio de 2013, em Belo Horizonte, a Dotz opera programas de recompensas em parceria com emissores de cartão de crédito, supermercados e farmácias. A companhia tinha no fim de 2020 uma base de 9 milhões de clientes ativos no programa de pontos e 1,9 milhão em seu marketplace, considerando o período de 12 meses.

Segue abaixo a “evolução” dos resultados da empresa:

“Fatores” que mais “gostei”: possibilidade de incremento do marketplace em conjunto com o BB; possibilidade de crescimento como fintech dado a quantidade de clientes “ativos”; aliança com o Ant Group.

Destaques da empresa:

O “negócio da China”:

Principais riscos: prejuízos consecutivos, dificuldade de crescimento (não cresceu na pandemia, vai crescer agora?), quantidade de “dotz” afetada pelo câmbio e forte concorrência de empresas com operações melhores.

A remuneração da diretoria evoluiu de maneira normal nos últimos anos, apesar de eu considerar alta para o tamanho da empresa.

Não tenho interesse na Dotz porque não costumo investir em operações ruins esperando que a empresa melhore operacionalmente a partir de eventos futuros e, como usuário, para mim seria a última opção a escolher. Além disto com 2,6 bi eu compraria a Boa Safra, a Vittia e com o troco que sobrou daria ainda para comprar quase todas as ações em circulação da Allied… :rofl:

Atualização do Grupo GPS (ficou quase 16% abaixo da média da faixa indicativa e 8% abaixo no preço mínimo inicial):

  • Grupo GPS (GGPS3):

Preço: R$ 12,00

P/VP: 4,41
P/L: 28,34
PSBe: R$ 11,45 (-4,55%)
FCD com 3% de perpetuidade, 8% taxa de desconto e 25% de taxa de crescimento para os próximos cinco anos: R$ 21,47 (+78,92%)

50% da oferta foi primária, o mercado ficou com 32% das ações ou 35% se forem exercidas as suplementares. Está precificando um crescimento médio anual de 21% para os próximos 5 anos.

A destinação dos recursos ficou em linha com o prospecto preliminar.

6 curtidas
  • GetNinjas (NINJ3):

Preço R$ 29,20 (média entre R$ 24,90 e R$ 33,50)

P/VP antes: 29,48
P/L antes: negativo

P/VP depois: 3,15
P/L depois: negativo
PSBe: R$ 10,06 (-65,53%)
FCD: empresa com prejuízos nos últimos 3 anos.

A oferta é 67% primária. Diluição de 68%; entre 52% e 68% das ações ficarão no mercado. Destinação dos recursos: 65% para marketing, 20% para recursos humanos e 15% para reforço de caixa. Empresa sem dívidas e com caixa de quase 40 milhões. Valor de mercado ficará em 1,466 bi. EBITDA negativo nos últimos 3 anos e PSR de 35,08. Trata-se de empresa que ainda não atingiu seu “break even".

Fundada em 2011, a GetNinjas é uma plataforma que conecta profissionais de variadas áreas, pessoas físicas ou jurídicas, a potenciais clientes. Os profissionais oferecem seus serviços, mediante a compra de pacote de moedas virtuais para uso exclusivo na plataforma na aquisição de ordens de serviços, ou leads, dos clientes cadastrados. A companhia tinha em 31 de dezembro de 2020 o cadastro de mais de 2 milhões de profissionais, distribuídos em mais de 500 diferentes categorias.

Segue abaixo a evolução dos resultados da empresa:

image

image

image

Fatores positivos: ótima nota no ReclameAqui; forte crescimento do GMV, do número de profissionais e de solicitações de serviços; parcerias com empresas como Vivo, GPA, Rappi, Pão de Açúcar, Bradesco, Boticário, Unilever e etc; mercado muito subpenetrado; negócio bastante escalável; e possibilidade de bancarizar os prestadores de serviços na própria plataforma.

Principais riscos: preço alto; dependência do serviço de terceiros; alto investimento em marketing; e riscos relacionados ao setor de tecnologia.

Praticamente todos os acionistas da empresa estão vendendo ações, mas apenas 1 fundo está zerando posição. Boa parte dos recursos serão investidos em marketing, o que deve pressionar os resultados futuros, mas deve gerar grande incremento de receita líquida caso tenha sucesso na sua estratégia. De toda forma, creio que pode haver algum erro nesta parte do prospecto porque seria um investimento gigantesco (280 milhões) perante o tamanho atual da operação (RL de 41,8 milhões).

A remuneração da diretoria evoluiu de maneira normal nos últimos anos e eu considero compatível com o tamanho atual da empresa.

É uma empresa tech com forte crescimento da receita, com boa escalabilidade e que está num mercado com enorme potencial de crescimento. Apesar de gostar da GetNinjas e de sua operação, eu não vou entrar nesta IPO por achar que o preço está muito alto e por não comprar a ideia da destinação dos recursos, acho que ela poderia tentar expandir usando ideias mais criativas do que simplesmente através de dispêndio financeiro.

8 curtidas

Vi que o Daniel nigri fez análise de soja3, alguém sabe dizer que o que ele recomendou?

1 curtida

Compra até valor de 11,00

3 curtidas

Também vou participar do IPO GBSA3. Já fiz a reserva a mercado.
Trabalho no setor do AGRO, e estamos há alguns anos vivendo um bom momento.

2 curtidas

também estou animando de entrar nesse.
como estão imaginando o rateio com lock up?

minha dúvida está somente nisso… quanto $ eu coloco já pensando no rateio…

1 curtida

Reservei também SOJA3 hoje. O resultado deste do 1T21 vai vir uma porrada! A soja subiu quase 30% esse tri.
Maior risco é a soja esta quase na maxima historica.

1 curtida

O ticker é SOJA3 ou GBSA3?

1 curtida

Começou com GBSA3, mudou semana passada para SOJA3

3 curtidas

Vi que tem um Relatório Especial na Sumo, mas minha assinatura não permitiu acesso.

Obrigado!

Como bastante gente ta falando desse IPO vou dar uma olhada com mais calma depois.

Eu sou desse área e a primeira coisa que vem em mente é o risco da empresa não conseguir o material genético para a produção das sementes, ao que indica a empresa não faz nenhum tipo de melhoramento, apenas reproduz o material de outras empresas. Então, para o produtor, a qualidade e tratamento das sementes (que seria uma vantagem competitiva da Boa Safra) só são importantes em um segundo momento, pois nada adianta ter uma semente com boa plantabilidade se a empresa não tem em seu portfolio as variedades que os produtores desejam plantar.

Eu sou do Sul e nunca tinha ouvido falar dessa empresa, acredito que devido a forte presença das cooperativas aqui na região. Os maiores produtores são todos cooperados e conseguem os insumos todos via cooperativa (muitas delas produzem as próprias sementes).

Por fim, essa analise por múltiplos com outras empresas não tem muito sentido. Apesar de serem do mesmo setor, tem focos totalmente diferentes.

3 curtidas

Já conhecia os produtos da empresa antes?

Trabalho há 20 anos no setor do Agronegócio, na parte administrativa. Não conheço os produtos da empresa especificamente mas o mercado das sementeiras.
Como o @antracnose mencionou, ela apenas reproduz sementes.

1 curtida

que preço pretendem colocar na reserva? estou pensando em R$11,50

Eu entrei pelo mercado mesmo, pedi 2x o que queria ter em carteira

5 curtidas

Tb entrei a mercado

2 curtidas

Taquei 13, o que acredito que equivale a colocar a mercado. Só pra não correr o risco de passar muito.

3 curtidas

acabei fazendo a R$12, acima disso prefiro esperar pra ver como o mercado vai reagir

3 curtidas

Tem gente esperando um resultado incrível no 1T21 da SOJA3, mas não vi ninguém comentando a extrema sazonalidade da empresa. Quase não tem vendas nos dois primeiros trimestres do ano (o que faz sentido, considerando que pelo que pesquisei o período de plantio da soja é principalmente no 4T). No 1T20 a receita líquida foi de míseros R$ 1,25 milhão (contra R$ 588 mi ao longo do ano).

Eu entrei no IPO, mas acho que o que realmente importará serão os resultados do 3T21 em diante, além da entrega da fase 1 da UBS Jaborandi, que deve elevar a capacidade de beneficiamento de 2,5 mi para 3,5 mi (+40%) sacas/ano.

9 curtidas

Agora a 5ª empresa de hospitais (antes teve Rede D’or, MaterDei, Hospital Care e Kora Saúde) a fazer IPO recentemente, mas esta é verticalizada…

  • Athena Saúde (ATEA3):

OBS: não gostei deste ticker, sou a favor de quanto menos polêmica, melhor! Poderiam muito bem botar ATHE3 ou ATHN3 ou ATNA3 ou ATSA3 ou SAUD3 (o melhor pra mim); assim eu poderia ter CASH3, BEEF3, SOJA3, FhÉr3 (ou FÉsa4) e SAUDe3 - dinheiro, comida, fé e saúde!

Preço R$ 20,74 (média entre R$ 18,35 e R$ 23,12)

P/VP antes: 4,77
P/L antes: 602,09

P/VP depois: 3,52
P/L depois: 671,30
PSBe: R$ 8,84 (-57,37%)
FCD: margem muito baixa com P/L muito alto, deixando a avaliação pouco relevante.

A oferta é 40% primária. Diluição de 72%; entre 30% e 39% das ações ficarão no mercado. Destinação dos recursos: 85% para aquisições com contratos firmados e 15% para aquisições futuras. Empresa com caixa líquido de quase 290 milhões. Valor de mercado ficará em 9,7 bi. EV/EBITDA ajustado de quase 45 e PSR de 7,14.

A Athena Saúde é uma das maiores empresas de saúde suplementar verticalizada do país em números de beneficiários, conforme dados da ANS, oferece planos de assistência à saúde e odontológica, além de uma rede própria de atendimento com hospitais, centros médicos e pronto atendimentos. Atua em cidades fora do eixo Rio de Janeiro–São Paulo, tendo em vista que estas regiões representam um mercado menos concentrado, possibilitando maiores oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico.

Segue abaixo a evolução dos resultados da empresa:

Fatores positivos: é verticalizada e com certa diversificação geográfica; bom crescimento de 2018 até 2020 principalmente quanto à Receita Líquida, ao EBITDA ajustado e aos números de beneficiários e de leitos; baixo índice de reclamações na ANS e NPS de 80 (muito bom); aquisições recentes do Hospital Marechal Cândido Rondon (no PR) e da Fátima Saúde (em Caxias do Sul-RS), além de mais 2 excelentes (ao meu ver) aquisições fechadas mas não finalizadas do Grupo São Bernardo (no ES) e da Promédica (na BA).

Principais riscos: margens baixas; grande concorrência, principalmente agora com tantas IPOs e aquisições; e, por fim, os demais riscos inerentes ao setor.

Os acionistas da empresa estão reduzindo sua participação, mas sem modificar o controle da companhia, ou seja, estão “realizando” parcialmente seus “lucros”, o que é normal, na minha opinião. Boa parte da destinação dos recursos já definida e parece ser bastante positiva.

A remuneração da diretoria mais que dobra de 2020 para 2021, mas eu considero compatível com o aumento de tamanho da empresa.

Analisando friamente os números da Athena Saúde em 2020 não parece uma boa opção de investimento. Contudo, se considerarmos o quanto a empresa cresceu de 2018 até 2020 e o potencial de ganhos oriundos das 2 aquisições em 2020 e mais as 2 aquisições contratadas para 2021, percebe-se que há muito valor neste negócio, ainda mais porque ela é verticalizada assim como o Grupo São Bernardo e a Promédica (ambas aquisições de 2021) também são. Em termos de múltiplos a MaterDei parece bem mais descontada, mas a operação da Athena Saúde parece mais promissora por suas características de verticalização e de diversificação. Eu não costumo comprar empresas de baixa lucratividade esperando melhora operacional no futuro, mas achei promissora esta operação. Tem pouca chance de eu entrar na IPO, mas vou acompanhar a evolução da companhia…

9 curtidas