IRBR3 - IRB Brasil resseguros

Não adianta cara, tem dados que são “estimativas” e guardam subjetividade na valoração, então nenhuma auditoria vai pegar isto ou cravar… agora é diferente dela estar lançando dados falsos do operacional

2 curtidas

A questão é que auditoria afirma que os dados mostrados no balanço batem com as informações que a auditoria tem acesso sobre a empresa. Ajuda a dar uma boa ideia da coisa, mas não é atestado contra fraude, e tb não é certeza da realidade da operação. Isto sem nem cogitar nada de ilícito envolvendo a auditoria.

5 curtidas

Eu já acho que isso pode fortalecer a Bolsa. É depois dessas tempestades que melhoram, ou deveriam melhorar, os controles para evitar novos casos. Nosso mercado não é maduro o bastante ainda. Imagina se fosse nos EUA o que iria acontecer com os envolvidos ( alguma má-fé houve nessa história toda. Não é possível que isso não passou de um mal entendido seja dos balanços, sejam de notícias)

2 curtidas

Entendo que nestas horas tem muito investidor que acha que a bolsa é cassino, não dá pra confiar nas ações no Brasil, que os balanços não servem pra nada. Não é bem assim pessoal, nos ultimos 10 anos tivemos casos isolados de episódios de fraudes ou falcatruas de empresas. Este tipo de coisa acontece no mundo inteiro, e certamente não será a última vez.

O que cabe reclamar é com a (falta de) eficiência da CVM em punir estes casos.

3 curtidas

O áudio ele fez para os assinantes, então?

Ou da Justiça não é? Deixar de ser processo administrativo apenas e transformar em processo criminal também.
Aqui no Brasil e se vc fraudar um documento de financiamento de veículo é crime contra o SFN e abre investigação criminal na Justiça Federal. Agora se vc dá um tombo de milhões no mercado só acontece uma multa da CVM.

1 curtida

Lógico que pode.
Não estou afirmando que é o caso aqui, mas dando um exemplo, se uma empresa desvia verba de alguma outra fonte, e distribui esta como lucro, isto é fraude.

2 curtidas

Por isso é que não há nada, no mercado, como empresas antigas, sólidas, que sempre dão lucro, que estão no mercado há muito tempo e, de preferência, com boa margem de segurança.

Modismos, IPO, etc sempre embutem maior risco.

Já está recuperando bem!!! agora vai1

rpz, se nem os investidores mais experientes e até auditorias independentes conseguem enxergar essas manipulações de balanços das empresas, imagina o pequeno investidor… pior que tá virando moda, a CVC apontou que teve erro nos balanços dos últimos anos tb, a Via Varejo descobriu um rombo de mais de 1 milhão… isso é um prato cheio pros bancões alimentarem a ideia de que bolsa é cassino e manter o povão na “perda fixa”…

3 curtidas
4 curtidas

Vai fechar positivo.

Igual um colega meu que se candidatou a prefeito de uma cidade do interior, 10.000 pessoas votavam na cidade dele, parcial o outro candidato 4.870 votos, ele 86 votos, e falava confiante, vamos virar, vamos virar, quem via ele falando pensava que a diferença era pequena…

5 curtidas

Não confundir geração de caixa com lucro

2 curtidas

Os dividendos distribuídos são baseados no Lucro Líquido contábil, ok. Entretanto, se a empresa distribui é porque gera caixa e pode distribuí-lo. Não se pode confundir uma metodologia de distribuição com Regime de Caixa e Regime de Competência.

Pois é. Eu estava me culpando por não ter estudado direito e simplesmente seguir as principais dicas da Clear (baseados nos calls semanais da Eleven). Mas se nem eles, dentre outras casas de research e tudo mais, conseguiram prever isso, imagine eu, sem experiência, sem conhecimento.

Entretanto, isso foi um grande aprendizado. Certamente me fará estudar mais e aprender a escolher melhor as empresas antes de sair investindo. O triste é o custo desse aprendizado.

1 curtida

Mas não tem nada a ver com isso.
Veja o caso de JHSF, onde a maioria do lucro reportado é virtual, e eu já escrevi sobre isso no topico dela. E no caso de IRB que é uma resseguradora o negócio é muito mais complexo.
Só pra deixar claro aqui, não estou dizendo que a empresa fraudou o balanço, só mostrando que isso seria possível sim.

3 curtidas

Se de fato for apurado que houve fraude, vai dar merda e das grandes para os bancões… BRADESCO e ITAÚ têm participação relevante em IRBR3 e podem ser envolvidos, no caso de uma apuração mais criteriosa. :cold_sweat:

1 curtida

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Pouquíssimo provável que isso ocorra. Duvido que instituições gigantes do porte delas iriam assinar embaixo de uma possível fraude em um investimento que detém uma participação que não são controladores.

2 curtidas

Volume já chegou a 2,25 bilhões… :dizzy_face: