Tem muita coisa aí estranha. Como falei ontem , deu para ver no book que a XP comprou muito e agora lendo uma reportagem a XP ainda mantém a Irbr3 em análise . Perdeu 50% quase em 2 dias e está em análise já faz 2/3 semanas … O Bradesco e Itaú detém quase 27% das ações e não falam nada …
Enquanto isso o Morgan vendeu umas 10m ações novamente . Desovando com força !!
É um tiro no escuro a verdade é essa, não falam nada porque pode ser interessante para movimento deles, ou não falam nada porque a coisa é feia mesmo.
A porto seguro que é consolidada e considerada a melhor empresa de seguro da bolsa roda com 2,2 de valor patrimonial, Irb em 16 reais a 3,2
Dando um desconto de 30% dada gestão pouco transparente e por adorar contar uma mentira, chegaríamos a 1,6 de valor patrimonial o que daria a ação uma margem de segurança fenomenal se chegasse a 8 reais…
porém não acredito que chegue neste patamar, só se a fraude no balanço seja tão grande que reporte vários prejuízos ao longo dos anos…
Vou fazer um calculo de preço alvo, levando em conta um cenário pessimista, e um prêmio de risco maior, para ter uma ideia da margem de segurança.
O LPA de 2019 fechou em 1,88.
Vamos supor que 1/3 deste lucro seja virtual (prefiro o termo vento, mas este tb serve rs). Logo vou usar um LPA de 1,25.
Vou elevar a taxa de desconto para 10% pelo maior risco de incertezas.
Supondo que com base neste LPA ajustado que usei, a empresa consiga crescer meros 6% ano, nos próximos 5 anos.
Com base nestas premissas pessimistas, teríamos um preço alvo em 20,88, com potencial e valorização de 31%.
Ou seja, na casa dos 15 já começa a ficar com uma margem de segurança razoável. O “ideal” seria nos 14,00, pois neste patamar a margem de segurança neste cenário ruim ficaria em 50%.
Esta pensando em iniciar posição?
Acho que aqui, pior que a questão do preço é quanto tempo leva para sair da fossa
A principio não.
Se bater nos 14,00, talvez entre com um foco mais de CP.
Mas ainda não tenho nada definido, vai depender das oportunidades que aparecerem em outras ações também.
Como vocês veem essas informações de quem ta comprando e vendendo?
Fiz uma conta também conservadora, porém, cortando em 50% o lucro de 2019. No Q4´19, o resultado foi melhor devido ao deferimento de R$ 146 MM em impostos no exterior - excluindo este efeito, os resultados seriam bem menores - isto, sem levar em consideração outros temas como a real sinistralidade anual passada (cujas provisões eles vinham revertendo). Assim, usei o seguinte: LPA de 0.94, taxa de desconto 10%, perpetuidade a 2,80%, 0% de crescimento no 1o ano e 5% nos demais 4 anos - o preço alvo seria de 14,69 -> elimina a margem de segurança. Mas, claro, estou sendo bemmm mais conservador.
Interessante ver os números de uma Resseguradora num ambiente mais competitivo.
Swiss RE vem ganhando market share no Brasil devagarinho, excelente empresa. Fundada pela Credit Suisse…salvo engano é a maior seguradora do mundo
Gente IRB é resseguradora, difícil comparar com seguradoras usuais como alguns estão fazendo.
A Swiss RE é resseguradora também.
essa sim, mas vi aqui e em outros fóruns o pessoal comparando com porto e sulamérica
Em cenário pessimista dá para comparar, e se você souber lidar com dos dados de ambas até em cenários normais tb dá a atividade é a mesma, embora a resseguradora tenha uma camada extra o que torna complexo…
O mercado está desconfiado com razão porque a IRB é um ponto fora da curva no mundo e não convence ninguém nas suas respostas, pelo contrário, enrola enrola …e se seguir a media do setor a ação a 15 reais é muito cara
Boa noite, Cadu e demais forenses.
Primeiramente, gostaria de saber se existe algum grupo entrando na Justiça contra o IRBR, pois, com certeza, cabe medida judicial contra a empresa, tendo em vista os prejuízos causados aos acionistas. O uso de informações falsas, especialmente quanto à participação da BH na composição acionária, se provou dolosa e prejudicial, independente do teor do balanço que tanto se discute por aqui, fora as eventuais inconsistências contábeis que poderão vir à tona.
Em caso positivo, favor informar, pois pretendo aderir, tendo em vista que os custos são muito mais baratos quando se usa o litisconsórcio, ou seja, em grupo.
Em segundo lugar, me parece que o relatório da SQUADRA, que não li, indicou o valor justo do IRBR3 como em torno dos sete reais. Alguém pode confirmar?
Finalmente, e isso é apenas uma opinião, as empresas de auditoria tem muito pouca serventia, pois não me lembro de um único caso significativo que elas impediram ou denunciaram fraudes. Vide a crise de 2008, quando estas já eram visíveis e mesmo assim, as empresas tiveram sérios problemas , algumas delas falindo.
Não sei te responder sobre as perguntas anteriores, mas neste pto eu penso da mesma forma.
Obrigado, CADU. SE alguém do grupo souber de alguma ação judicial contra o IRBR, favor, avisar.
Abração
Nem passa pela minha cabeça entrar, porque acho que provavelmente só vou perder tempo, dinheiro, ter trabalho e provavelmente não vou receber nada, e se receber não vai nem compensar o custo e o trabalho.
Mas se está decidido em entrar, sugiro fazer uma pesquisa se o que aconteceu nos outros casos que entraram na justiça (eu sinceramente não sei, acho que não deu em nada, mas não tenho nem ideia, se fizer essa pesquisa, posta aqui, porque tenho curiosidade).
E se depender de uma investigação da CVM tb tá complicado…ñ estou comprado…vão iniciar um processo administrativo e depois de uns 5 anos a empresa oferece um termo de compromisso pra pagar uns trocados e a “xerife” aceita… palhaçada demais…tô pensando em iniciar posição aqui quando a faca parar de cair… mas boa sorte nos seus interesses e siga com sua indignação!
Caro @montenegro,
Eu pretendo entrar sim após as apurações da CVM caso haja ou não esclarecimento dos fatos. Se houver ficará mais fácil. Caso não haja o material é farto na imprensa para se tentar algo. Certamente os investidores estrangeiros vão entrar na justiça em seus paises e se ficarmos parados vamos ficar apenas olhando o trem passar.
Algum investidor brasileiro entrou na justiça contra a Petrobrás? Que eu saiba não. Pois é, os americanos entraram e levaram.
“O Direito só atende a quem o procura”.