Olha, acho que a empresa pode até melhor no médio prazo mas, tem desafios grandes pela frente. Não dá para saber se foi possível identificar e processar todas as buchas -> possuem exposição a prêmios de sinistros em USD que terão que honrar a frente, tema da liquidez para resolver até o final do ano, sabe lá com que impacto no DRE e um cenário com baixa rentabilidade na carteira de ativos líquidos (ex: renda fixa) - terão, que se arriscar mais para rentabilizar os prêmios recebidos. Isto enquanto desmontam estrategicamente os negócios que disseram não fazerem mais sentido para a empresa. Quanto esta transição machucará os resultados nos próximos trimestres ainda? Sem dúvida, a transparência do último balanço melhorou muito mas, a visibilidade futura do conjunto da obra é baixa.
Não é o único indicador a ser olhado mas, a Squadra tem ainda um ponto válido (infelizmente) no que se refere ao P/VPA: é ainda alto e pode ficar mais alto, numa análise de risco/cenário onde o IRB evolua para concluir esta limpeza no balanço e executem a transição estratégica. Se mais prejuízo a frente, menor Pat. Líquido e maior o P/VPA. Alguns não gostarão desta comparação (por conta do “potencial” de crescimento do IRB) mas, para fins de referência, hoje, Berkshire Hathaway tem P/VPA de 1.32 num cenário de preços elevados das ações nos EUA. Pós capitalização, o P/VPA do IRB deve ficar em torno de 1.8x.
Alguém pode me explicar como funciona esta questão da subscrição: na conta da corretora aparece irbr9. O valor foi debitado no dia 12/08, mas não aparece em nota de corretagem, no CEI, apenas na corretora mesmo, como isto funciona? E em quando estas ações vão se “transformar” em IRBR3? Estou meio perdido pq é a primeira vez que faço uma subscrição…
Aqui as IRBR9 já sumiram e nada de aparecerem IRBR3 … senão me engano eh d3 da homologação que foi ontem. Mas já perguntei a amigos e na xp , pelo menos, já apareceram as ações da subscrição
Não levo muito a serio o terrorismo de muitos e nem o otismo da conferência.
Sendo mais frio e racional. Com o prejuízo atual da IRBR e continuidade do cenário ruim por mais de 12 meses, os terroristas tem toda razão, se IRBR reverter o prejuízo antes de 12 meses sem necessidade de vender ativos, pegar emprestimo ou nova subs… o otimistas da gestão tem toda razão…
Não é uma coisa nem outra…e estamos tentando advinhar o futuro… Mesmo sendo mais transparente a atual gestão está pintando um cenário muito otimista e precisava disso para esta subcrição, tanto que usou os bancões para isto, falou em distribuir dividendos ao fina ldo ano (insanidade pra mim)…
Por outro lado quem compara a rentabilidade do IRB com outras resseguradoras tb é um erro, porque a atividade financeira no brasil tem rentabilidade tradicional acima da media mundial e deve até aumentar se houver reversão dos juros…E mesmo a IRB não voltando a ser o que diziam ser, se tornando uma resseguradora meia boca… a tendencia é ter rentabilidade superior a outras pelo mundo a fora pelas questões estruturais do brasil…
Tendo a dar crédito ao otimismo da irb se cancelar os dividendos e fizer outros ajustes mais radicais… além de implementar mais transparência
Creio que para a empresa o pior já passou. O problema é que o preço parece que vai ser muito pressionado ainda.
Uma vez ví um vídeo do Alexander Elder sobre como os grandes do mercado vão tirando os pequenos, pessoas físicas, antes de uma subida do ativo. Ele usava a expressão “shaking the tree”. Parece esse o movimento. Pouca gente tem estômago para aguentar ver o ativo derreter dia após dia.
Exatamente… se o IBOV fosse para 300 mil pontos em 2025 mas só chegasse aos 80 mil pontos no final de 2021 pode ter certeza que teriam expulsado boa parte das pessoas físicas da bolsa…
Pode parecer clichê, mas não é o quanto vc bate, mas quanto consegue apanhar e seguir em frente kkkkk
Concordo contigo, tenho 1 ano de bolsa e sinto muita pressão pela inexperiência, muitas vezes corro aqui para saber a opinião dos mais experientes para tomar decisões, foi o caso da IRB, aí para cima tem meu questionamento, o conselho do @cadu foi exatamente sair se não estava me sentindo confortável, estava comprado em 11,00 PM, foi o que fiz…
Não acho relevante levar preço médio em conta para tomar decisão de continuar com uma empresa.
Passado já foi, se olhando para frente seu valuation aponta para um potencial ótimo, continua/compra mais.
Se tem oportunidades melhores de alocar o capital não vejo sentido em ficar a espera de um milagre.
o problema é que ninguém sabe sobre o futuro da empresa…se meu pm não tivesse alto,já teria saído…mas agora, acho que vale esperar o desenrolar disso tudo
Quem opera com mais de 20 mil reais por mês em venda ou opera ETF do tipo IVVB talvez valha a pena a realizar o prejuízo, para abater no imposto de renda futuro.
Quando veio a subscrição no meio do processo vendi todas as minhas ações, exerci a subscrição e comprei outras. Com isto mantive a mesma posição porém o prejuízo foi realizado e poderá ser usado no futuro para nao pagar IR.
A verdade é que a valorização da ação é imprevisível, se recuperar rápido o lucro e indices … tem short squeze … mas acredito que demore no mínimo um ano.
E mesmo se não opera 20 mil de vendas hoje, se tudo correr bem um dia vai, então é saudável construir um belo prejuízo acumulado com o que vai dando errado no caminho