ITSA3 - Itaúsa

Oi, @viictoorh. Se você comprou 100 ações a R$ 10 . você gastou R$ 1000. Como você tem agora 110 ações pelos mesmos R$ 1000, a conta é 1000/110, ou seja, seu PM é de R$9,0909090909…
Espero ter ajudado.

3 curtidas

Boa, era essa mesmo a duvida.
Valeu!

1 curtida

A conta é o seguinte , se comprou 100 por 10 reais cada ao custo total de 1000 e ganhou 10 de bonus ao custo unitario ( efeito contabil e que deve ser indicado no seu IR ) de 6,53, seu saldo fica assim:

110 acoes
custo total 1063,50
PM - 9,66 ( ou 9,67 arredondando ).
Se não fizer essa inclusão no custo, vc paga mais imposto quando vender ( se esta for acima de 20k mes) pq senão seu PM seria de 9,09 , perceba a diferença, em caso de duvida no RI da Itausa tem informação , e caso a duvida persista , sugiro ver essa informação no RI da CIELO, que é uma empresa que usou dessa modalidade(bonificação) de forma bastante consistente por anos e tem no RI deles, uma explicação/ilustração bem didática .

2 curtidas

Obrigado, @dudusneto.
Darei uma olhada no RI da cielo de qualquer forma, mas entendi sua explicação.

1 curtida

Ahn… interessante essa parte da IN da Receita… não conhecia essa regra:

Art. 58. Nos mercados à vista, o ganho líquido será constituído pela diferença positiva entre o valor de alienação do ativo e o seu custo de aquisição, calculado pela média ponderada dos custos unitários.
§ 1º No caso de ações recebidas em bonificação, em virtude de incorporação ao capital social da pessoa jurídica de lucros ou reservas constituídas com esses lucros, considera-se custo de aquisição da participação o valor do lucro ou reserva capitalizado que corresponder ao acionista ou sócio, independentemente da forma de tributação adotada pela empresa.

3 curtidas

Isso mesmo Caio !!

Ainda cabe recurso, mas devem começar a provisionar isso nos próximos balanços:

3 curtidas
4 curtidas
8 curtidas

Resultado fraco, mas acho que já era esperado, por conta do resultado do Itaú.

3 curtidas

Mestres,

Alguém me diria qual um bom ponto de entrada?

1 curtida

Ela esta em ima de um suporte bom, nos 9,50.
Se perder este pode ir testar os 8,74.

4 curtidas

Coisa estranha…
meu PM está em 11,75, mas ainda assim eu gostaria que ela buscasse esses 8,75…

3 curtidas

Obrigado Cadu!

1 curtida

Não é estranho. Acho que todo mundo queria que ela buscasse esse 8,75. Hehehe.

4 curtidas

Qual seria o papel mais interessante? ITSA3 OU ITSA4?

1 curtida

A 4 está mais barata.

3 curtidas

Estou lendo o demonstrativo contábil do Itau SA e deparei com isso:

“A capitalização de mercado ao final de junho, com base no valor das ações mais líquidas (ITSA4), era de R$ 77.304 milhões, enquanto que a soma das participações nas empresas investidas a valores de mercado atingiu R$ 102.167 milhões.”

Eu entendi direito? As Itau SA vale 24,3% menos do que as empresas que ela possui?
Então é como comprar uma nota de 100 reais por R$ 75,70?

Estou achando tão bom que imagino que eu esteja cometendo algum erro primário de entendimento.

1 curtida

Percebi também que existe um programa de recompra de ações.
Me pareceu um fator positivo, uma vez que demonstra a confiança dos gestores na saúde e lucratividade da empresa.

Só uma dúvida. As ações adquiridas estão sendo mantidas “em tesouraria” me corrija se eu estiver errado, estas aços continuam existindo, não interfere portanto no valor das demais ações, fica como se fosse uma poupança da empresa. Estou certo?

1 curtida