Mercado a termo

Tópico destinado a discussão de situações e estratégias realizando operações no mercado a termo.

Você faz termo? Eu ando refletindo em fazer, mas ando inseguro. Poderia me dar umas dicas?

Na internet deve ter bastante artigo explicando como funciona a dinâmica, os custos etc, vou então falar algumas opiniões pessoais:

  • Tem dois tipos de investidor que fazem termo, aquele que pretende pagar e ficar com as ações no final, e aquele que pretende apenas quitar a diferença do lucro/prejuízo que obteve na operação. Seja sempre do primeiro tipo, regra número um.
  • A melhor maneira de utilizar o termo é para obter uma leve alavancagem mas sempre ancorada nos seus fluxos de caixa futuros. Pense o termo como o adiantamento de um aporte. Isso pode ser usado bastante a seu benefício ou a seu prejuízo, mas nunca de forma desastrosa, é uma maneira de capturar oportunidades mesmo não tendo caixa naquele momento. Um exemplo feliz: no segundo semestre do ano passado, sabia que receberia uma remuneração variável em Dezembro e queria comprar as ações da RANI, então fechei um termo para Dezembro se não me engano a 4,85. Chegou Dezembro, quitei o termo e fiquei com as ações. A mercado elas valiam já mais de 5,50. Foi um bom negócio, pois teria que ter pago bem mais ou comprado bem menos ações.
  • No homebroker, na XP pelo menos, você consegue negociar termos até 180 dias, mas a B3 libera até 3 anos se não me engano, é só ligar. Como você paga sempre o pacote de juros completo, independente de quitar antes o seu termo, se é algo de mais longo prazo, vale mais a pena comprar, digamos, para 180 dias e rolar sua posição (você precisa quitar a diferença nesse ajuste, talvez até pagar imposto).
  • Em tese, dando um exemplo, se você aporta 10% ao ano na sua carteira, incluindo os dividendos reinvestidos, você pode manter 10% a termo e sua dívida líquida será de 1,0x os seus fluxos, o que é conservador, mas vai exigir uma certa atenção com os vencimentos. É importante sempre ter algum caixa, quanto mais conservador melhor.
  • Para resumir, termo é um instrumento de alavancagem que quando utilizado conservadoramente te abre algumas portas para capturar oportunidades e trabalhar levemento alavancado dentro de um planejamento. Não é um bicho de sete cabeças. Quando ouvir falar mal de termo, é porque se trata de alguém apostando um dinheiro que não tem, esperando auferir apenas o lucro ou prejuízo no final da operação.

Acho que talvez seja melhor criar um tópico e transferir para lá.

13 curtidas

@sr_fouquet, muito obrigado pela contribuição! Estava curioso para saber como funciona o mercado a termo. Com sua explicação, consegui ter uma ótima visão geral do assunto. Vou me aprofundar mais sobre a questao.

Um abraço!

1 curtida

Muito obrigado, estava com muitas dúvidas e várias foram sanadas com seu post. Meu objetivo é exatamente antecipar meus aportes, pois fiz a aquisição de um imóvel, estou sem fazer novos aportes desde Janeiro.

Normalmente quais são os custos envolvidos em uma compra a termo, na XP, por exemplo?

Com antecipar o pagamento de um termo?

Para pagar o termo basta deixar o valor no dia do vencimento do termo? A XP envia um e-mail avisando que o termo está próximo do vencimento?

Como rolar uma posição?

Posso vender o papel que comprei a termo no mercado a vista? Por exemplo, comprar BBAS3 a termo na segunda-feira e vender daqui há 3 meses, sendo que o termo tem prazo de 180 dias.

Normalmente quais são os custos envolvidos em uma compra a termo, na XP, por exemplo?

A corretagem na XP pelo menos é da tabela bovespa:
image
Comparando as notas aqui, também vi que tem uma taxa de registro na B3, mas é pequena, no site deve informar.

Com antecipar o pagamento de um termo?

Só ligar e pedir para antecipar.

Para pagar o termo basta deixar o valor no dia do vencimento do termo? A XP envia um e-mail avisando que o termo está próximo do vencimento?

Sim, basta ter o valor em conta, geralmente o assessor vai te ligar e perguntar se você vai vender as ações ou coisa do tipo, não sei como é em outras corretoras. Mas simplificando, venceu o termo, a B3 te cobra o valor da operação em D+x (se não me engano você pode pedir D+1 ou D+2, não me lembro), e você precisa ter o saldo em conta.

Como rolar uma posição?

Rolar a posição significa o seguinte: você comprou 1.000 ações que valiam 10 mil reais. Venceu o prazo do termo, vamos supor que então elas passaram a valer 11 mil reais. No dia do vencimento, você vende as 1.000 ações por 11 mil reais e quita o termo de 10 mil reais, imediatamente fazendo um novo termo para estas 1.000 ações no valor de 11 mil reais. O grande problema de rolar posição é que você paga 2x os custos e ainda pode ter que apurar os impostos. Não vale a pena para todos os casos.

Posso vender o papel que comprei a termo no mercado a vista? Por exemplo, comprar BBAS3 a termo na segunda-feira e vender daqui há 3 meses, sendo que o termo tem prazo de 180 dias.

Isso não sei te dizer, mas vou te dar um chute que não. Quando você compra a termo, fica registrado na sua conta BBAS3T e não BBAS3. Acho que se você vender BBAS3 vai configurar uma venda a descoberto.

Sugestão: se você pretende fazer uma pequena compra e tem o dinheiro a vista, ao invés disso faça um termo num valor baixo só para entender a dinâmica, não tem mistério, mas nada como a prática para entender e ganhar mais confiança.

4 curtidas

é isso ai fouquet…utilizo pra antecipar meus aportes, sempre pautado no meu fluxo de caixa futuro…Pra mim é uma.operacao de risco zero!

E sim @d4emon vc pode vender as acoes no a vista

4 curtidas

Há alguns meses fiz um post contando uma experiência que realizei que foi construir uma (pequena) casa totalmente alavancado. Terreno, material de construção, construtor, taxas, etc.
Já paguei/rolei a dívida adquirida referente a uns 15 meses e falta ainda mais uns 15 meses. O terreno acabarei de pagar agora em julho próximo. E Acho que o restante dos 15 meses consigo acabar de pagar até o Natal.

Tudo isto para dizer que alavancagem se bem usada e tendo capacidade de pagamento/rolagem é algo muito bom.

Compra a termo eu encaro também desta forma. É uma maneira de alavancar algumas compras.
Em ações estou, atualmente, fazendo aportes mensais. Isto gera um problema que além do aporte mensal eu sinto a necessidade de fazer aportes intermediários, mas, por conta dos compromissos mencionados acima em fico impedido. Aí entraria a compra a termo que eu pagaria daí um mês.

A corretora em que estou é a Rico e infelizmente não dá para fazer termo diretamente no HB. Já consultei por e-mail e me falaram que no HB não é possível. Eu teria que ficar telefonando pros caras. E eu não quero fazer isto, pois, fora minha mulher e meus filhos eu não telefono para quase ninguém. Então abortei temporariamente essa ideia de alavancagem via termo.

Besides, estou estudando opções e tem algumas operações que dá para fazer, por outra via, quase o mesmo que é compra a termo. Mas, aí já são outros quinhentos que vou exercitar depois que pagar o terreno.

5 curtidas

Saberia dizer como é o mercado para vendas de puts? Desde já obrigado.

Não sou nenhum expert em opções, aliás só sei o básico, mas posso afirmar que uma compra a prazo sai muito mais barata sendo feita a termo do que com a compra de opções. Na XP é possível fazer direto pelo HB, neste caso eu pensaria mesmo em mudar de corretora.

2 curtidas

Eu particularmente ja gosto mais de vender puts, com o mesmo racional que o sr fouquet citou que utiliza no mercado a termo. Vendo puts de acoes que quero ter e que estao em um bom valor de entrada mas nao tenho recurso no momento, mas sei que no proximo mes terei. No mes seguinte se a acao subir fico com o premio mas sem as acoes, se cair provavelmente serei exercido e ficarei com as acoes, mas terei pago um valor menor porque terei recebido um valor de premio. Nesse caso, o pensamento tem q ser de que caso tivesse dinheiro na hora da venda das puts, teria comprado as acoes, portanto nao importa se ela caiu. Nao tenho como comparar com termo pq nao sei nada desse mercado.

3 curtidas

Os custos são altos para vender puts? Desde já obrigado.

Varia conforme a corretora. A Clear, por exemplo, não cobra taxa para operações de compra e venda de opções, mas cobra para o exercício das opções (cerca de 0,5% sobre o strike da opção). Em outras, a taxa de exercício das opções é um valor fixo.

Cada situação tem a sua vantagem. Nem todas ações tem opções com liquidez, restringindo a operação com puts. Se o papel subir muito, vc deixa de ganhar essa alta com a venda da put e embolsa apenas o prêmio. Mas se o papel ficar abaixo do strike, a ação acaba saindo mais barata que no caso da compra a termo, pois vc pagaria strike - prêmio.

2 curtidas

Na easynvest eles cobram uma corretagem na venda da put e outra se você for exercido.

Mas só lembrando que você quando vende uma put você embolsa um prêmio, já que está vendendo um “seguro” para o outro investidor. Pra mim parece fazer sentido pra quem quer ter uma ação mas só entraria nela a um preço menor.

E da mesma forma que o sr_fouquet falou, nunca venda puts que você não vai ter dinheiro para honrar.

2 curtidas

Obrigado pelas respostas @rolissosls e @borracha. Ainda estou estudando as opções e vi que a venda a seco de puts pode ser muito boa para ações que a pessoa já queria comprar a mercado, pois pode conseguir comprar abaixo do preço de mercado.

1 curtida

Achei uma opção que eu achei interessante em BBAS3, qual seja, BBASR260, no book da clear aparece como se não houvesse comprador para a opção e aparece duas ordens de venda. Para eu vender a seco a put basta eu colocar uma ordem de venda no valor da ordem mais baixa de venda para BBASR260 e aí esperar até o vencimento para saber se vou ser exercido ou não, correto? Se alguém souber ajudar agradeço.

1 curtida

isso mesmo, lembrando que a clear cobra 0,5% de taxa de exercício

1 curtida

Obrigado @vaxp2. Mas acho que eu me equivoquei, porque acredito que as duas ordens que tem no book são de pessoas querendo vender a seco a put também, para que conseguir vender a seco teria que aparecer alguma ordem compradora, certo? Estou lendo o livro do lee poweel que você mencionou, lá nos EUA os strikes são bem OTM, aqui é difícil de achar strikes assim. Mais uma vez obrigado por indicar o livro, leitura fácil e esclarecedora.

infelizmente no Brasil opções é meio devagar, até isso o livro esclarece bem e da vários exemplos, tem que tomar cuidado pois dependendo das operações pode não conseguir sair por falta de liquidez ou se conseguir sair pode ter um spread muito grande no book de ofertas. Em ações menos líquidas e com vencimentos mais longos é comum no Brasil ter ordens de opções somente em uma ponta, seja ela compradora ou vendedora.

1 curtida

Hoje surgiu mais dúvidas:

Fiz o termo de ações do BBAS3 e da BBSE3.

No caso, irei receber os dividendos somente no final do contrato a termo? Ou recebo os dividendos como uma ação normal?

Meu assessor me informou que no caso que eu tenha interesse em antecipar o termo, as taxas e os juros serão os mesmos. Confere? Nesse caso não há interesse em antecipar o termo, correto?

2 curtidas