Mercado e Projeções

IBOV rompeu forte a resistencia hoje, e segue em viés de alta, agora que nem um trem sem freio!

IBOV segue em viés de alta, mas parece que a resistência dos 76.100 vai ser difícil de ser rompida no curto prazo. Provável que o IBOV toque os 73k até o final do ano.

1 curtida

IBOV semana passada estava apontando p/ perder o viés de alta, mas neste semana subiu forte e se recuperou.

1 curtida

IBOV voltando a andar na corda bamba. Neste momento, se segurando em cima do suporte dos 72.100. Se perder este, deve voltar p/ os 70K, e correndo o risco de entrar em viés de baixa.

2 curtidas

IBOV segue lateralizando, e se vai continuar em viés de alta ou inverter p/ baixa, vai tudo depender da reforma da previdência ser aprovada ou não.

1 curtida

Vale a pena a leitura:

1 curtida

Fundos de Papel, chegou a sua hora ? - PapoRico #3

2 curtidas

Assino o Pense Rico Express…vale muito a pena!!!

2 curtidas

Péssima noticia p/ o país! Ibov deve sofrer amanhã…

1 curtida

Ibov estava quase perdendo o viés de alta, mas depois da forte alta de ontem mostrou que não vai entrar em baixa tão facilmente…

Agora deve testar a resistência dos 76k.

Tinha dito há um tempo atrás que o IBOV deveria ficar flutuando entre 76k e 72k. Hj testou esta resistência. Ao meu ver só consegue romper com força se a reforma da previdência for aprovada.

1 curtida

Cadu por favor comenta FESA4, estou esperando entrada … Objetivos valorização e dividendos constantes

1 curtida

FESA agora para entrada não está valendo a pena. Eu esperaria um recuo para compra. Não está cara, mas subiu muito no curto prazo.

Olhando o IBOV neste ano, acho que ele nunca mais irá cair! :smile:

Brincadeiras a parte, o que sempre escrevo aqui prevalece: siga a tendência do IBOV. Se está em tendência de alta, vamos seguir comprado. Lógico que a medida que os preços começaram a ficar caros, eu vou sempre procurando diminuir posição, e ir em busca de ativos que ainda estejam baratos. Mas efetivamente liquidar posições de vez, só quando o Ibov entrar em tendência de baixa. Não sabemos se o IBOV vai a 80k, ou a 90k ou a 100k,… isso é processo de adivinhação, e se alguém conseguir acertar o teto do IBOV, tenha em mente que foi pura sorte. O que nós podemos controlar é a AF da coisa, ou seja, vender ativos que estejam caros, e comprar ativos que estejam baratos, e nisso o ranking da nossa plataforma nos ajuda muito.

Já para queda, o mesmo conceito não se aplica. Se formos esperar o IBOV reverter o viés de baixa, perdemos muitas boas oportunidades. Neste caso, o que vale é somente a AF, comprar boas empresas (esqueça empresas com alto endividamento, estatais, empresas com problema de fluxo de caixa) a preços baixos. Para isso vc necessita ter caixa, que se seguir a estratégia acima, vc fez quando o IBOV saiu da tendência de alta. Então, quando entrar em baixa, tenha paciência, espere algum sinal de fundo, ou compre aos poucos durante cada queda.

Este tipo de preparo mental é importante já ir fazendo agora, pois como diria o Sun Tzu: “Na paz, prepara-se para a guerra. Na guerra, prepare-se para a paz”.

1 curtida

S&P rebaixou a nota do Brasil ontem a noite. Difícil prever como o IBOV irá reagir hoje, pois tiveram vezes que ele ignorou tal fato, e em outras ocasiões realizou. Se fosse para chutar, diria que o IBOV deve abrir no vermelho, mas se recuperar ao longo do dia.

1 curtida

Minha leitura é que o mercado deve sofrer uma correção maior mais p/ frente, talvez em maio/junho (se não aparecer algum novo evento, ainda desconhecido). Dificilmente a reforma da previdência vai ser aprovada em uma ano de eleições, e isso deve enfraquecer ainda mais o deficit publico, forçando o corte de investimentos em infra estrutura, e voltando mais p/ gastos sociais. Talvez o IBOV recue até uns 62k.

Neste caso para a recuperação e retomada da alta na bolsa teríamos de ver quem seriam os candidatos. Se formos seguir a nova tendência mundial, de retomada de governos de direita, o Bolsonaro (ou algum outro novo candidato de direita/centro que surgir de peso) levaria, e com isso a bolsa retomaria sua trajetória altista, talvez até os 100k.

Ressaltando que isso é uma estimativa baseada em trocentas variáveis, logo tem grandes chances de não se realizar. Por enquanto, sigo comprado com o IBOV em tendência de alta, fazendo vendas pontuais em ativos que subiram demais no curto prazo. Tentar acertar fundos e topos é tarefa p/ vidente. O melhor a fazer é seguir a tendência de médio prazo do IBOV.

2 curtidas

Pois é Cadu.

A reforma da previdência ja encolheu bastante, não vejo os deputados querendo arriscar sua cabeça numa votação tão impopular como essa. Na verdade acho que é muito pequena a chance de passar.

Não sei, não vejo com maus olhos não passar nesse momento, eu gostaria que esse lance da previdência fosse discutido num debate mais amplo durante o periodo eleitoral. Acha que seria o mais razoavel, até para colocar os candidatos contra a parede. Só que isso atrasaria essa reforma até mais ou menos junho do ano que vem, e não sei o quanto isso pode ser maléfico aos cofres públicos. Mas, ainda assim, eu gostaria de ver essa discussão sobre a mesa na eleição e que fosse feita uma reforma mais estudada.

No campo das ideias, principalmente na economia, penso que para o mercado uma vitória do Amoedo do Partido Novo, seria algo incrível, mas sabemos que isso não vai acontecer, até porque 99% da população ou mais não conhece o Amoedo e nem seque o Partido Novo.

O Bolsonaro parece que tem uma equipe economica de respeito, e eu vejo isso com bons olhos. Como costumo dizer, pode falar de cultura, de planos sociais, etc…mas quem paga a conta é sempre o pessoal da finanças,. Uma coisa legal do Bolsonaro ter ido para o PSL é que lá tem o Marcos Cintra, aquele que há anos vem lutando pela implantação do imposto Unico, Outro assunto que eu espero que seja colocado na discussão da eleição, especialmente , quero ver se o Bolsonaro vai investir nessas ideia do Marcos Cintra.

Tirando a estrutura e ideias do Partido Novo e essa parte da economia do Bolsonaro, o resto é praticamente discussão que não leva a nada.

Vamos ver como vai ser a coisa, o pontapé inicial será na proxima quarta-feira…

1 curtida

Digo, que o resto é discussão que não leva a nada, em termos de politica economica, pensando naquilo que no fim da história, quem paga a conta é o departamento financeiro.

Claro que tudo tem seu valor, etc…mas sem dinheiro, sem estabilidade, nada se pode fazer.

1 curtida