MRS Logística (MRSA3B, MRSA5B, MRSA6B)

Pessoal, considerando que o meu perfil de investimento (mais focado em empresas de menor liquidez) não tem muita aderência em geral e que, após 10 postagens seguidas, sou vetado de fazer novos comentários, vou deixar este fórum, mas deixarei meu canal privado aberto para quem, eventualmente, tiver interesse em discutir os casos em que invisto, sobretudo RPAD e MRS.
Sucesso a todos!

4 curtidas

Bom dia! Não sabia dessa regra que após 10 postagem seguidas você era vetado. Contudo eu acho interessante seu modelo de análise e acredito que mais gente acompanhe suas postagens em buscas de bons ativos para o longo prazo. No meu caso (que acredito ser a maior parte dos casos) não interajo tanto pois as informações que você repassa são bem completas. Além disso, ainda sou bem leigo no tema e acabo absorvendo os pontos principais, evitando comentar pra deixar espaço aberto aos demais que já têm maior conhecimento. Mas não desanima, eu mesmo já comprei pequenos lotes da MRS por conta dos seus comentários!!

7 curtidas

Gosto muito dos seus comentários também, em especial, da MRS. O alfa eu já conhecia, mas mesmo assim as informações que voce trouxe me fizeram pensar no caso.

5 curtidas

Obrigado pelas informaçoes, a empresa é mt bem gerida.

1 curtida

Gosto mt das informações e no seu estilo de investimento, não estava comentando antes pq o fórum estava com problema e muita gente ficou sem pode logar e assim responder/interagir

3 curtidas

Aos empreendedores deste grupo que toparam ou avaliam se tornarem sócios desta preciosidade:

Lucro estimado de R$300mi no primeiro tri, mais que dobrando o resultado frente ao 1tr1/23, num trimestre que é sazonalmente o mais desafiador para a empresa (em razão da época de chuvas no sudeste).

Sinal de um resultado anual fortíssimo!

Pude estimar isso lendo o balanço de CSN, que é dona de 37,5% da MRS. Aliás, a MRS (esses 37,5%) representou o segundo maior EBITDA da CSN neste tri (segmento de logística). Por aí vocês já imaginam o valor escondido dentro de seu balanço, o que pode ensejar um Re-IPO em algum momento.

No ano, a MRSA3B já sobe 21,5% (vs - 8% do SMALL11) e, a contar pelo book, vai atraindo mais gente interessada.

No 4tri a Vale vai inaugurar uma expansão relevante em Vargem Grande, que deve trazer um impacto violento no volume de minério transportado pela MRS (10% a mais de tudo que ela transporta).

Vamos que vamos, para os poucos que, como eu, tem o perfil de empreender em ações de empresas de capital fechado, sem intenção de venda para as próximas décadas!

8 curtidas

Parabéns pelo estudo e por compartilhar no fórum. Uma parte da carteira eu nao faço giro e estou inclinado em colocar essa ação no portfólio.

4 curtidas

image

O setor de infraestrutura para escoamento de commodities destaca-se como sinônimo do que vem dando certo no Brasil. Crescimento com criação e distribuição de riqueza, geração de emprego, arrecadação e divisas, inovação, resiliência e prosperidade. Como investidor de longo prazo com alocação relevante em poucos ativos, é importante, para mim, identificar setores onde o Brasil possa, por vocação, apresentar vantagens competitivas. Hoje, diversos dos melhores gestores possuem a convicção de que o Brasil sempre foi, é e continuará sendo (apenas?) uma potência na área de commodities agrícolas e metálicas. Destaquei, aqui, algumas das gestoras que tem, dentre suas maiores posições, investimentos nesse segmento de logística com foco em commodities.

Alaska Investimentos: tem, dentre suas maiores posições, investimentos na RUMO LOGÍSTICA. De acordo com Henrique Bredda, mais importante do que investir nesse setor, é escolher um ativo eficiente, que gera caixa e trabalha com margens sustentáveis.

Studio Investimentos : Para Beatriz Fortunato, da Studio Investimentos, o modelo de negócio da RUMO LOGÍSTICA se encaixa em seus três pilares principais de investimento, a saber: Negócio: extremamente resiliente em condições normais e com crescimento significativo, independentemente das condições macroeconômicas; Pessoas: management com histórico incrível de geração de valor; Compunding: empresa com retorno sobre capital elevado e vantagens competitivas claras, com excelente valuation.

Squadra Investimentos : de Guilherme Aché, também tem no setor de logística ferroviária, via RUMO LOGÍSTICA, uma de suas principais posições. O Brasil tem vocação para exportação de commodities agrícolas e minerais e a expectativa é de forte crescimento para os poucos players que atuam nesse setor, que irão se favorecer fortemente da expansão na oferta de produtos, via desenvolvimento de novos projetos no Centro Oeste (grãos e papel e celulose) e Sudeste (minério de ferro).

Tarpon Investimentos: quase metade de seu principal fundo de R$1,7bi está alocado em apenas duas ações do segmento de transportes: a Wilson Sons, que opera rebocadores e terminais portuários, e a Hidrovias do Brasil, o maior player de transporte de commodities por rios do Brasil.

Em razão da pouca liquidez e baixíssimo free float, os investidores institucionais não tem condições de investir da MRS, situação que pode mudar se a empresa passar por um processo de “re-ipo”. Mas, para nós, pessoas físicas, ainda é possível ir negociando ao poucos, pacientemente. Apenas nestes 4 meses do ano já foram negociadas mais de 15mil ações (todas as classes), possibilitando uma boa janela de entrada para quem estava interessado.

Portanto, seja fazendo parte do oligopólio ferroviário brasileiro (RUMO, MRS ou VLI), seja se expondo a outros players que atuam nesse setor (Hidrovias, Santos Brasil, Wilson Sons), ou mesmo nos setores de produtores de commodities em geral, estaremos surfando, no longo prazo, aquele Brasil que dá certo, aliás, talvez – no campo dos investimentos, junto com os Bancos e utilities - o único Brasil que de fato dá certo (“perenes”, nas palavras de Luiz Barsi).

1 curtida

Consegui pegar poucas açoes ontem, voce tenta concentrar mais na 3 ou na 5/6?

1 curtida

Com uma liquidez quase inexistente, não podemos nos dar o luxo de escolher. O que aparecer de oportunidade eu compro, independe da classe de ações.
Agora, se tiver de concentrar em alguma, tem que ser na 3, que é que mais negocia e tem ações disponíveis (free float).

3 curtidas

Show, aos poucos vamos crescendo o pote de ouro
Mesmo que demore, sempre alguma ordem é pega
so ter paciência
grato

1 curtida

É isso

Sabe sobre o risco das concessões que o governo achou que tinha saído em desvantagem

1 curtida

Leia a entrevista recente com o CEO da MRS, que eu postei aqui no fórum. Ali explica bem como ficou o acordo com o governo.
Em síntese, agradou a ambas as partes!

1 curtida

Tinha lido, mas nao entendi como algo ainda certo

2 curtidas

Falta aprovação da ANTT (e TCU). De fato, não é certo. Mas se não houver aprovação, vale o original.

3 curtidas

joiaa obrigado

1 curtida

Peroquini, com a baixa liquidez, qual dos tres voce costuma investir e tem algum criterio que voce adota para escolher um e outro nao ?

MRSA3B, MRSA5B ou MRSA6B?

1 curtida

Eu costumo comprar o que aparece.
A vantagem da 5 e da 6 é o pagamento de dividendos (10% maior que a 3).
A vantagem da 3 é a liquidez, menor pior que as outras.

4 curtidas

Pessoal, já alguns dias sem oferta de venda aqui.
Alguém aqui no fórum interessado em vender? Pago até R$28,06 por ação. :joy:

5 curtidas