Notícias Sobre o Mercado

Temos uma inflação maior que o PIB desde de 2009, em resumo nosso PIB não cresceu nadinha desde la, por que deveriamos ter alta na bolsa?

2 curtidas

Acredito muito que para quem investe visando ao longo prazo, isso pode ser uma boa oportunidade de compra, pensando no modo de que no futuro a bolsa viva momentos promissores de alta.

3 curtidas

Fico em duvida por dois motivos:

  • Ate onde sei, o PIB real de 2009 era menor do que o atual (quando falam de “PIB cresceu X” , ate onde sei isso esta descontando a inflacao).
  • Intuitivamente acho que uma empresa que nao cresce nada deveria subir na bolsa (pelo menos no grafico descontado), nao? (pois ela ainda esta “gerando riqueza”, apenas nao esta crescendo essa geracao). Imagino que “uma empresa que nao cresce nada” continuaria gerando valor (por meio de dividendos, aumento do patrimonio, etc).
1 curtida

Exato! Ainda tem a tendência de que as empresas listadas na Bolsa costumam ter desempenhos melhores ao longo do tempo que o resto do país.

3 curtidas

Comecei a investir em 2017, com foco no longo prazo.

Após longos 7 anos, posso afirmar que estou perdendo para inflação do período.

Posso ter errado o “time”, afinal logo de cara peguei a pandemia e os efeitos devastadores.

Já cheguei a ficar 90% em renda variável, hoje está próximo a 35% na variável.

Estou chegando a conclusão que mesmo tenha uma visão de longo prazo, a renda variável dificilmente vai bater um TD ipca, ou uma RF.

Ano passado e esse ano só reinvesti os dividendos na variável, todo meu aporte novo vai para a RF.

5 curtidas

O que nao entra na minha cabeca e’: a bolsa deveria (?) refletir as empresas. Se nao vale a pena investir na bolsa, entao nao valeria a pena ser empresario? (seria melhor fechar/vender (quem compraria?) a empresa e colocar o dinheiro no TD)

Mas PIB é em relação ao pais, empresas isoladas com lucro crescente, seguem o lucro, no longo prazo ganham com folga da inflação, mas essa lateralização mostra bem que o IBOV representa bem o pais, um pais de commodite e banco.

1 curtida

IBOV não é nada, concentração absurda em vale, petr, e bancoes. Vale a pena investir na bolsa, em empresas com lucros crescentes, não no IBOV.

5 curtidas

Rogerssa quais foram as empresas que vc comprou?

1 curtida

PETR
VALE
BBAS
BBDC
TASA
FESA
COGN
FLRY
NEOE
RDOR
CVCB

As quatro primeiras respondem por cerca de 40% da carteira. Nos últimos 2 anos só venho comprando TASA, FLRY, COGN e NEOE, tentando rebalancear a carteira. Pois so venho reinvestindo os dividendos.

3 curtidas

Vejo que foi esse o problema uma concentração grande igual ao ibov, pela minha experiência dividir igualmente entre as empresas tras melhor resultado e menor risco, se me permite dizer muitas das empresas da carteira não tem lucro consistente e nem crescente, acertar um turnaround é legal mas pouco provável e aumenta muito o risco da carteira e devido a posição ser menor geralmente o retorno também.

4 curtidas

Concordo inteiramente com você em relação a diluição na carteira.

Problema que quando comecei a aportar eram basicamente essas empresas em percentuais iguais.

Porém, as smalls e de crescimento, no período não performaram bem, e desbalancearam a carteira. Antes também eu reinvestia os dividendos na mesma empresa, o que acabou concentrando ainda mais as empresas.

Agora mudei a estratégia, e venho rebalanceando a carteira.

CVCB, COGN não foi tentativa de turnaround não, já estava posicionado antes das quedas.

1 curtida

Infelizmente a gente é o pequeno, quase sempre a gente leva uma rasteira (de uma empresa), então não é toda empresa que repassa o beneficio do lucro ao pequeno investidor de forma adequada. Vide os FIIs

Exemplo da ENBR, fechou capital quando estava no momento mais rentavel…

5 curtidas

É impossível no longo prazo superar uma NTNB pagando IPCA+6%!
Eu desisti de RV por conta de todas as Americanas e Lights da vida.
Quero sossego!

2 curtidas

É a coisa está se desenhando e não é para uma alta.

4 curtidas

Uma boa chamada, mais um teste para o novo arcabouço

5 curtidas

tanto que… FII’s já começaram a derreter nas últimas !

Somente zerou uma posição de ±30% no tesouro pra aportar a renda fixa Américana. Brasil indo pro saco

2 curtidas

Mas IFIX não chegou nem no ultimo topo ainda, só uma correção normal até agora, após a forte alta.

2 curtidas
5 curtidas