Nenhuma das opções. Entendo que existem questões subjetivas para responder essa pergunta.
Nos Eua por exemplo, existe uma forte tendência cultural atrelada as universidades + alto investimento privado.
Na China, segunda maior potência do esporte, existe um alto investimento estatal, portanto essas assertivas não são condizentes.
Referente ao Brasil, em 2021, o programa de auxilio atingiu sua maior marca histórica com mais de 7 mil atletas recebendo bolsa. Na minha opinião, eu colocaria que o resultado se deu exclusivamente pelo mérito dos atletas.
Esporte deveria ser política de inclusão social. Talvez seja um dos melhores programas de inclusão social que existem. Pena que o Brasil não encare dessa forma.
De primeira mão, fiquei sabendo do primeiro ganho pro Brasil do desfile de hoje. Luciano Huck vai receber o exército no lata-velha pra renovar a frota.