Off Topic - conversa informal

Geração Paulo Freire.

image

10 curtidas

Calma, pro objetivo ainda falta quase outros 50% :rofl:

6 curtidas

Para quem tiver interesse . Bradesco oferecendo cartões black com zero anuidade e vitalícia se for seu primeiro cartão por eles e efetuar 2/3k em compras em até 90 dias . Promoção até 31/01.

7 curtidas

Boa tarde, pessoal.

Cai em um tráfego outro dia no YouTube com um anúncio que me chamou atenção: montar uma usina de energia solar e alugá-la para uma empresa que comercializa a energia. O anúncio prometia um investimento de R$ 500.000,00 com retorno garantido em contrato de R$ 8.000,00 por mês.

Alguém tem mais conhecimento sobre o assunto?? Estou pesquisando na internet mas só tenho encontrado páginas que vendem painéis solares e que, portanto, possuem opiniões enviesadas… Gostaria de saber de alguém que já montou a usina quais as vantagens e desvantagens, riscos do negócio e etc.

Ficarei agradecido se alguém puder me ajudar.

Qual o retorno mensal? Vc quis dizer 8000?

1 curtida

Lembrando que a suno tem um fii disso (snel11)

Você nunca vai conseguir estes números do anúncio. Esse retorno é absurdamente alto. Payback menor que 1 mês, TIR = 160%.
Se você conseguir achar uma empresa que cresce 20% acima da inflação por ano, já achou uma mina de ouro.

Com 500 mil reais da para montar uma usina que gera uns 20000kwh de energia por mes (sem contar custo do terreno/telhado). (Numeros um pouco desatualizado… nao sei os atuais)

Escrevi errado pessoal, o retorno é 8 mil por mês. Peço desculpas, já corrigi

Não vou falar muito, mas tem um ditado que diz: “quando a esmola é demais, o santo desconfia.”

8000 reais acho mais viavel. Sei de uma usina na minha cidade que custou uns 300 mil reais (equipamento mais projeto e instalacao) em 2019 (os precos cairam desde entao) e gera uns 14000 kwh por mes. Considerando o gasto com a area de instalacao, depreciacao e manutencao talvez faca sentido os 8000 reais (mas mesmo assim eu tomaria cuidado)

1 curtida

Tenho uma mini usina, para alimentar meu comercio, residencia, algumas lojas que alugo, casa de meus pais, e uma coisas.
Custou por volta de 300k em equipamentos e instalaçao, terreno eu ja tinha, entao nao tem como calcular, desconta por volta de 10k a 12k por mes de energia, mas tem meses que cai muito a produçao.
Fora que quando a energia da regiao cai e meu sistema desliga.
No meu caso especifico, que ja tinha o terreno e o meu consumo era alto valeu a pena. Vai se pagar em 3 anos, ja tenho o sistema ha 2 anos.

9 curtidas

Eu pensei da seguinte forma, quando olhamos somente o valor das placas (sem considerar o terreno) parece muito rentável em %, mas quando se coloca o valor do terreno, o investimento não é tão rentável assim, acredito q não chega a 0,5% ao mês. No meu caso, eu tenho uma propriedade rural, então seria mais ou menos igual a cana de açúcar, eu monto a usina (com os 500 mil) e a própria empresa que montou pra mim já arrenda com um contrato de aluguel (por 8 mil) para que ela revenda a produção para terceiros.

1 curtida

Mas a area gasta com paineis solares nem eh tao grande assim (suspeito que seria possivel ganhar oouco dinheiro plantando nessa area). Um painel de 2 m2 gera uns 60 kwh por mes (eu chutaria uns 3 m2 gastos a cada 60kwh por mes, para ter seguranca (e considerar o espacamento entre placas))

1 curtida

A manutençao do sistema sera feito pela empresa?

Pq tem alguns custos no sistema.

Tem que se ter ponto de internet para acompanhar a geraçao, lavagem das placas, a minha faço trimestral, roçar a area das placas, faço de 2 em 2 meses, instalaçao de cameras de segurança, quebra de equipamentos.

Como a sua sera para aluguel para a empresa tem que ficar atento a esses pontos, para quem ficara esses custos.

E a area onde sera instalada eh segura? Pq pelo menos aqui na Bahia, ja ouvi falar de casos de.furto de equipamentos instalados em area rural.

Ficar atento tambem a necessidade de instalaçao dw transformadores de maior potencia pela empresa de energia da regiao.

O meu demorou um ano e meio apos apresentar o projeto. Ja ia judicializar quando foi trocado os transformadores da area, e o meu nem era area rural.

4 curtidas

Ainda não tenho o contrato em mãos, coloquei aqui no fórum somente para saber se alguém já fez esse tipo de arrendamento e qual a sua opinião sobre o modelo de negócio. Muito obrigado pelos comentários pessoal!!!

1 curtida

Essa questão de energia solar tem analisar bem os dados técnicos e os dados econômicos. Como de resto em qualquer negócio.
Existe muita mentira/desinformação neste segmento.
Certa ocasião fui visitar minha irmã que morava num sítio. Ela tinha um tanque de criação de peixes.
Ela gastava um tanto de energia elétrica para bombear água de um córrego próximo para o tanque.
Aí apareceu uma empresa querendo instalar um sistema de bombeamento baseado em energia solar para ela. A placa quando muito tinha 1m². O pessoal que queria vender o sistema dizia que ele faria o mesmo que o sistema baseado em energia elétrica que ela tinha. Ela perguntou a minha opinião: Eu disse que aquele sistema não daria a mesma vazão que o sistema que ela tinha.
Ela não me escutou e comprou e instalou o sistema solar. Resultado: A vazão é pífia, não dá nem 10% do que dava o sistema antigo. Por fim, fica ligado o sistema com energia solar fornecendo aquela pequena vazão e, então, tem que ligar o sistema antigo para dar conta do necessário.

6 curtidas

7 curtidas

No meu caso que eh geraçao para uso particular valeu a pena.

Tenho um conhecido que tambem esta satisfeito com a instalaçao para alimentar as fabricas de vidro dele.

Ele inclusive esta pensando em investir em fazendas de energia solar, mas no estado do AM, pq parece que la tem incentivos fiscais. E tb tem esse ponto, parece que alguns estados oferecem vantagens para quem gera energia.

O melhor antes de investir, peça para a empresa o contato de outro proprietarios desse sistema, e entre em contato direto.

2 curtidas

será q a anita estava no fórum? e agora sumiu do tópico mais mais polemico do fórum.
na época de eleição cagava opinião politica, agora se declara :
‘Quem sou eu para opinar? Não sou expert em política’, diz Anitta.

Seria mais cômico, se não fosse trágico.

(agora imagina quem levou as opiniões dela como referencia :clown_face::rofl:)

7 curtidas