Opções

Não tenho intenção de comprar via trade, mas tenho reserva em dinheiro para pagar, se for o caso de ser exercido.
Talvez compre alguma COGN3 para fazer Strangle, ainda estou pensando sobre.

1 curtida

Em quais ativos você tem feito PUT Ratio?

1 curtida

B3SA3 PUT de 1:1.5 Strike R$11,89

Tenho essa de call de ELET3 da ± 1:1.6 (o excedente esta coberto e nesse caso é como se eu estivesse vendendo ELET3 a ±R$48 se ficar na região 44 ou acima). ELET tem que tomar cuidado e desmontar antes do vencimento pois é meio ruim de liquidez
image

Meus ativos favoritos que sempre tenho operações montadas é PETR4, ABEV3, ITSA4 pois tem mais liquidez.
Eu faço de diversas maneiras, pra ajudar a comprar ativos mais baratos, a vender mais caro, geralmente monto 40 a 35 dias corridos antes do vencimento, de preferência sem custo, só assumindo o risco mesmo.

4 curtidas

Por falar em liquidez uma que topei que é beeem ruim de liquidez em opções é EMBR3.
Vendi umas PUTs por lá e estou rolando no crédito, mas é tramposo.
Quem ainda não entrou, minha experiência, é melhor ficar de fora.

3 curtidas

Bom dia pessoal! Estou tentando começar a ler algum material sobre opções, meu objetivo e fazer uma renda recorrente com opções utilizando as ações que tenho em carteira. Confesso que estou muito perdido com respeito a esse mercado, gostaria de sugestões de leitura para iniciantes com o objetivo apenas de gerar renda extra com essas ações. Caso alguém possa me ajudar a entrar nesse mercado ficaria muito grato. Outro tema, gostaria também de sugestões de site para acompanhar as opções.
Muito obrigado a todos.

Lá no tópico Livros ou Educação, não me lembro exatamente agora. Dá uma olhada. Eu fiz a resenha de alguns livros sobre opções.

Antes que eu possa te ajudar me responde umas perguntas:

1. Gosta de livros, gosta de estudar ou nem?
  2. Costuma comprar livros?
  3. Não sabe quase nada sobre opções ou sabe alguma coisa? Se sabe, o que sabe?

Sobre sites:

1. Para idéias básicas tem o site do Jimmy Carvalho, no YouTube.
  2. Para quem já está no negócio e precisa fazer manejo tem o INVEST TV e o TastyTrade no Youtube.
  3. Para assuntos, em geral, bem avançados tem o Mestre dos Derivativos, também no YouTube.

Por enquanto é só.

4 curtidas

Primeiramente,
Muito obrigado pelo retorno João. Respondendo a suas perguntas.

1. Gosto de estudar, embora não tenho tanto tempo quanto gostaria para dedicar.
  2. Costumo sim, como estava focado no buy hold tradicional, gostava de mais os relatórios das empresas em carteira, embora já tenha lido muitos livros.
  3. Tenho um conhecimento muito baixo em opções, sei o que é uma call ou uma put… Essas coisas básicas.

É isso meu caro.

@creylton Vou lhe sugerir três livros para estudar. Dois são estes:

Título: Opções, do tradicional ao exótico.
Autor: Lauro de Araújo Silva Neto
308 páginas
Terceira edição
Ano 2020

Título: Fique rico operando opções.
Autor: Lee Lowell
Segunda edição

O livro do Lauro Araújo é para você aprender os fundamentos de opções. É um livro muito bom, de um autor brasileiro.

O livro do Lee Lowell já é mais aplicado ao trade com opções. Ele dá uma passada rápida na teoria, e apresenta cinco estratégias de trades que ele acha interessantes.

2 curtidas

@creylton O terceiro livro é:

Titulo : Covered Calls for Begginers
Autor e Editora : FreeMan Publications
Copyright 2020
168 páginas

Como você mencionou que quer fazer um fluxo de caixa mensal com opções, usando as ações que você tem, então, você está pensando em fazer venda coberta de CALL.
Este livro é muito bom neste sentido porque ele te fornece uma série de setups que são difíceis de encontrar em outros livros.

Depois de estudar estes três livros, acho que já dá para começar a venda coberta de CALL.
Lembre-se de:

1. Que as opções precisam ter liquidez. Pode ser que parte das ações que você tem não sejam boas para opções.
  2. Opte por CALL do tipo Europeu, assim você evita de ser exercido antes do prazo de expirar.

Por enquanto é só. Se tiver dúvidas pergunte.

OBS: Eu não sou dos mais experientes por aqui em opções. Mas, estudei muito e de outubro para cá devo ter aberto uns 100 trades. Atualmente, tenho uns 20 ativos.

4 curtidas

Independente da call ser americana ou europeia, na prática ninguém exerce antes do vencimento. Os custos não fazem sentido

Nas minhas primeiras vendas de CALLs eu também pensava assim, mas quando fui aumentando a quantidade de trades eu passei a usar, praticamente, só as CALLs Européias porque eu vendo e não tenho que ficar me preocupando com ser exercido ou não. Me sinto muito mais tranquilo.
Concordo que isto depende de como se queira operar. Pessoalmente, prefiro lançar o trade, ficar tranquilo e partir para o próximo.

1 curtida

@joao58,
Primeiramente muito obrigado pela atenção. Atualmente tenho 20 ativos em carteira. Poderia enviar a você uma lista desses ativos para que você me diga qual seria mais interessante para operar opções?.
Muito obrigado

Outra dúvida que tenho é com respeito a rolagem. Creio que isso vou aprender apenas com a prática. Jejeje

Basta você procurar por opções mais liquidas da bolsa.
Um dos locais que vai aparecer é

também se você for ao site opcoes.net.br vai encontrar informações sobre opções.
Imagino que no site da B3 também tenha informações sobre o tema, embora eu não tenha procurado por lá.

Rolagem é fundamental porque sempre haverá trades que o price action irá contra você.
Aí, na minha opinião, rolagem no crédito é a solução.
OBS: Existem investidores que preferem encerrar no prejuízo e partir para o próximo. Eu sigo o conselho do Buffet, não perca dinheiro, então vou rolando no crédito.
Atualmente, pensando só em venda de CALLs e de PUTs, o meu ritual é o seguinte:

1. Logo após expirar as opções do mês eu abro os novos trades e faço a rolagem dos antigos.
  2. Os novos trades eu abro para algo em torno de 50 a 60 dias para expirar. Aí espero passar uns 30 a 45 dias para rolar, sempre no crédito.
  3. Como eu faço aportes mensais lá pela primeira semana de cada mês, então eu compro algum ativo e logo em seguida vendo opções. Assim, além do ritmo de 30, 30 dias tem um intervalo intermediário de 15,15, etc. Isso não é rígido, tem certa fluidez, conforme o alinhamento dos astros.
  4. Finalizar os trades eu faço a qualquer momento que ache oportuno.
  5. Então, vai vendendo umas CALLs que logo você chegará em rolagem.
  6. Depois que dominar, razoavelmente, a venda coberta de CALLs e as respectivas rolagens, você pode começar a vender PUTs.
  7. Muito importante: Não venda CALLs a descoberto. No caso de venda de PUTs sempre é bom ter algum dinheiro para apagar algum incêndio.
  8. Com o tempo, e os trades que virão, você vai encontrar o que é melhor para sua personalidade e para seu portfólio.

Não é o caso de venda de CALLs e PUTs, mas tem estruturas como PUT Ratio Spread, e outras, que precisam ser acompanhadas todo dia e terminadas no momento certo. Eu não faço THL mas entendo que ela também precisa de acompanhamento bem de perto.

Depois que dominar venda coberta de CALLs e venda cash-covered de PUTs você poderá começar com estruturas com duas pernas em opções. Mas, por enquanto, é isso.
I hope that helps.

2 curtidas

Boa tarde @joao58, como você acompanha o irpf dessas operações? Monta planilha ou paga calculadora de irpf? Se usar calculadora, sabe informar se elas se responsabilizam por erros dela? Desde já obrigado.

Faço planilha, até para me manter em contato com os trades.
Nos trades com duas pontas em opções eu faço ainda planilhas especificas para Strangles, Stradles, PUT Ratio Spread, etc.

2 curtidas

@joao58,
Você é o cara meu amigo. Muito obrigado.

O único ativo que já perdi, no todo R$3,00, em opções foi IRBR3, em parte porque coloquei uma ordem errada e em parte porque o ativo cai demais.
Deixei o ativo de lado por um tempo e agora voltei.
Tomei como um desafio intelectual achar uma forma de fazer algo útil com IRBR3.
Vendi PUTs 22% OTM, delta = 0,08, prêmio R$0,03, preço = R$2,81, Strike = R$2,20.
Se o price action for contra vou deixar exercer. Depois vou vender CALL ATM ou no primeiro OTM. Se não for contra vou deixar expirar.
Vamos ver no que dará.

V - IRBRS220 - R$0,03

3 curtidas