Opções

Fala amigo, você geralmente vende calls OTM em torno de quantos %? E com quantos meses para o vencimento?

Estou tentando abrir, na média, um trade, em opções, por dia útil. Então, cada dia é um dia diferente.
Mas, vou focar no que você perguntou na venda de CALL.
Sobre a questão do OTM. Minhas duas principais variáveis são o Delta e o lucro projetado. (Existem várias outros indicadores que também verifico, dependendo do caso.)
Evito deltas acima de 0,3. Evito deltas muito pequenos, tipo 0,05, porque o ganho é muito pequeno.
A faixa que mais frequento de delta é de 0,15 a 0,30, aí teria uma sub-faixa que seria de 0,20 a 0,25.
Nos últimos meses tenho evitado CALLs Americanas e, portando ficado com as CALLs Europeias. As Europeias em geral são poucas, então, isto afeta os deltas disponíveis, etc.
Em termos de percentagem de modo geral vai dar entre 5% e 10% OTM, ocorrem exceções.
Quanto ao prazo é como escrevi num post anterior. Logo após expirar as opções do mês corrente eu vou lançando os novos trades, isto leva a prazos de 60 a 50 dias. Quando faço meu aporte mensal, entre os dias 4 e 7 de cada mês, eu logo compro algum ativo e lanço opções. Este grupo começará com um prazo de 43 a 40 dias. Juntando os dois grupos de prazos, então, digo que de modo geral lanço em prazos que variam de 60 a 40 dias, com concentração maior pro lado do 60 dias.
Depois de passados uns 30 dias de cada lançamento eu faço uma avaliação-decisória e tomo uma das seguintes decisões: 1) terminar o trade; 2) rolar o trade; e 3) deixar continuar até momento mais oportuno.

3 curtidas

Valeu pela contribuicao!

Terminei hoje esse PUT Ratio Spread que era na proporção 1:4. Foram 15 dias de trade. Recebi R$0,23 para entrar e paguei R$0,17 para sair. Lucro de R$0,06. Tomando como base o preço do ativo subjacente no início do trade, R$2,60, dá um percentual de 2,31% ou 4,62% AM.

3 curtidas

V - COGNS230 - R$0,06 (3x)
C - COGNS250 - R$0,13 (1x)

1 curtida

Boa noite João,
Poderia me dizer mais sobre essa operação. Como funciona e o que exatamente foi feito. Te pergunto, pois como disse a vocês estou começando a estudar opções.
Muito obrigado.

@creylton essa estratégia eu costumo chamar nos meus posts aqui no fórum de PUT Ratio Spread.
Nos meus posts anteriores, neste tópico, eu comento dois trades que comecei e já fechei, usando essa estratégia. Tem esse terceiro trade em aberto que você perguntou. Estou variando alguns setups para ver como funciona.
No livro do Lee Lowell essa é a última estratégia que ele descreve e no livro traduzido para o português ela é chamada de Venda de Volatilidade.
Há minutos fiz a resenha de um livro sobre estratégias com opções, veja lá no tópico sobre livros.
Lá o autor elenca as estratégias das mais simples para as mais complexas. Esta é a última, a #29.
No livro, autor Tony Rihan, no índice, ele a chama de Front Spread with Puts, mas no descritivo da estratégia ele chama também de Ratio Vertical Put Spread.
De qualquer forma ela é a última da lista e não é à toa. O entendimento dela é complexo, o investidor deve dominar as estratégias mais simples primeiro.
Sugiro a todos interessados ficar familiarizado primeiro com venda coberta de calls e puts.
Depois ir para algo como Short Strangle.
Deixe Put Ratio Spread mais para frente.

3 curtidas

Perfeito meu caro @joao58.
Obrigado pelos ensinamentos.

Estou estudando opções e estou pensando em aproveitar esse momento de mercado para testar.

Pensei em fazer um trade de venda de PUT em ITSAL947 - 16/12/2022 - Strike 8,75
Com o racional de ganhar um valor e se na data o preço da ação estiver dentro do strike ter a obrigação de comprar a ação.

1 - Está correto esse racional?
Exemplo: Venda de ITSAL947 a 0,26 para 100 opções = 26 reais que receberia. E teria que comprar 100 ações a 8,75 em 16/12

2 - Sobre esses 26 reais teria que pagar o imposto de renda correto?

3 - Faz sentido fazer a conta 26 divido pelo preço de compra da ação para saber o retorno?
Exemplo: 26 / (100 * 8,75 ) = 0,029 > ou 2,97%

1 curtida

Se você está com dúvida nisso, para tudo e lê bem os diversos casos possíveis, não só IR sobre o prêmio, que pode nem ser o desfecho real da operação. O resultado de swing de ações e opções se mistura, mas precisa manter um controle separado para preencher o IRPF, então ainda tem isso para levar em conta também

Tem que subtrair os custos e esperar o vencimento da operação, mas uma conta possível seria essa, principalmente em algo como operar taxa. Rentabilidade dá para calcular de 1000 maneiras dependendo do que você quer avaliar, isso seria o prêmio em relação ao strike, também poderia fazer um yield em relação ao preço atual da ação, ou yield on cost de quando você comprou a ação em 2015. Depende de como você pensa sobre a operação

1 curtida

V- ITSAT880 - 0,23

2 curtidas

A minha dúvida foi para explorar esta situação.

Já entendi que se eu comprar uma CALL e vender ela com lucro, vou ter que pagar o imposto sobre o lucro da operação.

Agora em uma venda de PUT, eu já recebi o valor na conta. Entendo que se eu não tive alguma outra operação negativa no mesmo período para poder “abater”, terei que no mês subsequente já declarar e pagar o imposto.

Essa mesma put pode gerar uma compra de uma ação, mais enquanto não vender a ação, não faz sentido pagar o imposto referente ao trade da ação. E também entendo que se vender a ação com lucro, o imposto é separado do imposto das opções. O calculo é separado, mais pode ser pago junto se ocorrer no mesmo período.

Você deu a impressão que se mistura a operação opção e ação, mais entendo que não se mistura, mesmo que uma operação em opções gere outra operação em ações.

— no mais, obrigado pelas outras respostas.

Até onde eu sei, o fato gerador de imposto não é o recebimento do dinheiro e sim o lucro auferido na operação. Sendo assim, você só descobre o lucro quando encerra a posição (recomprando a opção vendida ou ela virando pó no vencimento). Não teria que pagar imposto logo no mês subsequente não.

3 curtidas

Abre o programa do IRPF, dá uma olhada lá em Renda Variável onde se lança opções. O detalhamento é separado, mas o imposto a pagar no mês mistura todas as operações de 15% de IR da bolsa, ações, opções, futuros, ouro. Se você ficar olhando separado, vai calcular tudo errado. Aqui um exemplo real no IRPF:

Interessante!! Então eu estava errado mesmo.
Neste caso como que a Receita consegue conferir essas operações? É só por curiosidade mesmo.

E tu acha que conseguem? :joy:

V- BBASU340 32,28 1,35

2 curtidas

@adrwtr Sobre IR sobre ações e opções recomendo o estudo do livro do Murilo Lo Visco.
Tem uma resenha que fiz lá no tópico sobre livros.
Essa questão do IR das opções que envolve também as ações subjacentes tem muitos detalhes. No livro do Lo Visco o capítulo sobre o tema tem umas 45 páginas.

3 curtidas

V - IRBRT190 - R$0,04 (22,8% OTM)

2 curtidas

V - PETRH307 - R$0,38

2 curtidas