Opções

Operação de Taxa

Dando continuidade ao assunto sobre ganhos com opções, vou falar de uma operação que realmente gera muito dinheiro no longo prazo, mas que dá raiva de fazer, porque a gente se sente roubado. Já pagamos impostos absurdos, mas correr todos os riscos, e ainda ser saqueado é brincadeira.

Primeiro vamos falar da operação de taxa, depois do restante.

A operação de taxa ocorre, quando você compra uma ação, vende uma opção bem dentro do dinheiro (Itm) com quase certeza absoluta que vai ser exercido. Você quer ser exercido, esta é a estratégia.

Vamos continuar com a Vale3, que é o ativo que mais conheço. Hoje fechamos com o ativo cotado a 58,23, e tínhamos uma opção com strike em 57,05 pagando um premio de 2,52. Então a operação tem que ser casada: você compra a ação e vende a opção.

Estamos falando de 22 dias uteis, e o calculo é simples. Vamos trabalhar com números redondos, e neste caso vamos comprar 1000 ações e vender 1000 opções.

O financeiro também é simples: você paga 58.230,00 e recebe o premio de 2.520,00 e no exercício mais 57.050,00. O ganho bruto da operação fica em 2,4% em 22 dias, e sem tabela progressiva de imposto de renda. Um grande negócio sem dúvida.

Mas ai vem a parte interessante do negócio. Esta operação é feita pela corretora que cobra 0,5% sobre o valor do exercício no caso os 57.050,00 que dão meros 285,25. Sacou o lance?

Você usou o seu dinheiro, montou a estratégia, correu todo o risco e quando faz a conta percebe que os meros 285,25, representam cerca de 22,0% do seu ganho. Até o governo que não perdoa te toma 15,0%. É um absurdo.

De tempos em tempos as pessoas discutem este assunto e ai aparece uma corretora que não cobra. Papo furado. Ninguém abre mão dessa grana.

Bem o resultado final, é que uma operação em que você iria ganhar 2,4% o que sobra para você, não contando outras corretagens que as vezes são cobradas são 1,66%, ou seja 2/3.

Tem como evitar o roubo? Em geral sim, mas você tem que se certificar que vale a pena. Basicamente você recompra as opções que vão estar muito mais caras e vende as ações imediatamente. Nem sempre resolve o problema, mas costuma ajudar.

Tem que fazer conta. Alias isto é uma coisa que incomoda, as pessoas observam as coisas em não se tocam do obvio, ou pelo menos não falam. Ouvi muito sobre o corte dos juros americanos e como isto poderia influenciar os mercados, mas que na verdade não estava no corte e sim na noticia. Bacana, o corte foi de 0,5% certo? mas na verdade eles reduziram 10,0% dos juros, ninguém se tocou não? Foi o maior sinal de alerta que poderia ser dado. É sempre assim, a corretora cobra 0,5% somente. Não é verdade, ela cobra 22,0% do seu dinheiro e trabalho para realizar a operação, por isso fico com raiva sempre que penso em fazer este tipo de operação, mas não deixa de ser um bom negócio.

7 curtidas

@wdgi Agradeço pelas aulas. Sempre leio seus textos, estou sempre aprendendo dentro da minha limitação, mas é muito bom quando acesso o fórum e tem material seu aqui. Grato!

2 curtidas

O Manejo das travas. 25/09/2024
Se você realmente pensa em renda passiva, não faz sentido ficar perdendo seu tempo, afinal se você ficar dedicando tempo as suas operações a renda de deixa de ser passiva e passa vir de um segundo trabalho. Neste caso, você pode até pensar em uma forma de remuneração, onde parte do dinheiro que você ganhar, seja utilizado em algum aspecto prazeroso da sua vida, o que é muito justo porque vai exigir muito esforço da sua parte.
Considero a montagem de uma trava por serie, uma forma de obter renda passiva, pois isto vai tomar muito pouco tempo, mais ou menos uns 20 a 30 minutos por mês. Entretanto as operações com opções tem realmente a capacidade de mudar a sua vida financeira, e você pode explorar isto, com uma dedicação relativamente pequena.
Vamos então dar continuidade ao post anterior e fazer o manejo da trava que falamos. Só para deixar claro, eu não montei aquela trava. O objetivo aqui é simplesmente mostrar o que poderia ter sido feito.
Aproveitando a forte movimentação altista da Vale3, vamos falar um pouco mais sobre as operações com travas, que são no meu entendimento a forma mais segura e barata de operar opções e retirar dinheiro do mercado, seja para aumentar o seu investimento em renda fixa, ou para que você possa ter uma carteira de ações sem ter que colocar praticamente nenhum capital. Mas é importante ressaltar que estamos falando de operações no “debito”, onde você paga para montar e tudo que podemos perder é o capital inicial, que pode vir de outra fonte, sendo a própria carteira ou de uma aplicação de renda fixa. As travas diminuem a necessidade de capital e permite operar sempre “coberto”.
Quando falamos em operações de “credito”, ou venda a descoberto, a situação é outra, e podemos ter perdas enormes. É normal as pessoas se encantarem com este tipo de operação, e inclusive tenho acompanhado um modelo de operação que se baseia nestas vendas e promete grandes lucros, mas o resultado que vejo neste tipo de operação é quase sempre catastrófico.
Na semana passada comentei sobre uma trava que poderíamos fazer, eu não fiz e deixei claro que não faria naquele momento, mas para efeito didático vamos ver o que temos que fazer pela frente.
Nosso objetivo era transformar 500,00 em 2.000,00 porque a trava poderia ter um ganho máximo de 1,00.
Mas aconteceu algo muito bom com o ativo hoje, e a trava no seu melhor momento chegou a valer 0,51, levando o valor da nossa trava para 1.020,00, gerando em poucos dias mais de 100,0% de ganho. Estamos longe do vencimento, mas neste momento, temos uma indicação gráfica de que o movimento pode mudar de direção e termos uma correção.
O que podemos fazer neste momento são varias coisas:
A primeira claro, é colocar o dinheiro no bolso, e para quem fez a operação baseada na carteira buscando 0,5% já esta ganhando 1,00% e dobrou o rendimento.
Podemos manter a trava, uma vez que ela esta longe do seu objetivo, o vencimento também esta longe e o objetivo de preço do ativo mudou e agora esta próximo de 64,00, o que dá uma grande chance de atingirmos a nossa meta.
Vender metade da trava, recuperar os 500,00 inicias e colocar na conta do ativo. E neste caso se tudo der certo, ter um resultado de 1.500,00 na trava. Devido a agressividade do movimento que a Vale vem fazendo, este seria para mim o melhor caminho neste momento, para quem perder tempo tentando descobrir onde irá o ativo.
Enfim podemos fazer varias coisas, protegendo o nosso capital e o ganho obtido, mas temos que considerar fazer algo mais arriscado. Seria encerrar a trava neste momento e subir que seria subir 1,00 nas opções e então iriamos desfazer a trava e a nova a trava (63,05/62,05) esta neste momento em 0,33 e com os 1.020,00 poderíamos comprar 3.100 opções, o que elevaria o nosso ganho até 3.100,00.
É ai, que esta historia de opções complica um pouco, porque temos que fazer a analise técnica do movimento. Porque eu venderia neste momento e aguardaria alguns dias para montar a nova trava? Ocorre que aquele alvo de 62,00 que falamos quando montamos a trava mudou. A correção foi mais profunda e o alvo ficou mais perto em 61,65, porem ele era o alvo intermediário e o principal agora fica em 64,00 e esta mais fácil atingir este alvo. Então estamos bem perto do alvo intermediário e hoje tocamos em uma linha de canal que serviu de suporte por duas vezes. Ou seja, como estamos em uma onda 3.3 podemos esperar em breve a 3.4 e neste caso o valor das opções cairia, e o custo da trava também e poderíamos esperar comprar a trava na casa dos 0,22. Se der certo podemos comprar 4.600 opções potencializando o nosso ganho. Claro que a vale pode subir até o alvo e depois no retorno a trava ficar mais cara. Tudo é uma estratégia, e precisamos considerar os riscos. Uma coisa que anima fazer este tipo de mudança é que a onda 3.2 foi complexa, então a 3.4 deverá ser mais simples, o que aumenta a chance de termos sucesso.
Vamos fazendo um acompanhamento semanal de cada estratégia e acreditem, se viermos a ter uma alta inesperada, após a onda 3.4 claro, talvez ainda seja possível fazer uma segundo manejo, que pode até mesmo entrar na próxima serie. Foi este tipo de manejo que tornou este método que estou passando aqui muito famoso, e o seu criador também. No proximo post vou falar a respeito.

4 curtidas

Bom dia @wdgi, mais uma vez muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Voce indica algum livro que ajude a desenvolver a montagem dessas travas? Já li um de opcoes do Lee Powell. Gostei da leitura, mas só consegui ter um conhecimento inicial de opcoes que acabei nem colocando em prática. Desde já, obrigado.

2 curtidas

Se não me falha a memória quase todos os métodos sugeridos pelo Lee Lowell são de operar vendido.
Até onde me lembro só o de compra de CALL DITM é para operar comprado.
Já faz uns três anos que estudei o livro e não me lembro totalmente bem.
Segundo estatísticas americanas operar vendido dá mais dinheiro, na média em prazo “longo”, que operar comprado, em opções.

3 curtidas

Eu estava trancado neste tópico por excesso de postagens minhas e falta de postagens de outros foristas.
Vou aproveitar que alguém postou no tópico e por consequência me destravou e atualizar como estou operando com opções.
Do final de 2021 até o momento basicamente tenho operado vendido. Short strangles ou covered CALL ou PUT cash covered, etc. De modo geral tenho lucrado quase sempre, com uma exceção, na qual tive que devolver dinheiro. Faz tempo comentei que ia fazer uma viagem de uns 15 dias com a patroa. Realmente, a fizemos no mês de abril/24. Fomos para o Sul até Santana do Livramento/Rivera. Na época eu operava opções com 10 ativos subjacentes. Destes em fevereiro/março eu saí no lucro de 5. Rolei 4 no crédito. E em USIM5 tive que rolar devolvendo algum dinheiro que já havia ganho antes no thread. Enfim, rolei no débito porque faltava dois dias para sairmos de viagem e não quis arriscar algum contratempo durante.
Depois que voltei de viagem iniciei uma obra de uns 122m^2 (uns 48m^2 de reforma e uns 74m^2 de expansão) numa chácara que tenho há mais de 30 anos. Comprei inicialmente para minha mãe morar. Já faz tempo que ela faleceu. Decidi melhorar a construção para deixar algo decente para meus filhos e neta quando eu me for.
Daí deixei as opções meio de lado, estou apenas rolando no crédito aquelas cinco que mencionei acima. No momento estou mais focado na construção que deve estar pronta no primeiro trimestre/25.
Depois que terminar a obra vou voltar firme nas opções, mas vou domar um pouco mais o risco que tenho corrido, por exemplo, trocando short strangles por short iron condor ou jade lizard ou broken wing butterfly, etc.
Também já me preparei para operar comprado, principalmente, em LEAPS.
Por fim, menciono que não pretendo mais operar opções em BOVA11 e COPEL6 por muito baixa liquidez em opções.

4 curtidas

Oi @aafm, quando começei a operar opções, basicamente tinham no mercado o livro que você citou e outros 3 livros, que curiosamente eram publicados pelo Bastter, na verdade ele era a referencia deste mercado. Eles devem existir por ai, mas não deve ser fácil encontrar.
image
O livro, operando opções é bem interessante

Depois de algum tempo foi lançado um livro pelo Stormer e pelo Roxo, que é o pai da técnica do pozinho que recentemente voltou a ser muito usada, mas de uma forma diferente da qual foi criada. No livro eles não falam sobre este assunto. Eu gostei do livro. Mas ele relaciona bastante as operações em opções com analise técnica.

image

Cortei o nome do Stormer,sem querer.
Depois basicamente fiz cursos diversos nesta área, e hoje não saberia indicar um, mas vi outro dia que tanto o Roxo, como o Goes, continuam a dar treinamento.

3 curtidas

Oi @joao58, operar vendido e opções longas. Não tenho nada contra vendas, falo muito em calls porque é mais simples para mim. Faço operações vendidas regularmente, geralmente travas. O que eu considero perigoso, seja na venda ou na compra operações de “credito” sem a devida cobertura.
Este livro antigo voltou a ficar famoso derrepente, e já tem alguns cursos baseado nele, que estão sendo lançados neste momento.

3 curtidas

V - BBDCM112, ITSAM999, EZTCM137

2 curtidas